Precisamos de um Resident Evil 4 Remake?
Resident Evil sempre foi a minha série de games favorita, mas estranhamente para mim essa série é curta e acaba no RE Code Verônica, pois sempre tive muita dificuldade de aceitar a reformulação radical que começou no Resident Evil 4.
Era grande a expectativa que muitos gamers tinham por esse jogo no início dos anos 2000, afinal fora o título da série que por mais tempo ficara em produção e a cada notícia ou trailers lançados a ânsia de colocar logo as mãos nessa obra aumentava. Quando enfim foi lançado eu estranhei bastante no início, tinha que fazer mira, câmera de ombros, ausência de zumbis… mas isso durou pouco, logo dominei o bicho e não tardou para a diversão começar, afinal era Resident Evil, tem o Leon, tem a Ada, tem até o Wesker, que maravilha… aaahh, não.
Resident Evil 4 era simplesmente um jogo de andar pra frente, mirar e atirar em coisas e criaturas nas quais dessas dropavam os mais variados itens que ficavam brilhando no chão, praticamente não há mais puzzles, não havia mais o survivor-horror, Leon adquiriu a mania de ficar ajeitando sua maleta de itens com frequência, algo que às vezes despendia muito tempo, no fim, cheguei a conclusão de que Resident Evil havia se tornado um jogo arcade.
Mas não um simples jogo arcade, O jogo arcade, são poucos os títulos que eu revisito depois de zerados e Resident Evil 4 é um deles, praticamente todo ano eu o termino pelo menos uma vez. É um game divertidissímo de fato, mas não o considero um Resident Evil e sim um excelente jogo de ação. Considero o Code Veronica o último grande título da série (acho que a série Revelations, da qual muita gente torce o nariz, seria uma boa transição para o que Resident Evil poderia vir a se tornar nesses tempos de poderosos Playstations e Xboxes) e Resident Evil Remake a obra prima, o tributo definitivo que os primeiros anos de glória da franquia mereciam.
Então vem a minha pergunta, Resident Evil 4 merecia um Remake/Reimaginação? Ele lançou tendências que são aproveitadas até hoje, ele envelheceu bem ou o mundo dos games evoluiu mal? No momento em que escrevo esse texto, The Last Of Us 2 já foi apresentado ao mundo e todos devem saber que há muito de Resident Evil 4 nele. Poderia um Remake dele transformar o mundo dos games novamente? Minha compulsão anual poderia ser transferida para esse suposto Remake? Também revisito Resident Evil 2 de tempos em tempos e o Remake desse, apesar de muito bom, não apagou a magnitude que o original proporciona para mim (inclusive sempre que jogo o Remake do 2 tenho vontade de jogar o original logo na sequência).
Depois da decepção que muitos tiveram com o Resident Evil 3 Remake é fácil duvidar que algo de bom saia desse suposto projeto. Só nos resta aguardar e torcer.
Não acho que RE4 necessite de um remake. Querendo ou não, temos que concordar que os jogos de câmera fixa da franquia não envelheceram muito bem e não é atrativo para as gerações mais novas que estão começando agora. Um remake adapta um título para esses jogadores e ainda revitaliza a reputação do jogo original. Só que RE4 já era um jogo bem avançado para a sua época, principalmente em questão dos gráficos, e ainda tornando capaz umas melhoras gráficas que torne ele ainda chamativo para as novas gerações, já que temos a Ultimate HD Edition, 1080p 60fps. Então, um remake não parece ser uma boa aposta.
Aliás, muito bom o seu texto.
RE4 apesar de tudo foi um março, e já é bem velho. A Capcom é que fez questão de deixar ele bem fresco na memória com um monte de remasters xD
Rejoguei esses dias, a única coisa nele que se mantém atual é a jogabilidade. Acho o remake uma ideia legal. ( Mesmo querendo um do Code Veronica)
Parabéns! Seu artigo virou destaque!