You aren't following daisuke.

Follow him to keep track of his gaming activities.

Follow

  • jcelove José Carlos
    2020-09-21 15:33:40 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Jogos que fazem o seu pior lado vir a tona

    Medium 3828280 featured image

    Os videogames no geral colocam o jogador na posição de heroi salvador do mundo desde os anos 70. Seja salvando a princesa indefesa (ou não), seja como único individuo capaz de defender o planeta da ameaça espacial ou das profundezas, os joguinhos estão ai pra levantar nosso ego e realizar aquele escapismo maneiro da rotina. 

    MAS vez ou outra aparece uma exceção, aquele cuja a narrativa, cada vez mais cinemática nos ultimos anos, subverte essa expectativa e da (ou força) uma escolha não tão bonita moralmente falando, alguns indo mais longe e transformando o jogador na versão MALÉGNA do Pateta naquele episódio do motorista.

    Paticularmente eu tento ser o mr. Nice guy sempre que possível nos games, porém a coisa complica quando o jogo tem vários finais e algum implica no caminho da maldade. Alguns jogos adoram fazer isso e nem sempre depende da escolha do jogador. Vamos lembrar ou conhecer (evitarei grandes spoilers) alguns exemplos de momentos em que o jogo realmente te faz se sentir um monstro.

    SMT IV apocalypse se difere do restante da mainline da série por ser uma continuação direta e por ser o primeiro com maior foco na party e não no mundo

    Estou fazendo uma segunda run em Shin Megami Tensei Apocalypse e ontem me vi nesse dilema. Já terminei o jogo com o melhor final, onde tudo dá certo e o grupo de herois salva o mundo pelo poder da amizade e ficam todos felizes e tals. Dai nessa partida a opção que tenho é refazer esse final ou se quiser ver algo diferente,  ir pela rota "caótica" que é realmente MUITO EVIL, e que definitivamente não consigo!

    SMT nos jogos principais sempre teve esse esquema de fazer uma escolha entre ideologias: seguir a "lei", o "caos" ou a "neutralidade" e inevitavelmente quando vc escolhe um caminho os amiguinhos que representam os outros viram adversários a serem destruidos. 

    Até o SMT 4 era um pouco triste mas os fins acabavem justificando a escolha e como os jogos se esforçavam muito pouco em fazer o jogador se apegar a nenhum dos amigos, que na maioria das vezes mais irritam que qualquer coisa, na hora do vamo ver a coisa não impactava tanto.

    Matar os amiguinhos pra virar um deus e reconstruir o universo? sai pra lá!

    O problema do SMT apocalypse é que e tem uma pegada diferente na narrativa, muito mais focada na construção dos personagens do seu grupo e inevitavelemte te faz se apegar a todos eles. A essa altura do jogo fica insanamente mais perturbador que nos demais títulos da série ter que escolher se rebelar contra eles.

    Até porque o jogo te força a mata-los imediatamente, um por um, vendo eles em desespero, se indagando o porque disso, clamando que você volte a "si", até tombarem, onde o jogo te dá opções sádicas para executa-los "dando um sorriso" ou "conforta-los" enquanto mete a espada e ve o sangue jorrando na tela...não deu pra mim, desliguei e não quero fazer esse final não.

    Dai me  lembrei imediatamente de outros 2 jogos que me neguei a seguir a rota "má" pelos mesmos motivos:

    Undertale - Basicamente vc tem uma rota pacifista, que seria a canônica, onde não se mata ninguém no jogo e tudo se resolve, ou a famigerada rota genocida, onde a protagonista mata TODOS os personagens do jogo incluindo os mais amáveis e simpáticos evar, unicamente pra coletar o "xp" que eles dão, o que é uma crítica bem sacada sobre o grind em jrpgs.

