bakujirou

Classpect Heir of Life. http://www.listal.com/list/to-complete-games

You aren't following bakujirou.

Follow him to keep track of his gaming activities.

Follow

  • hukori Victor 細川
    2019-02-06 15:08:18 -0200 Thumb picture
    Thumb picture

    Dica para estudar jogando!

    Medium 3702192 featured image

    Olá pessoal!

    Estava falando com alguns alunos e com alguns amigos meus e eles me soltam essa pergunta de vez em quando "quando você acha que é bom eu pegar para jogar algo em japonês?" e eu sempre respondo "quando você quiser." mas ainda assim sinto um pouco de resistência neles em tentar fazer isso e notei que isso é bem comum, como por aqui eu volta e meia vejo um pessoal interessado no idioma por causa de jogos que saem em sua maioria somente nesse idioma, vou explicar porque eu respondo dessa forma e dar uma ajudinha básica (bem por cima) para quem está meio perdido com relação a estudar o idioma de um ponto de vista de professor e também levando em conta coisas que eu fazia quando criança quando ia aprender um idioma novo. 

    Alfabeto:

    Diferente de mim, vocês tem a vantagem de já saberem um idioma ou dois então não precisa necessariamente aprender a falar antes de aprender a escrever, até porque o japonês é um idioma que usa alfabeto completamente diferente do romano (que é o que usamos no ocidente). Eu sempre recomendo aprender os "kana" primeiro de tudo, porque assim você pode ir treinando e se acostumando com as palavras de forma mais natural e treinar seus olhos e mente para tornar esse alfabeto algo mais simples é possível e tira aquele medo quando você se depara com um texto.

    Os "kana" são os alfabetos japoneses simples: "Hiragana" usado para palavras de origem japonesa e o "Katakana" usado para palavras de origem estrangeiras.

    IMPORTANTE: Sempre que escrever uma letra, fale qual letra é ela, dessa forma você grava melhor e um pouco mais rápido. Outra coisa importante é lembrar que regras gramaticais do Português não se aplicam aqui, então "Ka, ki, ku, ke, ko" tem som de "Ca, Qui, Cu, Que, Co", "Sa, Shi, Su, Se, So" tem som de "S" mesmo, som de "Z" é apenas para palavras que escrevem realmente com "Z" e essa mesma regra serve para o "R", "Ra, Ri, Ru, Re, Ro" não se fala como "RR" esse som vem do "H" e é usado em "Ha, Hi, Hu, He, Ho", e por ultimo "Chi" se fala "Ti".

    No inicio é meio complicado, mas quanto mais rápido você se acostumar com o alfabeto e parar de usar o alfabeto romano para japonês, essa parte vai ficando mais fácil.

    -O que estudar: Alfabeto básico (a imagem que passei), "Ten-Ten", "Maru" e "Ditongo"

    Vocabulário:

    Aprender um vocabulário novo é algo que você só se consegue com pratica, você pode devorar um livro de palavras, mas se não praticar, acaba esquecendo, assim como amigos meu que esqueceram japonês por que pararam de usar quando chegaram no Brasil.

    Uma forma de estudar isso é usando dicionario e o próprio google (ele é uma grande porcaria para frases, mas ajuda quando sua duvida é uma unica palavra) e se consegue palavras novas fazendo algo que você gosta, lendo algo ou jogando nesse caso. No inicio algumas frases não farão sentido, mas você provavelmente vai conseguir entender, vou dar dois exemplos básicos.

    1 - わたしはHukoriです。よろしくおねがいします。

    1 - "Eu sou Hukori. Conte comigo se desejar."

    Nesse primeiro exemplo as frase é traduzida e mesmo que estando na sua forma literal, não é preciso mudar para ser interpretada no Português.

    2 - ねえちゃんいっしょにたたかおうだ!

    2 - "Irmã mais velha junto lutarei!"

    Nesse caso a frase traduzida de forma literal não ajuda muito, mas podemos colocar ela assim em português:

    2 - "Lutarei junto com a minha irmã!"

    Agora vem a explicação do porque respondo "quando quiser".

    Basicamente ter estudado esses 2 pontos básicos, agora você consegue começar a caminhar com as próprias pernas e vontade, obviamente com um limitação, mas consegue.

