2019-05-30 20:37:13 -0300 2019-05-30 20:37:13 -0300

Dead End: Suporte dos jogos para PS3, XBox 360 e Wii

Single 3724511 featured image

Salve galera gamer,

Venho lendo algumas notícias sobre tudo no universo dos videogames e jogos que hoje temos, durante essas leituras acabo me deparando com algumas notícias que não gostaria de ler, mas isso irá ocorrer em todo videogame: O Fim do Suporte das produtoras e o fabricante.

Recentemente acabei lendo sobre o “Encerramento dos Servidores de Burnout Paradise” que a EA Games informou, o jogo está há 11 anos e meio no mercado e seus servidores ativos para o online, onde isso afetará, para quem adquiriu recentemente o Burnout Paradise Remastered podem ficar tranquilos que ele estará ativo, somente as plataformas PlayStation 3, PC e XBox 360 terão o encerramento dos servidores para jogatina online.

A algum tempo atrás, a Sony divulgou uma lista de servidores de jogos que foram encerrados o serviço online, a EA Games e Konami a cada novo jogo de futebol lançado, uma versão antiga é encerrado seus serviços online, sendo que aproveitam para manutenção e aproveitar e ter mais suporte nos novos games que lançam.

A Nintendo encerrou no final de Janeiro deste ano, o fim do serviço Nintendo Wii Shop, serviço dedicado a compra dos jogos para sua plataforma.

As desenvolvedoras que disponibilizam os jogos para cada plataforma verificam o tráfego de dados dos servidores que cada jogo online possui, com o decorrer do tempo esse número começa a diminuir, seja ele por conta de novas versões do jogo, outros lançamentos e até mesmo a perda do interesse de jogar.

O custo destes servidores é enorme com devidas manutenções do serviço com troca de peças e atualizações que o jogo recebe, manter durante anos esse número só aumenta.Algumas empresas possuem as famosas Lootbox, no qual é a nova laranja que ao espremer, dará suco a vontade para vender para seus clientes, ou seja, nós gamers.

A minha preocupação como ocorre com cada console, quando vem uma nova geração, com o avanço da tecnologia, um novo console videogame é construído pelas fabricantes como Sony, Microsoft e Nintendo, procurando novas tendências de recursos que o seu novo produto virá a adquirir com novos projetos, é claro, as desenvolvedoras seja first party ou third party, utilizaram esses novos recursos disponibilizados pelos fabricantes, podendo expandir ainda mais seus jogos e capacidades de exploração.

Estamos já com as notícias referentes que a Sony logo mais anunciará o PlayStation 5, Microsoft com o projecto XBox Scorpio (ou devo estar enganado com o nome) e Nintendo arquitetando um novo design de seu Switch que já está no mercado, quanto tempo mais de vida os consoles PlayStation 3 e XBox 360 terão de vida?, sabemos que a Nintendo encerrou seu suporte com o Nintendo Wii e Wii U, quanto a alguns modelos de Nintendo 3DS também (ou posso estar enganado escrevendo isso, me perdoem).

A Sony encerrou o suporte para o PlayStation Vita, também nos planos da empresa o serviço PSN Plus nos consoles PS Vita e PlayStation 3 não disponibilizando jogos para ambas plataformas à partir de março deste ano (2019).

Conforme cada ano vai passando, alguns serviços de jogos online também estão sendo encerrados, como mencionei no início deste artigo, a EA Games encerrará os servidores de Burnout Paradise com data de 1º de agosto para o fim do online, vou poder jogar offline com tudo que possuo no game, sim é claro, mas se você procurar nas lojas online da Steam, PSN e XBox Live não encontrará o game mais disponível para compra, apenas itens de DLC complemento do jogo.

Ano passado ocorreu o mesmo fim do suporte do jogo Demon’s Souls (Fevereiro/2018), muitos fizeram campanhas para jogar online, já que seu servidor ficou ativo por 9 anos, hoje ao iniciar o game no PlayStation 3, apresenta uma mensagem de erro ao conectar online. Atualmente um grupo ou um fã do jogo, acabou disponibilizando um DNS que é necessário para jogar online Demon’s Souls novamente, ao inserir nas configurações do console, ele automaticamente encontra o servidor e mostra a quantidade de pessoas online no jogo e a área em que se encontram.

Confesso que é uma pena que o suporte de jogos online que muitos gostam e consideram que poderiam ficar por um longo e vasto tempo, mas não depende de nós gamers para que isso ocorra, mas sim um incentivo das desenvolvedoras de jogos.

Eu possuo um PlayStation 3 (que é o meu segundo), e tenho uma boa variedade de jogos, e com o fim do suporte online de modo cooperativo, acaba apresentando aquele sentimento, até quando a Sony vai manter seu suporte a loja e conteúdo online, e quando acabar esse suporte, o que irá acontecer com o conteúdo de jogos que acabei comprando ao longo dos anos.