    Você que fez a genocide só pelos 100%...num tem coração naum!hehe

    Essa rota muda completamente a dinâmica das batalhas do jogo e traz alguns dos bosses mais difíceis de sua época além de osts incriveis como a Megalovania do Sans ou o tema da Undyne mas achei extremamente doloroso ver o meu avatar chacinando sem pena personagens que tinha criado um vínculo tão bonito com ele na jogada anterior. 

    Outra lembrança imediata é Mass Effect, em especial o ME 3. Nos jogos da Bioware, de Knights of the old Rebublic a Dragon Age sempre se tem duas rotas básicas a seguir nos jogos. Em ME o jogador pode ser o mais "certinho" possível na rota paragon, ou ser um heroi não necessariamente mal, mas "extremamente pragmático" em realizar seus objetivos, custe o que custar e no ME 3 isso é levado as ultimas consequências. É possível ser "neutro" misturando bem as escolhas dos dois lados e geralmente isso é o ideal, mas se quiser se focar no renagade, tem que ter sabgue frio.

    Se você chegou a esse ponto com o Mordin, saiba que és um monstro!hehe

    Desisti de "platinar" o jogo na época pq não tinha condições de fazer coisas como matar a sangue frio personagens que os jogos anteriores tinham me feito amar, apenas porque eles se opunham aos objetivos imediatos do Sheppard em sua corrida pela salvação do universo.

    Saindo dos Rpgs, mas mantendo o clima cinemático, não posso deixar de lembrar de uma "escolha" obrigatória no final de Metal Gear Solid 3, quando Naked Snake precisa concluir sua missão metendo uma bala na cabeça de sua mentora e o diretor Hideo Kojima perversamente pausa a cutscene só pra obrigar o jogador a ser aquele que faz Snake apertar o gatilho. Na primeira vez dá até um susto em saber que o jogo está esperando que  o jogador finalize a cena...

    Pra quê forçar o jogador a fazer essa crueldade Kojimão??

    Ao contrarío dos jogos citados nos parágrafos anterioes aqui não é possível evitar ou se negar a realizar essa ação e o jogo força a barra pra te culpar, principalmente pelo fato de mostrar poucos minutos depois que a razão para matar a The Boss não tinha nada a ver com suas ações "vilanescas" e sim uma suja jogada política, que traumatiza o Big boss pro resto de sua perturbada vida.

    Esses são alguns dos mais marcantes pra mim nesse tema, mas tem muito caminho da maldade ai nos games, você já passou por esse dilema ou segue os 100% com todo pragmatismo necessários ignorando os amiguinhos virtuais (tenho medo de você XD)? Conta ai.

    Shin Megami Tensei IV FINAL

    Platform: Nintendo 3DS
    142 Players
    80 Check-ins

    41
    • Micro picture
      cris_ds · 5 days ago · 3 pontos

      Bom texto, me lembrei de dois jogos que também fazem isso (um que joguei e outro que não). O farcry3 tinha dessa de lado mal ficando com a mana do Vassa, mas nesse você se fodia (na verdade vc fodia e se fodia XD), e os que não joguei mas sempre ouvi que dão essa opção são os jogos da série Infamous (tô com o second son pra jogar, se for bom capaz que me animo depois de zerar na rota normal em fazer a do supervilão tbm.

      3 replies
    • Micro picture
      noyluiz · 5 days ago · 2 pontos

      Pior que os outros smt até dão uma desculpa pra matar os seus "amigos" (eles são tão corrompidos pela facção e pelo poder que ficar impossível tentar conversar)

      1 reply
    • Micro picture
      _gustavo · 5 days ago · 2 pontos

      Jogar de Renegade no ME é foda, mas descer o soco na repórter nunca perde a graça shausahsauhsauhsauhsausah

      1 reply
  • daisuke Daisuke Vieira
    2020-09-13 20:35:41 -0300 Thumb picture
    daisuke checked-in to:
    Post by daisuke: <p>Eu jurava que esse jogo era um mmo kkkkkkk</p>
    Conan Exiles