    Vocês já devem ter se deparado ou ouvido falar de "Kanji" que é o alfabeto japonês mais complicado por ele vem do Chinês, mas não se preocupe com ele agora, você o derrota com tempo e pratica. Alguns produtos são feitos para um publico mais infantil e crianças japonesas não estudam Kanji logo no inicio da escola por isso existe o "Furigana" 

    que é a forma que se lê aquela determinada palavra ou Kanji.

    Com isso você consegue identificar a leitura e então pesquisar a palavra. Você pode demorar bem mais para ler um mangá ou passar a caixa de texto no inicio, mas seu aprendizado com o idioma vai evoluir muito mais rápido fazendo isso.

    Kikitori:

    Kikitori é o ato de treinar oque ouve e o que fala, esse caso não é muito interessante para aqueles que só buscam aprender o idioma apenas para ler uma série ou noticias mas, caso a pessoa queira também com o tempo aprender a falar e entender oque estão falando, essa parte se torna a mais importante.

    Algo que costumo fazer no inicio é colocar o jogo, filme ou serie no idioma que quero aprender e a legenda no idioma que tenho mais prática e vou analisando as palavras ditas e o que está na legenda (faço o oposto também para pegar pratica com a leitura dinâmica do outro idioma). Todos sabemos que legenda nenhuma é 100%, mas ela está lá para te dar o entendimento da frase e contexto e não sua tradução literal, por isso é importante lembrar que fazendo isso você aprende a interpretar uma frase e não a traduzir ela.

    Mas o ponto aqui é ouvir uma palavra ou frase que você conhece e se acostumar a ouvir ela e a falar ela. Com relação a japonês o melhor também é começar com coisas mais infantis por que a forma de falar é diferente.

    Note que mesmo a forma de falar tem diferença, por isso não sinta vergonha de treinar Kikitori com algo mais infantil antes de ir para filmes e novelas.

    Concluindo: Não tenha medo de tentar e demorar, não tenha vergonha nenhuma em demorar para ler um folheto que não é de seu idioma (isso pode ser perigoso também dependendo do aviso).

    A agilidade e pratica vem com o tempo, você também cansou de morrer em Dark Soul e em jogos antigos até mais difíceis e nem por isso sentiu vergonha de jogar vídeo game.

    Outra coisa, se tiver alguém que queira estudar esse idioma junto com você também ajuda bastante, praticar mesmo que com coisas inicialmente banais como só "ola, tudo bem?", depois você vai notando a evolução dos dois durante uma pequena conversa que vocês estavam treinando.

    83
    • Micro picture
      edknight · 3 months ago · 4 pontos

      Ótimas dicas maninho.
      Na época que eu estava mais dedicado a aprender o idioma, eu consegui decorar os Kanas, e isso já ajudou um bocado (tentei o kanji logo em seguida, e tirando meia dúzia deles, não aprendi nada e com o tempo acabei desanimando, mas pretendo voltar a estudar em algum momento). Sabendo o basiquinho do alfabeto já dá pra aprender um pouquinho de vocabulário e de gramática, e quando você joga ou assiste anime, dá pra reconhecer aqui e ali as palavras que já aprendeu.

      Outra coisa legal é que aprendendo bem os Kanas e sua pronúncia, dá pra descobrir o significado de frases que você ouviu. Eu costumo ir no Google tradutor, coloco o idioma japonês e ele substitui as letras digitadas pelos Kanas e já dá a tradução. Um exemplo que aconteceu comigo foi jogando o Dissidia Opera Omnia, o jogo tá traduzido pra inglês mas as vozes são jp, e ao usar um certo movimento da Selphie ela diz algo como "Minna o mamoru kabe". Eu fui digitando isso lá no tradutor (aí tem que ter um pouquinho de entendimento do idioma pra perceber o "N" duplicado, e saber que o "O" é na verdade o caracter "WO"), e no fim o tradutor me deu "みんなをまもるかべ", com a tradução "Eu vou proteger todo mundo", que faz bastante sentido no contexto do jogo. O tradutor até sugere kanji pra substituir algumas palavras, mas fazendo isso às vezes ele dá uma errada no sentido, mas já ajuda um pouquinho.

      3 replies
    • Micro picture
      artigos · 3 months ago · 3 pontos

      Parabéns pelo texto! O que acha de transformá-lo em um artigo?

