2016-01-08 00:37:32 -0200 2016-01-08 00:37:32 -0200

Os Tipos de RPG!

Single 3233021 featured image

 Muitos ainda confundem os tipos existentes de RPG, alguns batem no peito jurando que RPG por turno é o mesmo que RPG de ação, sim, já vi casos assim.

 Os jogos de RPG possui vários modelos em diferentes sub-gêneros, mas todos seguem o conceito proposto pelo primeiro RPG de mesa, Dungeons & Dragons, ou caverna do dragão, se preferir. O básico sempre será a interpretação do personagem onde exista um desenvolvimento tanto dele, tanto da história.

 Neste simples artigo estarei apresentando alguns dos tipos mais conhecido de RPG, de que certa forma quase todos vocês já conhecem mas vale a pena falar sobre.

 Foi a partir dele que o gênero em si nos jogos eletrônicos foi inspirado, o tradicional RPG de mesa. Dungeons & Dragons foi o primórdio do gênero, lançado em 1974 nos Estados Unidos.

 Eram livros com as regras, dados, lápis e papel. Cada jogador desempenhava um papel, um personagem, as escolhas e a história básica do jogo era responsabilidade do mestre.

O RPG eletrônico é dividido em vários grupos, um deles é o Computer Role-playing Game, o CRPG.

 Jogos que eram lançado exclusivamente para ser jogados no PC, hoje também sendo lançados para console. Fazem o possível para imitar o RPG de mesa, com decisões que podem afetar o enredo e a mudança de eventos ao decorrer do jogo.

 A grande diferença entre os outros, é que a história e os diálogos são muito bem construídos, além desses jogos serem bem estratégicos.

 Esse gênero ultimamente é quase que por extinto, como os jogadores ficaram preguiçosos, e a mudança do mercado se adaptou a isso, muitos migraram para o RPG de Ação.

 A base é que os momentos de ação do personagem só poderá ser feito quando chegar no seu turno, além das batalhas aleatórias que ocorrem durante à aventura.

 RPG de Ação consiste em batalhas em tempo real, são similares ao Hack n' Slash, como todo sub-gênero de RPG eletrônico, o conceito básico ainda permanece.

É uma mistura do RPG tradicional com jogos de estratégia por turno, como se fosse um tabuleiro de xadrez.

São games designados para uma grande quantidade de usuários apenas no modo online, e utiliza todos os elementos do RPG tradicional. 

Foi um artigo simples e direto, serviu apenas para identificar os gêneros, existe alguns outros, hoje tem jogos que não são propriamente do gênero, mas que utilizam elementos de RPG. De certa forma, o RPG sempre esteve em constante evolução.

Obrigado por lerem!

[@leosouza]

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Platform: N64
14917 Players
324 Check-ins

249
  • Micro picture
    sophos · almost 4 years ago · 7 pontos

    A eterna discussão sobre Zelda

    14 replies
  • Micro picture
    ygorvieira · almost 4 years ago · 6 pontos

    O que eu mais joguei foi o RPG tradicional. Muitos fins de semana jogando AD&D, Vampiro: A Máscara, Lobisomem: O Apocalipse, entre outros.

    Um ponto curioso é que, apesar dos RPGs estratégicos (Final Fantasy Tactics, Front Mission, etc.) terem pouco em comum com os demais estilos, ele é bem semelhante aos Wargames com miniaturas e tabuleiros, que deram origem ao RPG clássico de mesa. O próprio Dungeons & Dragons surgiu como um complemento ao jogo de miniaturas Chainmail e logo acabou se tornando algo independente.

    2 replies
  • Micro picture
    spider · almost 4 years ago · 6 pontos

    Artigo curto, objetivo e muito eficiente! Parabéns!

