2018-01-06 14:09:26 -0200 2018-01-06 14:09:26 -0200

Castlevania Lords Of Shadow- Analise e comparações com Bram Stoker



Fala galera, continuando com as postagens de 2018, já que em 2017 tivemos falta de postagens durante o final do ano, hoje trarei uma pequena analise e comparação de pontos sobre a reimaginação da franquia Castlevania, o amado e odiado Lords Of Shadow.


E antes de progredir com a leitura, existem spoilers dos jogos "Lords Of Shadow" e do Livro "Drácula - Bram Stoker"


Lords Of Shadow teve a tarefa complicada de criar uma releitura da franquia Castlevania, não tocaremos porem, aqui nessa postagem em pontos positivos ou negativos dessa releitura mas sim citaremos alguns detalhes interessantes a cerca de Drácula, e sua contraparte original dos livros de Bram Stoker.


Drácula, o vampiro "Mestre" é um dos personagens mais famosos que o mundo já viu ( e talvez que o mundo terá). A obra original, escrita por Bram Stoker usa e abusa de lendas e mitos do mundo todo, o vampiro, assim como usa o clima sombrio atrelado a castelos europeus, o goticismo, e até mesmo o drama. Talvez um dos detalhes mais interessantes da obra original é justamente a linha tênue em que o personagem Drácula se encontra, entendemos seus motivos por se revoltar contra Deus, entendemos que ele na verdade havia sido enganado, o que torna de certa forma, difícil encarar o vampiro apenas pelo monstro que de fato ele é.


É impossível não se arrepiar ao ver essa cena. Nela é possível ver como Conde Vlad é um combatente letal, vemos sua tristeza, sua revolta, e principalmente suas motivações.

E como Lords Of Shadow se encaixa com a obra original ?

Assim como Vlad Tepes Dracul, Gabriel é um guerreiro de "Deus", em Lords Of Shadow caminhamos ao lado de um homem devoto a sua causa, um combatente sem igual, motivado pela morte de sua amada, e pela fé e vontade em restaurar o mundo.


No decorrer de sua jornada, descobrimos que a semelhança do homem devoto a uma causa, habilidades em combate não são as únicas semelhanças entre a obra e sua releitura, Gabriel sofre durante sua jornada a falta de sua esposa. Descobrimos logo que  tudo não passava de uma armação dos senhores das sombras, assim como em um jogo de xadrez, Gabriel era uma peça em um jogo de "Gente grande", sua esposa, não havia sido morta por demônios, mas sim por ele mesmo, sendo controlado através de um artefato. É possível ver semelhanças? Assim como Drácula de Bram, Gabriel tem sua jornada dramática e suas motivações, assim como Drácula se vinga de deus por não proteger sua esposa, Gabriel deixa seu posto, perde sua fé, e  se desfaz de sua humanidade para se tornar o extremo oposto do que se esperava de um homem como ele.




Diferente da cronologia clássica, Lords Of Shadow recria a franquia, utilizando elementos fortes presentes na obra original de Bram Stoker, temos em LOS o Castlevania mais bem trabalhado no quesito enredo, e o mais fiel em estrutura com o livro de Bram, trazendo talvez os momentos mais dramáticos dentro da franquia, mostrando Drácula como uma figura trágica, munida de bons e convincentes motivos. 



E é isso ai galera, fiquem atentos a persona, em breve teremos mais postagens especiais, dissertações (incluindo uma sobre o Drácula da cronologia clássica) e é claro, um pouco de humor :D 


Feed Vampírico !@volstag@matsugaki@ralyson@elionazio @thecriticgames @I_am_thou Quer ficar sabendo sobre novas postagens ? Comente em qualquer postagem da persona que te colocaremos no Feed Vampírico :D 

Castlevania: Lords of Shadow

Platform: XBOX 360
2364 Players
108 Check-ins

37
  • Micro picture
    marcusmatheus · over 1 year ago · 5 pontos

    Eu sempre digo que LOS é meu Castlevania preferido, e um dos motivos é justamente o enredo. De longe acho o mais bem trabalhado da franquia, e os três jogos juntos fecham um arco satisfatório, com inicio, meio e fim. Depois destes o Castlevania que mais gosto são o 4 e o Rondon Of Blood. Dai vem os de DS, que conseguiram melhorar bastante as mecânicas do Symphony Of The Night.

    Infelizmente ainda não joguei os de 3DS. Estou me devendo isso à um tempo.

    Mas eu entendo os motivos do hate em cima de LOS: Quando se fala de mecânicas ele é pouco inovador, apenas juntou as mais famosas do momento e custurou tudo junto pra chamar atenção dos jogadores. Isso não pegou bem. Mas particularmente eu não acho que todo jogo novo tem obrigação de inovar.

    Acho bacana umas mudanças radicais uma vez ou outra. As vezes da certo, as vezes fica uma merda, mas é desta forma que os jogos vão evoluindo.

    1 reply
  • Micro picture
    caco02 · over 1 year ago · 3 pontos

    Concordo no quesito proximidade a Bram Sotker, porém enredo mais bem trabalhado passa longe, na verdade existem inumeros Plot-Holes que tiram muito a parte interessante, sem contar nos personagens mau utilizados tanto no LoS 1 e 2.

    2 replies
  • Micro picture
    ridan · over 1 year ago · 2 pontos

    O Lords of Shadow é um jogo muito legal. Posso dizer também que é o meu Castlevania preferido com facilidade.

  • Micro picture
    kingsysiphos · over 1 year ago · 2 pontos

    Dar aquele ward pra ler depois... zerei o game mas ainda não vi o Drácula de Bram Stoker. Vejo hoje, prometo! Huhahsua

    3 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...