2018-06-09 20:27:52 -0300 2018-06-09 20:27:52 -0300
danielgfm DoomGuy

Apoiar jogo em Financiamento Coletivo.

Single 3637375 featured image

O que Paprium, Trajes Fatais, ShenMue 3, Mighty Number 9 e Bloodstained, Star Citizen tem em comum?

Além do fato de terem sido apoiados de modo financeiramente coletivo, os mesmos caíram no modus operandi de receberem muita grana e darem pouco retorno para os financiadores, sem contar o fato de sua data de lançamento estar sempre sendo adiada para uma data, as vezes definida, outras nalgum momento futuro onde iremos anunciar quando o mesmo vai ser lançado.

Sinceramente, a fórmula de financiamento coletivo que temos por aí está nos mostrando - ou pelo menos ficou claro para mim - o quanto os produtores de jogos, serviços e produtos não tem a MENOR NOÇÃO no que tange Data de Lançamento e, tão pouco, de serem bem claros e concisos para com os seus financiadores. Um exemplo que eu coloco em pauta é a falta de transparência que a Watermelon tem com o seu último jogo financiado, Paprium, onde o lançamento já foi adiado 2 vezes e não se tem a menor notícia do seu programador principal.

Shenmue 3, por exemplo, já foi adiado umas 3 vezes e, pelo que me disseram, não houve financiamento algum por parte da Sony, sendo um disparate por parte da empresa para valorizar o produto em questão. Trajes Fatais, que era para ter sido lançado em Abril, foi adiado para algum momento do final do ano, será que vai ser lançado? Star Citizen arrecadou milhões de dólares e até hoje não se viu o lançamento do mesmo.

Um caso mais recente da falta de noção deste financiamento coletivo foi do jogo Leyria, onde o mesmo utilizando-se de Assets de terceiros (músicas e imagens de outros jogos) tentou enrolar pessoas aqui no Brasil criando uma campanha para angariar 80.000 reais, outro que tentou fazer algo parecido, neste caso com a "desculpa" de ser uma homenagem para com o jogo original - provavelmente sem pedir permissão da SEGA - foi Joe Returns.

No entanto, o que eu vejo é que muita gente por aí não tem noção do quanto muitos que fazem Financiamento Coletivo tem uma índole boa, na verdade, é importante que desconfiemos de todo e qualquer Financiamento Coletivo que parece ser bom demais para ser verdade, porque é realmente isto mesmo, vide o Atari VCS, onde foi descoberto que o jogo Tempest 4000, que não tem binário para Linux, estava sendo jogado como exemplo no console... o problema é que a produtora do jogo não foi avisada em fazer uma versão para este sistema, está ficando feio o negócio.

Tem gente que, claro, pode rasgar dinheiro à toa, eu mesmo nunca deu um centavo em financiamento coletivo, porque eu prefiro comprar DEPOIS o produto final, já testado e aprovado pelo público. Ah, mas vai ter jogo, livro ou produto somente para o financiamento coletivo e não terá uma segunda leva, então é uma pena, mas não vou dar dinheiro jogado ao vento, neste caso prefiro ser o Tio Patinhas e investir em coisas mais sólidas, como no pão da padaria do Seu Zé.

13
  • Micro picture
    andrexdl23 · 11 months ago · 3 pontos

    Bom ponto!

    Isso é que é complicado... A gente que almeija ser futuro desenvolvedor e pretende ultilizar essa ferramenta, acaba se ferrando, porque muitos grupos que abrem o financiamento não sabem administrar os mesmos, sujando o nome do esquema. Tipo, com os vacilos, faz com que as pessoas desacreditem e deixam de investir.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...