    1 reply
  • Micro picture
    seta · almost 4 years ago · 5 pontos

    Eu acho o strategy RPG sendo o sistema mais próximo do RPG de mesa, pois é idêntico aos tabuleiros montados nas sessões de mesa, com as ações de movimento/ataque/suporte limitados a cada turno

    4 replies
  • Micro picture
    sophos · almost 4 years ago · 4 pontos

    o proximo artigo podia ser sobre jrpg (japones como final fantasy) wrpg (ocidental como witcher) wjrpg (jogos ocidentais que emulam o jeito japones por exemplo cryamore que se parece com um jrpg mas é ocidental) e jwrpg (o inverso do anterior, não consigo pensar em nenhum exemplo mas seria basicamente jogos japoneses que emulam o jeito e estetica de jogos como witcher ou skyrim)

    4 replies
  • Micro picture
    bryan_khelven · almost 4 years ago · 3 pontos

    A versão que mais joguei de RPG foi a D&D 3.5, seguida pelo AD&D e por Mago - O Despertar que mestro há três anos. A mesa está durando muito, inclusive xD
    Se você estreitar a visão, nenhum RPG eletrônico é realmente RPG. E se você ampliar, todos supracitados são, desde que você interprete.

    1 reply
  • Micro picture
    bakujirou · almost 4 years ago · 3 pontos

    muito bacana o post, curti.

    Eu gosto bastante de jogar o rpg de mesa (mas ultimamente nao tenho um grupo para jogar entao estou desatualizado), o rpg de turnos eu simpatizo bastante com ele (tipo a franquia de antigos jogos de Final Fantasy), e claro, nao posso esquecer de falar do S-rpg que eu curto no Pokémon Mystery Dungeon

    2 replies
  • Micro picture
    tiagohardco · almost 4 years ago · 3 pontos

    Gosto muito de RPGs de ação.

  • Micro picture
    onai_onai · almost 4 years ago · 3 pontos

    Eu jogo todos exceto o MMORPG.

    3 replies
  • Micro picture
    waterstill · almost 4 years ago · 3 pontos

    Pra mim Zelda é um action adventure. Action RPG poderia ser tipo os jogos da série Seiken Densetsu, Elder Scrolls, Fallout, etc.
    Geralmente eu prefiro o termo RPG tático ao invés de RPG estratégico~
    Além de roguelike, que alguns jogos daria pra argumentar que é misto de RPG com roguelike.

    2 replies
  • Micro picture
    lima · almost 4 years ago · 3 pontos

    Confundir RPG de Turno com o de Ação é o cúmulo.
    E nada... nenhum gênero eletrônico vai substituir o rpg de mesa. Melhor rpg ever. \o\

    2 replies
  • Micro picture
    jeanzelda · almost 4 years ago · 3 pontos

    Hum artigo rápido e direto gostei nem fiquei com preguiça de ler.brincando belo artigo esse seu

    2 replies
  • Micro picture
    gabuga · over 3 years ago · 3 pontos

    "Esse gênero ultimamente é quase que por extinto, como os jogadores ficaram preguiçosos,..."
    Ai ai, se vc não gosta de um estilo , ou cansou dele, ou acha que outro oferece uma proposta melhor, vc é "preguiçoso" ou não é "oldgame" ou não é hardcore, rótulos e mais rótulos, depois de 40 anos a gente começa a cansar de rótulos ...

    4 replies
  • Micro picture
    missingno · over 3 years ago · 3 pontos

    Turno= geralzin com um monóculo e "Não,não nobre senhor, ta vendo minha barrinha cheia é minha vez de dar porrada. Ó me desculpe jubiloso confrade prossiga com sua ação."

  • Micro picture
    arkhamknight · over 3 years ago · 3 pontos

    O meu estilo favorito é RPG de turno. Além de ser um grande fã de Final Fantasy, também joguei vários outros RPGs no mesmo estilo no PS! (bons tempos). :D

    1 reply
  • Micro picture
    red_xiii · almost 4 years ago · 4 pontos

    Artigo muito bom! Tem gente que realmente ainda não diferencia os tipos de rpg!

    PS: O crpJ não seria crpG? rsrsrs

    6 replies
  • Micro picture
    jack234 · almost 4 years ago · 4 pontos

    Pra mim os melhores ainda são os por turno. Apesar de estarem quase mortos, tem toneladas no PS1, Game Cube, Wii, PS2, SNES, PSP e NDS. Terei diversão pra vida inteira e não conseguirei jogar tudo hehhe

    1 reply
  • Micro picture
    jeffrey · almost 4 years ago · 5 pontos

    " Como os jogadores ficaram preguiçosos"...realmente, disse o básico sobre os "novos gamers" que enchem a boca para dizer que jogaram um RPG...

