2019-01-27 09:30:56 -0200 2019-01-27 09:30:56 -0200

Aqueles controles estranhos... ou nem tanto...

Single 3700231 featured image

Ahhh como eram bons os tempos áureos dos anos de 1990. Claro que não tínhamos as facilidades de que temos hoje com tudo ao alcance de um dedo, mas, ainda assim, para mim, o mercado gamer parecia ter uma importância maior para com o consumidor do que nos dias de hoje.

E por conta deste pensamento que passa na minha mente, me lembrei dos controles da Quickshot que a Tectoy vendia como se fossem autorizados pela SEGA e, claro, a empresa japonesa sequer sabia da existência destes produtos e se sabia nunca fez questão de deixá-los como produtos licenciados para serem usados em seus consoles.

Isto se dá pelo simples fato que não é encontrado o logo da SEGA em nenhum das caixas que a Tectoy produziu no Brasil dos controles da QuickShot, e, a partir disto, percebe-se que o produto não é autorizado pela SEGA.

Ainda assim, apesar deste contraponto - e contratempo - nada impedia que a gente não ficasse babando por estes controles, alguns bem estranhos, como o Tipo Asa acima.

Quem não se lembra das propagandas que tínhamos tanto na Revista Videogame, como na Ação Games e na SuperGame (especializada para produtos SEGA)?

Eu não tinha Master System, mas era louco para ter um controle tipo arcade profissional como este aqui embaixo.

Desta forma, é assaz dizer que apesar das minhas grandes críticas que eu tenho hoje para com a Tectoy - e a porcaria que ela está "re"lançando em nome da nostalgia, ainda tenho que dar o braço a torcer por tudo que ela fez para o mercado gamer no passado.

Se não fosse esta empresa brasileira é bem provável, possível que o vislumbre dos games no Brasil seria bem diferente do que temos hoje. Foi por conta desta empresa que a Nintendo e a Sony vieram a abrir os olhos para o nosso país.

A Nintendo veio com ao Brasil com a PlayTronic - união da Estrela, Gradiente e a empresa mãe do Mario - e, por muito pouco, a própria Tectoy iria ser a distribuidora oficial dos produtos da Sony no Brasil na área de jogos eletrônicos - uma grande cagada ter deixado isto passar, mas era tudo incerto naquele momento.

Bom, mas não dá para chorar pelo leite derramado e lição perdida é lição aprendida e a vida gamer continuou naquele momento e é uma delícia relembrar dos momentos de antigamente, assim como ver este controle sem fio da Quickshot.

Bons tempos, estes dos anos de 1990.

40
  • Micro picture
    tassio · 3 months ago · 2 pontos

    Esse primeiro controle tipo manche eu tenho até hoje mas não esse da linha quick shot, é um da Dynacom mas que é muito bom também, até hoje o tenho aqui e (acho que) funcionando.

  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 3 months ago · 2 pontos

    Kkkk...eu lembro dessas novidades!!-
    Queria todos.

  • Micro picture
    shucrute · 3 months ago · 5 pontos

    Esse fundo quadriculado do Master me transportam pro passado com uma facilidade que poucas coisas conseguem...

    3 replies
  • Micro picture
    artigos · 3 months ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    lgd · 3 months ago · 1 ponto

    Tinha um manche também, com uma esfera no centro, que era para saber o horizonte nos jogos de avião. Assim como o colega acima, queria ter todos eles.

  • Micro picture
    speedhunter · 3 months ago · 1 ponto

    Realmente é lamentável aos muitos produtos que a Tectoy está relançando no momento. Acho que apesar das falhas e limitações, o Mega Drive 2017 foi o único produto que ainda dar pra adquirir, mas com muitas ressalvas. Se não fosse pelo Neto e suas firmwares atualizadas, até hoje teríamos um produto desastroso.

  • Micro picture
    aleferrer · 3 months ago · 2 pontos

    Nunca joguei em um desses, mas na época parecia algo distante pois a molecada preferia um jogo do que um controle.

  • Micro picture
    kess · 3 months ago · 2 pontos

    Apesar de diferentes, no final das contas o controle certo já foi criado, nos moldes que já são usados desde sempre e hoje em dia... Acho que a única exceção seriam os controles tipo arcade, para os games de luta. De resto, é perfumaria.

Keep reading → Collapse ←
Loading...