2016-08-10 12:03:17 -0300 2016-08-10 12:03:17 -0300

MATA MITOS - QUAL A DIFERENÇA ENTRE REMASTER, REMAKE E REBOOT?

Single 3368453 featured image

Clique aqui para ver o artigo original no blog do baú dos consoles

Com essa avalanche de jogos remasterizados chegando à nova geração de consoles, as vezes até confundimos o significado dessas 3 palavras.

Algumas empresas chegam a investir excessivamente lançando novas versões de seus jogos, e isso chegou a acarretar uma grande temporada somente de lançamento de jogos remasterizados para as novas plataformas que hoje temos no mercado.

Hoje veremos a diferença entre esses 3 termos, suas definições, e exemplos de jogos lançados.

Remaster:

Em uma explicação simples, a Remasterização é quando você pega um jogo lançado a um certo tempo, e atualizar para novas plataformas, trazendo melhoria nos gráficos, mas evitando ao máximo alterar sua jogabilidade ou enredo, mesmo que algumas mecânicas possam ser alteradas para uma melhor funcionalidade na plataforma em que o jogo seja lançado.

Abaixo temos alguns exemplos de jogos remasterizados:

Grim Fandango Remastered. Originalmente lançado

em 1998 pela LucasArts

Duck Tales Remaster(Que pra mim parece mais um Remake)Final Fantasy VII - Versão Remasterizada do clássico de PS1. Remake:

O Remake nada mais é do que uma versão refeita de algum jogo, trazendo gráficos remodelados, uma nova jogabilidade, alterando minimamente o enredo do jogo. A exemplo disso temos o Metal Gear Solid Original lançado em 1998 para PS1, que ganhou um remake para Game Cube chamado de Metal Gear Solid: The Twin Snakes, que usava o mesmo motor gráfico do MGS 2. Também temos a edição de aniversário do Halo:Combat Evolved que foi lançada para Xbox 360 e Xbox One em 2011. Um outro exemplo é o remake feito pela Capcom em 2002 do Resident Evil original, lançado para Game Cube, e que anos mais tarde ganhou uma remasterização para os consoles da Sony e Microsoft.

Reboot:

Normalmente o nome Reboot nos deixa obvio que se trata de um Reinicio, e no mundo dos games isso não se altera, já que grandes produtoras as vezes pensam em dar um grande reinicio em suas séries, com no caso da Square Enix que fez o reboot de Tomb Raider em 2013, trazendo novos elementos de jogabilidade para a série, fazendo alterações no enredo que não chegaram a atrapalhar os de outros jogos da série. Outras empresas que fizeram um reboot em seus jogos foram a Eletronic Arts(EA) com o reboot de Need For Speed, e a Capcom com o reboot de Devil May Cry.

Finalizando:

Então hoje vimos algumas diferenças entre esse 3 termos:

1.O Remaster seria uma atualização de um game já lançado, só que visando seu relançamento para novas plataformas.

2.O Remake é uma versão refeita de um game para novas plataformas, sem alterações em seu enredo, e mantendo ao máximo alguns detalhes do jogo originalmente lançado.

3.O Reboot é um reinício de uma franquia, com jogabilidade, gráficos, e enredo totalmente renovados, visando uma nova face para a série.

E então é isso. Espero que tenham gostado. Grande Abraço! Fiquem com Deus!

18
  • Micro picture
    sophos · almost 3 years ago · 2 pontos

    tem zonas cinzentas nisso ai. tem gente que insiste em chamar zelda oot e mm do 3ds e ww do wiiu de remakes. pra mim são remasters com pequenas melhorias.

  • Micro picture
    sophos · almost 3 years ago · 2 pontos

    as zonas cinzentas são jogos que são dificeis de decidir como super mario bros 3 no mario all stars. a jogabilidade é a mesma mas claramente foi refeito do zero

  • Micro picture
    jessie · almost 3 years ago · 1 ponto

    então um remake seria FF III de DS e remaster o zelda TP pra wii u?

    1 reply
  • Micro picture
    typhonite · over 2 years ago · 1 ponto

    Na real, a diferença entre Remaster e Remake se resume a Engine: se muda de Engine, é Remake; se não, é Remaster.
    Tudo se resume a refazer ou não a parte da programação do jogo.

    Remaster pode ser desde apenas uma re-texturização em resolução superior (Ex: God of War 3 Remastered), até uma reestruturação completa de gráficos, com novas animações, modelos 3D, cutscenes, sons, post-effects (anti-aliasing, ambient occlusion) como é o caso de Halo Anniversary 1 e 2, desde que a engine seja essencialmente a mesma (podendo ter melhoras, ou não, de balanceamento da mecânica, que são pequenas correções em linhas de código.
    Geralmente acompanham terminologias "HD, Remastered, Anniversary ou Enhanced".

    Já Remake é refazer o jogo do zero em uma nova Engine, necessitando toda uma reestruturação da parte da programação do jogo, ou seja, reescrever todos os códigos.
    É mais comum em jogos antigos 2D, que são os que até compensam refazer todo esse trabalho por conta das novas tecnologias.
    Ex: Pokémon FireRed, Mickey Castle of Illusion.

    Reboot, de parecido com Remake e Remaster é só o "Re" no nome, já que se refere essencialmente a história de um jogo ou série que é reiniciada. Geralmente (mas nem sempre) é uma consequência de cagadas no roteiro que comprometeram uma nova sequência, e o jeito foi apertar o botão de "Reset".
    De qualquer jeito, é outro jogo (ou filme/livro/HQ) que carrega o nome antigo, mas sem qualquer compromisso de fidelidade com a história anterior, podendo até mesmo ter um novo protagonista, mas mantendo o "mundo".

Keep reading → Collapse ←
Loading...