    Platform: PC
    17 Players
    12 Check-ins

    Eu jurava que esse jogo era um mmo kkkkkkk

    18
  • 2020-09-10 10:24:31 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Earthbound by Moonshen

    A foto é um gif, mas ela ficou bugada quando postei aqui, então clique na imagem para ver melhor!! (@gusgeek)

    EarthBound

    Platform: SNES
    1515 Players
    235 Check-ins

    25
  • miguelpardal Miguel Pardal Alexandre
    2020-09-04 22:03:16 -0300 Thumb picture
    Thumb picture
    45
  • daisuke Daisuke Vieira
    2020-09-02 16:46:03 -0300 Thumb picture
    daisuke checked-in to:
    Post by daisuke: <p>Lá se foram 100 horas</p><p>#img#[733310]</p><p>
    The Elder Scrolls V: Skyrim - Special Edition

    Platform: PC
    117 Players
    143 Check-ins

    Lá se foram 100 horas

    25
  • darlanfagundes Darlã Fagundes
    2020-08-21 01:28:14 -0300 Thumb picture
    Thumb picture
    23
    • Micro picture
      kalini · about 1 month ago · 3 pontos

      Ultra Street Fighter IV com a Poison não surta esses sequelados não sei porque...

      2 replies
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · about 1 month ago · 1 ponto

      Que nojo...aquelas janelas (03) de vídeos de YouTube... são verdadeiros?
      Fala sério...

      Os 3 games citados gosto pra Kct...👍🏻😘

  • daisuke Daisuke Vieira
    2020-08-12 11:54:23 -0300 Thumb picture
    daisuke checked-in to:
    Post by daisuke: <p>dps de um tempinho no skyrim:</p><p>#img#[729506
    The Elder Scrolls V: Skyrim - Special Edition

    Platform: PC
    117 Players
    143 Check-ins

    dps de um tempinho no skyrim:

    fiz o upgrade para a special edition

    15
    • Micro picture
      noblenexus · about 1 month ago · 2 pontos

      'hey you're finally upgrading' srrsrss boa joguei por ai tbm, mas muito na versão cof cof jack sparrow no xcaixa 360 e no PC

      1 reply
  • 2020-07-31 13:35:34 -0300 Thumb picture
    Thumb picture
    sweet_lorelei checked-in to:
    Post by sweet_lorelei: <p>Eu tenho que admitir o modo foto acaba com minha
    The Elder Scrolls V: Skyrim - Special Edition

    Platform: PC
    117 Players
    143 Check-ins

    Eu tenho que admitir o modo foto acaba com minha vida rsrsrs

    pode me chamar de gigante gourmet....

    me lembrei na hora desse cara rsrsrs

    24
    • Micro picture
      onai_onai · about 2 months ago · 2 pontos

      Bizarro! Hehe...

    • Micro picture
      rax · about 2 months ago · 2 pontos

      eu tbm fico tirando screenshot direto na steam.Acontece kkkkkkkkkkkk

  • miguelpardal Miguel Pardal Alexandre
    2020-07-22 23:40:31 -0300 Thumb picture
    Thumb picture
    35
    • Micro picture
      jcelove · 2 months ago · 3 pontos

      Putz, pessima a agencia da tortuguita XD

      1 reply
    • Micro picture
      santz · 2 months ago · 2 pontos

      Qual será o poder que ele oferece se o Yoshi comer?

      2 replies
    • Micro picture
      old_gamer · 2 months ago · 2 pontos

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • daisuke Daisuke Vieira
    2020-07-22 06:46:11 -0300 Thumb picture
    daisuke checked-in to:
    Post by daisuke: <p>Finalizei e já estou na segunda jornada lol</p><
    Divinity: Original Sin II

    Platform: PC
    44 Players
    37 Check-ins

    Finalizei e já estou na segunda jornada lol

    17
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...