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jcelove Carlos Pena Featured

5 Jogos em que pode chegar ao final com a passagem do tempo

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O tempo é um fenômeno que afeta e porque não dizer, controla nossas vidas, dada a brevidade da nossa existência aqui na terra. Tudo que fazemos acaba sendo ditado de um jeito ou de outro pelo tempo e dependendo da sua idade ele é praticamente um bem extremamente valoroso e escasso.

Alguns games tentam reproduzir a ação do tempo dentro do gameplay para dar um ar mais "realista" e imersivo a aventura e desde Harvest Moon no Snes temos exmplos de jogos em que assim como na vida real, as ações do personagem virtual lutam contra a passagem das horas do dia e assim temos um cenário que não "espera" pelo jogador pra fazer as coisas acontecerem (como os eventos nas cidades de Harvest moon ou ações dos NPCs em Shenmue e Deadly Premonition) ou que acompanham o tempo real em que o jogador se encontra pra alterar elementos do jogo como na série Animal Crossing ou no obscuro porém altamente recomendável se você curtir JRPG, Far East Eden Zero (Snes). 

Geralmente essa passagem de tempo transcorre inifnitamente enquanto o jogador estiver jogo, não nessessariamente o empurrando a narrativa (como acontece na maioria dos jogos open Wolrd no estilo GTA) mas em alguns casos esse tempo está intimamente ligado ao avanço da aventura e em dado momento, o jogo pode terminar mesmo que o jogador não faça nada. Neste artigo vamos ver 4 exemplos de jogos em que ficar parado tem leva a um final (obviamente ruim) onde o tempo é seu maior adversário. 

Em 3 deles esse final ruim é um dos finais do jogo, com direito a tela de crédito e tudo, podendo se considerar como um zeramento, nos outros dois é basicamente uma tela de game over.

The last Express (PC, Android)

Este obscuro Adventure point'n click em primera pessoa foi o ultimo grande trabalho do lendário Designer Jordan Mechner, criador de jogos importantíssimos para a indústria como Karateka e Prince of Pérsia. Assim como seus irmãos mais velhos era um projeto ousado para sua época utilizando elementos únicos como o uso da Rotoscopia (técnica em que se filma movimentos de atores e se desenha "por cima" para fazer uma animação) e a passagem de tempo que seguia implacavelmente a partir do momento em que o jogador assumia o controle do astuo protagonista Robert Cath, que se infiltrava no famoso expresso do Oriente para encontrar com um amigo mas acabaria se metendo numa rede de intrigas que culminaria na primeira grande guerra mundial. 

O jogo media o tempo com um relógio interno e os passageiros (que conversavam em suas  líguas nativas) tinham uma rotina baseada nele. O jogador precisava colher o máximo de pistas o mais rápido possivel, entendendo essa rotina para conseguir avançar pois caso chegasse nas paradas das cidades seguintes sem avançar na história o protagonista morria de alguma forma cruel, ou era preso gerando um bad end bem frustrante. Se ficar parado nos primeiros 5 minutos do jogo já se  cai no primeiro final ruim (que é um game over na verdade).

Mizzurna Falls (Playstation)

Esse é outro jogo antigo e obscuro pacas. Desenvolvido pela saudosa Human Entertainement, empresa criadora de clássicos únicos como a série CLock Tower, SOS, The Fireman (todos esses no Ps1) o game trazia conceitos extremamente a frente de sua época com uma cidade inteira pra se explorar e interagir com NPCs e um esquema de passagem de tempo que empurrava a narrativa impetuosamente, com muita coisa acontecendo durante os 7 dias de duração da história e nenhuma delas esperando pelo protagonista, o jovem estudante Matthew, que se via na obrigação de investigar o misterioso desaperecimento de sua melhor amiga durante o natal na pequena cidade interioana que da nome ao jogo.

O game era um Adventure investigativo onde se devia colher pistas e descobrir a verdade em torno do acontecido antes do ultimo dia (31 de dezembro), caso Matthew chegasse nesse dia sem coleta-las ele recebia um telefonema e o jogo terminava com uma triste notícia. Dai temos o jogo mais rápido pra se "terminar" nessa lista pois como o tempo avança em até 5 horas a cada vez que se salva, basta ficar salvando sem parar até terminarem os dias pra ver o fim do jogo, como pode-se observar nesse IMPRESSIONANTE Speedrun que um Gênio fez do jogo;

SOS (Super Nintendo)

Outro jogo da Human, esse também obscuro, apesar de ter sido lançado no ocidente, diferente do Mizzurna Falls. 

Baseado no filme "O destino de Poseidon", o jogo traz uma premissa similar a Titanic, com um transatlântico gigantesco vai a pique após ser açoitado por uma enorma onda e virar de cabeça para baixo.

O jogado escolhe entre 5 personagens, cada um com sua própria história de fundo, profissão e interesses próprios e tem 60 minutos reais para encontrar o caminho para a sala de máquinas e conseguir escapar, se possível salvando outros sobreviventes no caminho. Caso salve 5 incluindo o personagem ligado ao que se escolheu, se chega ao final bom, caso salve apenas a si mesmo temos um final ruim, e caso fique parado ou não alcançe a saida a tempo, rola o nada desejado bad end que assim como no The Last Express é basicamente uma tela de game over tmbém. 