    Eu até gosto de alguns Action-RPGs (como Dark Souls), mas o sistema de turnos é muito mais estratégico e semelhante a inspiração original - como bem especificou o autor desse ótimo resumo - na minha opinião, e é uma pena que esse modelo esteja hj em dia tão esquecido...

    Mas acho ainda que os CRPGs são os mais próximos mesmo da temática de RPG de , no sentido de escolhas, desenvolvimento de personagens e história, enquanto os strategy são mais fieis em se tratando de mecânica de jogo...

    2 replies
  • Micro picture
    marcusmatheus · almost 4 years ago · 2 pontos

    He eu acho muito engraçado vc dizer brother que os RPGs por turno desapareceram porque as pessoas ficaram preguiçosas. Eram nos RPGs por turno que agente podia para no meio de uma batalha, sair pra tomar uma agua, parar pra pensar.... e so depois atacar! :)

  • Micro picture
    spieluhr · over 3 years ago · 2 pontos
    1 reply
  • Micro picture
    toniptv · almost 4 years ago · 3 pontos

    Joguei vários Jogos RPGs desses estilos Shin Megami Tensei,Persona,Zelda,Super Robot Taisen,Disgaea,Valkyria Chronicles...todos são bons!

    1 reply
  • Micro picture
    mattfenrir · almost 4 years ago · 2 pontos

    Existe um outro RPG, fora da mesa, computadores e videogames, chamado LARP. Do mesmo deriva-se o Swordplay ou Boffering.

    3 replies
  • Micro picture
    rcdelfim · almost 4 years ago · 2 pontos

    Sinto falta de RPG's de turno e táticos, jogava muito na época que tinha um PS1, haviam grandes títulos.

    2 replies
  • Micro picture
    pauloaquino · over 3 years ago · 1 ponto

    Tópico legal, leio melhor outra hora, tá na hora de ir pôr meu tablet pra recarregar.

    Enquanto isso, a não-casta gamefóbica (É COM VOCÊS MESMOS, RALÉ!! NÃO ADIANTA DISFARÇAR!!...) ou acha que RPG é tudo igual, ou só conhece um certo método de correção de postura.
    Que tambem usa essa mesma sigla.

  • Micro picture
    pauloaquino · over 3 years ago · 1 ponto

    O Shining Force eu sei que é Strategy RPG.
    Mas em quais categorias se enquadram os casos eu vou citar aqui?

    - Phantasy Star 1
    - Phantasy Star 4
    - os principais games de Pokémon
    - Dragon Ball Z Legacy of Goku 2 e Buu's Fury
    - Lunar the Silver Star Story

  • Micro picture
    youshi_yagami · over 3 years ago · 1 ponto

    Um post simples, mas muito bom e didático para definições de RPG. #táValendo ;)

  • Micro picture
    sabarock · over 3 years ago · 1 ponto

    Rpg de turnos foi meu tempo hoje e mais action RPG ,RPG de turno está ultrapassado mas mesmo assim eu ainda gosto , mas não tanto quantos no passado

  • Micro picture
    gogobrasil8 · over 3 years ago · 1 ponto

    Se o jogo segue os JRPGs porque classifica como WJRPG? Só porque os computadores estavam no ocidente e não no japão? hahaha

  • Micro picture
    dundeedunds · almost 3 years ago · 1 ponto

    Sempre quis jogar RPG de mesa, mas nunca achei quem quisesse... Vivo a vida de um mestre de RPG q queria ser e nunca foi ;-;

    1 reply
  • Micro picture
    asgardchannel · over 3 years ago · 0 pontos

    Legal demais seu post! Mano Final Fantasy VII pra mim é o The Best. Final Fantasy Tactics adoro também. Eu faço walktrough dos dois jogos no meu canal quem quiser conhecer depois clica em mim. Valeu!

Keep reading → Collapse ←
Loading...