2017-02-01 02:35:48 -0200 2017-02-01 02:35:48 -0200
bichosgeeks Klinger N. Maciel

Nietzsche em Dragon's Dogma

Durante minhas lives de Dragon's Dogma (@anebarone aqui!), e sua DLC, conversamos bastante sobre como a lore do jogo lembra a teoria do Eterno Retorno, de Nietzsche.

Um tempo depois achei bem bacana encontrar nas wikis que realmente o jogo foi inspirado na teoria, tanto que a música título chama Eternal Return. E ela termina te pedindo para "terminar o ciclo," sensação que é explorada durante o jogo todo, mesmo que você não entenda a letra das músicas ou saiba da filosofia que inspirou o DD.

E os nomes dos músicos também me surpreenderam: Inon Zur e Audrey Ashburn, compositor e vocais que já conhecemos do Dragon Age, por exemplo! Os estilos das músicas título do DA e DD são bem semelhantes, aliás.

Não contarei detalhes da história do jogo aqui, mas pra quem quer saber o que é e a tal teoria de Nietzsche, coloco aqui o aforisma 56 do livro Gaia Ciência. Vai fazer bastante sentido pra quem já jogou, imagino: 

E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: “Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e seqüência – e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez – e tu com ela, poeirinha da poeira!“ Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderías: “Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!” Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: “Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?” pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir! Ou, então, como terias de ficar de bem contigo e mesmo com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela?

Dragon's Dogma: Dark Arisen

Platform: PC
119 Players
138 Check-ins

20
  • Micro picture
    niiinjaz · almost 3 years ago · 2 pontos

    Esse jogo pra min foi uns dos rpg que mais chamou minha atençao e tempo mesmo zerando 20 vez matando deimon 50 vez nao me cansei dele.

    2 replies
  • Micro picture
    darlanfagundes · almost 3 years ago · 2 pontos

    Chamou minha atenção... o Eterno Retorno foi um divisor de águas em minha forma de enxergar a moral e a ética... me fez dizer um definitivo não a todas as religiões e formas encantadas de explicar o mundo e me deu a crueza necessária pra enxergar o que posso e devo mudar no mundo e em mim... Se existe um jogo com a idéia desse pensamento filosófico utilizada eu vou jogar...rsrsrs, vou ver como fazer isso aqui, obrigado pela dica!

    2 replies
  • Micro picture
    cptguapo · almost 3 years ago · 2 pontos

    Quer dizer que existem jogos com tais influências e profundidade? Já fiquei interessado... Vou ver se encaixo essa criança na minha lista de jogatinas.

    Valeu!

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...