2020-11-13 18:28:40 -0200 2020-11-13 18:28:40 -0200

Nova geração de Consoles: A qualidade gráfica irá evoluir?

Single 3837649 featured image

Salve, salve galera…

Trazendo mais um artigo legal para explodir a cabeça de vocês um pouco, bom pelo menos a minha para escrever já esgotou os neurônios.

Como começar o ano e não pensar nos novos consoles que virão no final de 2020, Sony PlayStation 5 e Microsoft XBox Series X.

Particularmente, não acho que esta oitava geração com PlayStation 4, XBox One e Nintendo Switch chegaram ao ápice de seus limites gráficos, ou seja, podem ser extraídos mais qualidade gráfica dos games.

A tecnologia nos tempos atuais está evoluindo de forma majestosa, o que em meados de 70, 80 e 90 mostrava pontos de pixels nos jogos, mudou com a chegada da era 32 bits com gráficos 3D ou CG’s em cutscenes.

O maior exemplo de evolução dos gráficos é a imagem acima com o personagem Mario da Nintendo, desde sua primeira aparição no jogo Donkey Kong da Atari e até os dias atuais, vemos que o tratamento e evolução foi nítida no ícone da empresa.

Temos muitos outros exemplos também com Lara Croft em Tomb Raider, sua aparência em seu primeiro jogo para PlayStation 1 e a atual em Shadow of the Tomb Raider.

Os consoles lançados na sétima geração (PlayStation 3, XBox 360 e Nintendo Wii) já veio com força total, e as desenvolvedoras de jogos ao pegarem seus kits de criação perceberam o grande potencial que receberam em mãos.

Chips de processamento gráficos potentes,tecnologias para design gráfico melhorados, maior espaço em mídia Blu-Ray Disc, tudo para trazer a melhor qualidade que um jogo pode oferecer, lógico que durante a criação, os cenários, história e tudo que é ideal para o jogo.

Eu mesmo demorei para comprar o console da oitava geração, optei pelo PlayStation 4 pois meus amigos o compraram, e para continuar a jogatina em modo cooperativo (Dark Souls consome meu tempo), eu percebi uma qualidade dos gráficos mais polida e mais limpa do que o PlayStation 3 possui, tá certo que a tecnologia utilizada em ambos é um fator gritante.

Um dos jogos que acabei adquirindo foi Lords of the Fallen (que eu curti bastante), o jogo é curto mas bastante desafiador, me trouxe novas experiências que todo game se propõe, a movimentação do personagem totalmente diferente, inteligência artificial desafiadora e punitiva, mas como estou mencionando os gráficos, esse é muito rico em detalhes que um jogo medieval / RPG / ação traz.

Detalhes que prenderam meus olhos, armadura, o portão quebrado, o entalhamento das espadas e escudos, as estruturas quebradas, a masmorra com o inimigo preso, algo que ao subir uma geração faz encher seus olhos.

Isso apenas estou dizendo de um game produzido pela CI Games, fizeram um excelente jogo, mas a ponta maior e quando vamos para outros títulos que seu desenvolvimento foi enorme e traz horas e horas de jogo, sem mencionar versões remaster que tiveram um polimento em sua parte gráfica, sem modificar nada em sua movimentação ou estrutura base.

Dark Souls Remastered recebeu esse tratamento, igual ao Dark Souls II: Scholar of the First Sin, a diferença entre ambas versões é nítida e o aumento do brilho e luz também ajudam a trazer uma qualidade melhor.

Então o porque não ir um pouco mais a fundo desta qualidade gráfica, vou mencionar um outro jogo que muitos o adoram e quando foi feito seu porte para o PlayStation 4, ai meu amigo é algo totalmente de fazer todos abrirem a boca.

Shadow of the Colossus é um grande jogo que marcou muitos ao ser lançado no PS2 e trazer ele para o PS4 foi algo que muitos desacreditaram. O jogo segue fiel ao primeiro lançado, porém com uma qualidade muito superior (lógico em questões de comparação com hardware e placa gráfica isso chega ser desonesto), por questões de tecnologia que evoluiu desde um console ao outro, na imagem abaixo notamos e muito o nível de detalhamento que o jogo recebeu, a equipe cuidou com extremo carinho e não queria decepcionar seus fãs, e de fato não os decepcionou, ao fazer a comparação lado a lado de ambos jogos, vocês notam o que uma evolução da tecnologia faz.

Conclusão:

Nos jogos que eu citei, entre eles Lords of the Fallen (Outubro/2014), Dark Souls Remaster (Maio/2018) e Shadow of the Colossus (Fevereiro/2018) , a 8ª geração mostrou não só uma evolução grande nos gráficos, as desenvolvedoras notaram que não só com o 4K que irá mostrar um grande avanço na parte gráfica, mas sim nos detalhes que o jogo irá ter em: espadas, armas de tiro, armaduras, vestimentas de personagens, uma tatuagem, um local, uma mesa de quarto ou escritório.

Na 5ª geração a tecnologia avançou muito, sim, mas os detalhes que estamos vendo nos jogos atuais, será mais predominante e para enriquecer nossos olhos e deixar a todos de boca aberta.

Bom essa é a minha humilde opinião.

Comentem, discutam entre os amigos, me diga, o que vocês acham? Teremos mais gráficos avassaladores ou mais detalhamento?

Lords of the Fallen

Platform: Xbox One
378 Players
117 Check-ins

29
  • Micro picture
    artigos · 19 days ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    santz · 18 days ago · 2 pontos

    Hoje em dia, quase ninguém joga jogos de esportes (exceto futebol), por mais realistas e complexos que estejam, mas antigamente, o pessoal jogava basquete, tênis, hockey, boxe, skate, snowboarding. Muito curioso isso.

    2 replies
  • Micro picture
    andrexdl23 · 18 days ago · 2 pontos

    Excelente artigo!! Vejo muita gente dizendo que não evoluiu absolutamente nada do Ps3 pro Ps4 (com todo respeito, mas na verdade são um bando de boomer que ficam comentando abobrinha em páginas do face), mas eu não os julgo...

    Quando eu via o Ps4 pelos vídeos e tal, realmente não sentia diferença...Mas tudo mudou quando eu vendi o ps3 e peguei o 4 de fato. Depois de 1 ano e pouco acostumado com Ps4, quando fui jogar no ps3, foi extremamente chocante... Os gráficos de jogos de ps3 que achava incrível (como Ratchet into the nexus ou sonic unleashed) estavam extremamente datados na minha visão, principalmente em questão de texturas, modelagem e tal.. Não acreditava no que estava vendo, kkkkk. Sem contar que o fps era horrível também... Outro game que achava incrível era Need for speed rivals, até ver a versão de Ps4.

    Enfim, em relação a geração atual, acredito que só tendo console em mãos também pra sentir a diferença, pq tem sim, hehe.

    2 replies
  • Micro picture
    kess · 16 days ago · 2 pontos

    Os gráficos certamente irão melhorar com o passar do tempo, e assim como a cada lançamento parece cada vez mais impossível de extrapolarem, o salto segue sendo dado. Se os jogadores quadrados de futebol da 1ª geração 3D eram "praticamente reais", os de hoje com seus fios de cabelo individuais vão ser superados pelos que tiverem cada poro na pele detalhado. Mas na vertente inversa, também teremos os games com gráficos antigos, já que a vibe nostálgica de 8 e 16 bits já tá começando a gerar também uns games de 64 bits...

    2 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...