Pensamentos assim, que voltam a pirataria no próprio console da Sony, sendo que há ativos desbloqueios para efetuar o download e instalar no seu console conteúdos no qual você nem comprou quando ativo o suporte online. Sabemos que o Nintendo Wii e XBox 360 por optarem a mídia DVD, foram lançados mod-chips para desbloqueio dos consoles e muitos acabavam comprando os jogos por 10 reais.

A Google está querendo entrar no mercado de games com seu Stadia e um serviço de streaming para jogos junto com o Youtube, onde tudo será totalmente online e seus servidores estarão aptos para garantir uma jogatina sem problemas com sua conexão, só o fato que pedem o mínimo de 25 Megabytes de conexão para que possa utilizar uma excelente qualidade de resolução.

A Microsoft também está com um mesmo projeto e recentemente lançou um novo modelo do console XBox One S sem o leitor de Blu-Ray Disc, somente o HDD interno com a capacidade de compra de jogos digitais.

Agora vem alguns questionamentos que fiz para alguns amigos meus:

É vantagem ter um suporte totalmente digital dos jogos?

Caso o serviço se encerre, e quanto o que você pagou, como você poderá ter este conteúdo novamente?

Mídia Física dos jogos um dia irão desaparecer do mercado? Isso é bom ou ruim?

Em minha resposta a essas perguntas, eu não acho uma vantagem ter somente jogos digitais, podem ter a facilidade de troca no momento sem ter a necessidade de retirar do console e colocar um novo, se o serviço se encerrar, eu nem tenho ideia como a empresa que disponibilizou o conteúdo irá me dispor aquele conteúdo novamente ou se irá ressarcir o valor pago do jogo, e eu amo a mídia física, pois sei que é um conteúdo seu e tem ele ali a sua disposição, a única coisa ruim é caso arranhar, pois isso destrói a trilha e as informações que contém na mídia.

É isso, comentem, me xinguem, divulguem...quero ler a opinião de vocês galera.

Até o próximo artigo...

@armkng

Burnout Paradise: The Ultimate Box

Platform: PC
1477 Players
61 Check-ins

41
  • Micro picture
    firerockbird · 4 months ago · 4 pontos

    A necessidade de ter "tudo" digital e tals é um dos argumentos que me faz questionar "até que ponto o ser humano sera dependente demais disso?" e se um dia, nós fomos que nem celulares, avançados mas ao mesmo tempo sendo dependentes de recarga? como é que fica se estivermos em um lugar com bateria fraca e não podemos recarregar? meu maior medo é que sejamos tão digitais no futuro (ou agora, do seu ponto de vista) ao ponto de esquecer como é ser um "ser vivo natural" e abandonar qualquer tecnologia velha que não seja "modernizada" como uma tesoura por exemplo, e no fim, encontramos situações em que a nova tecnologia não possa resolver o prolema mas a "antiga" poderia se ainda tivéssemos ela em mãos.

    1 reply
  • Micro picture
    johnny_bress · 4 months ago · 3 pontos

    é foda q muita gente que malmente ta pensando em comprar PS3 quando puder comprar PS4 nao vai poder desfrutar direito.

    3 replies
  • Micro picture
    italo_bandeira · 4 months ago · 2 pontos

    As empresas poderiam ao menos liberar uma forma de jogar online, em respeito ao pessoal que pagou (às vezes uma nota) pelo produto e quer continuar usando o mesmo.

    2 replies
  • Micro picture
    artigos · 4 months ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    1 reply
  • Micro picture
    kratos1998 · 4 months ago · 2 pontos

    O que eu mais tenho medo é de a Sony cortar o suporte aos troféus no PS3, pois ainda tem muitos jogos que preciso platinar

    3 replies
  • Micro picture
    cleverizzo · 4 months ago · 2 pontos

    por mais que isso seja inseguro ou passível de descontinuaçao o futuro é digital, streaming e serviços.... quem puder guardar versões físicas ótimo quem não puder precisa começar a praticar o desapego!

    1 reply
  • Micro picture
    kess · 4 months ago · 2 pontos

    Temos tido problemas com o triste estado de preservação dos games, com funcionalidades online indo pro saco, pelo menos.
    No meu caso, eu tenho algo em torno de 120 jogos no PS3. 40 em disco, o resto digital. Mas não cabem 80 jogos no PS3. Tenho pouco mais de 20 baixados, e apenas uns 6 jogados. O resto, falta tempo para jogar, ir baixando e conseguindo os troféus,..

    1 reply
  • Micro picture
    spider · 4 months ago · 2 pontos

    Um bom texto e reflexão, parabéns!

    3 replies
  • Micro picture
    hcaandrade · 3 months ago · 2 pontos

    Por essa razão desbloqueei meu Ps3 e fiz uma biblioteca baixada e gravada em Dvd mesmo. Não é retrocompativel com o PS4 e nem será com o Ps5, diferente do 360, que vendi o meu mas continuo a jogar no X1 e terá toda biblioteca retrocompativel no Scarllet.

Keep reading → Collapse ←
Loading...