Abaixo pode-se conferir mais uma speedrun GENIAL desse incrível game:

Harvest Moon (Série)

A clássica série de fazendinha, tem desde o primeiro o esquema implacável de tempo ditando os eventos do jogo, desde a plantação e estações do ano a rotina dos NPCs que interagiam com o jogador e assim como na vida real, se ele ficasse parado no tempo o mundo não esperaria por ele, dai geralmente se tem uma meta para se chegar nos primeiros 2 anos do jogo onde o jogo mostra um dos finais dependendo do que se conquistou, podendo resultar na majestosa fazenda bem sucedida, com um fazendeiro bem casado, próspero e feliz, OU um empreendimento falido com o jogador sendo espulso ou abandonado por todos. pra isso basta ficar parado por esse período de 2 anos que o jogo temina. Assim como no Mizzurna, o jeito mais rápido de fazer é salvar o jogo (que aqui também é algo que se faz ao dormir), a diferença é que é um processo bem lais demorado e tedioso já que mesmo com o tempo do jogo bem mais acelerado que na vida normal, ainda terão de ser 2 anos.

Você pode conseguir facilmente pular todo esse tempo e ir direto pro final seguindo os passo desse MARAVILHOS tutorial de speedrun, fica a dica!

Valkyrie Profile (Playstation, PSP, Android)

Grande clássico da Tri Ace, VP é um dos JRpgs mais amados do PS1, tanto por sua estética e ambientação únicos quanto pela narrativa e gameplay que continuam sem igual até hoje.

No jogo seguimos a missão da Valquiria Lenneth, que precisa ir a Midgar recrutar almas de guerreiros vaoloros, os einherjar, e encaminha-los para a deusa Freya que os guiará com Odin no inevitável Ragnarok.

Diferente dos outros jogos citados nessa lista, o tempo em VP não avança continuamente, apenas quando se entra e sai das Dungeons ou quando a Valquiria descansa, o que torna necessário ter uma boa gestão do que fazer e quando fazer para que se consiga chegar aos melhores finais. No entanto, caso o jogador seja relapso/incomentente, falhado em recrutar os guerreiros e fracasse na avaliação que Freya faz a cada capítulo, eventualmente a DEOSA vai se cansar e descer na terra pra tirar satisfação e dar uma lição na Lenneth, o que resulta num inevitável massacre já que é impossível se vence-la nessas condições e resultando no famigerado final C do jogo. Basicamente é o mesmo esquema dos outros jogos da lista, basta salvar após a primeira dungeon, entrando e saindo das seguintes que logo a pontuação da Lenneth chega a zero e rola esse final.

Não sei você mas eu acho sensacional quando inventam mecânicas assim nos jogos, apesar de geralmente ser mais frustrante que divertido. 

Valkyrie Profile

Platform: Playstation
2264 Players
70 Check-ins

55
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    mastermune · about 1 month ago · 3 pontos

    Lightning Returns FFXIII também tem isso auehuehauehe

    4 replies
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    _gustavo · about 1 month ago · 2 pontos

    Muito bom cara, to republicando pra mim ler amanhã cedo quando tiver com menos sono hsaushausahusah

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    mcalor · about 1 month ago · 2 pontos

    Muito bacana. Mas deixa eu te perguntar. No The Last Express dá pra salvar entre as estações, ou se vc se ferrar tem que começar o jogo todo de novo?

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    carlospenajr · about 1 month ago · 2 pontos

    Quando a contagem de tempo é ainda "controlavel" que nem no VP, que é por turnos, ainda me agrada, vc fica com aquele tempo no fundo da mente mas é mais tranquilo, agora quando o tempo é real, que vc tem que ficar correndo, me irrita, já não basta a correria do dia a dia...
    A série Atelier é linda, adoro o esquema de alquimia dela, mas o esquema de tempo dele me irrita ao ponto de nem relar na série (e até tive que recusar o review do ultimo jogo da série por causa disso...)

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    zefie · about 1 month ago · 2 pontos

    VP um amigo meu fazia um terror psicológico do cacete falando como era difícil por causa do tempo e que era impossível zerar com final bom sem detonado etc, aí eu acabei nunca jogando (mas joguei o VP2 e adorei). Agora que já tive a experiência cruel do time management dos Atelier, vou pegar o VP pra dar uma jogada qualquer hora xD

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    chimianopao · about 1 month ago · 2 pontos

    Mizzurna falls tá com uma tradução pra espanhol. vou baixar xD

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    lcfreezer · about 1 month ago · 2 pontos

    olha esses youtubers astutos criando textos gerando vontade dos leitores clicarem em seus próprios videos

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    artigos · about 1 month ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

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    spider · about 1 month ago · 2 pontos

    Excelente post, gostei!

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    kess · about 1 month ago · 2 pontos

    Desses, só joguei o Valkyrie Profile. Mas e aí, a passagem do tempo, prejudicando o jogador, é uma boa sacada hoje em dia, ou só valia para a época em que esses jogos foram feitos?

    1 reply
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