      6 replies
    • Micro picture
      pedromelo · 3 months ago · 3 pontos

      Ótimo texto! Alguém tem alguma sugestão de mangá ou jogos para quem está aprendendo? Já fiz curso de japonês e sei hiragana e katakana mas meu vocabulário é bem limitado

      3 replies
  • bakujirou Rafael P. Alexander
    2018-12-19 03:25:31 -0200 Thumb picture

    off

    definitivamente nao quero voltar a postar aqui. A minha priori agora é postar pelo  https://gamerbook.com.br/gb/313-bakujirou-ipoahi.h...

    Vez ou outra venho aqui pra olhar o feed. APENAS.

    21
    • Micro picture
      roberto_monteiro · 4 months ago · 4 pontos

      A eu não arredo o pé daqui hahaha

      2 replies
    • Micro picture
      tiagodantas · 4 months ago · 3 pontos

      Eu ainda não me acostumei com gamerbook, prefiro 10.000x o alva XD

    • Micro picture
      manoelnsn · 4 months ago · 3 pontos

      Vou esperar e ver se esse gamerbook melhora, mas até o alva sair do ar, continuo aqui.

  • _gustavo Luis Gustavo Da Luz
    2018-12-10 12:46:30 -0200 Thumb picture
    Thumb picture

    Remake de Panzer Dragoon I e II em produção

    A Sega formou uma parceria com a Forever Entertaiment para produzir e distribuir os remakes de Panzer Dragoon I e II Zwei.

    Nenhum plataforma foi anunciada até então, mas segundo a Sega, o primeiro jogo deve chegar no final de 2019 e o segundo apenas em 2020.

    Mais novidades virão durante o próximo ano

    Panzer Dragoon

    Platform: Sega Saturn
    239 Players
    5 Check-ins

    43
    • Micro picture
      fredson · 4 months ago · 2 pontos

      Que inesperado...

    • Micro picture
      mastershadow · 4 months ago · 2 pontos

      Olokooooooooooo

      3 replies
    • Micro picture
      jack234 · 4 months ago · 2 pontos

      Que coisa linda! Bom demais! Show! Aqui na torcida para capricharem!

  • bakujirou Rafael P. Alexander
    2018-12-08 21:32:26 -0200 Thumb picture

    RISCO

    Por meio de MEDO e desespero de perder posts, to salvando eles agora. E encontro o gamerbook como um escape de alguma catastrofe maior.

    15
  • tiagodantas Tiago
    2018-12-07 18:11:11 -0200 Thumb picture
    Thumb picture
    29
    • Micro picture
      rax · 5 months ago · 3 pontos

      Ta complicado

    • Micro picture
      old_gamer · 5 months ago · 3 pontos

      Agora estou ficando preocupado.....

    • Micro picture
      reasel · 5 months ago · 2 pontos

      aqui ta demais cara, ainda bem que to quase terminando de migrar a wishlist

  • bakujirou Rafael P. Alexander
    2018-11-29 19:58:08 -0200 Thumb picture
    Post by bakujirou: Um jogo que jogava sempre que eu tinha saco e testa

    Um jogo que jogava sempre que eu tinha saco e testava a minha paciencia porque eu caia demais! Mt bom o texto!

    Empinar, cair e levantar uma moto 8-bits.

    Review by: @thecriticgames

    Os primeiros jogos de NES, na verdade os primeiros jogos em geral eram muito descompromissados, não havia aquele compromisso de...

    Keep Reading →
    10
    • Micro picture
      thecriticgames · 5 months ago · 1 ponto

      "Um jogo que jogava sempre que eu tinha saco e testava a minha paciencia porque eu caia demais"
      Era essa a exata relação minha com o Motocross Maniacs de GB, vlw mesmo o ‿o

  • bakujirou Rafael P. Alexander
    2018-11-29 19:52:24 -0200 Thumb picture
    bakujirou checked-in to:
    Post by bakujirou: <p>Tinha me esquecido da sensação que eu tinha joga
    Pokemon Mystery Dungeon: Explorers of Sky

    Platform: Nintendo DS
    392 Players
    31 Check-ins

    Tinha me esquecido da sensação que eu tinha jogando Mystery Dungeon. Eu fico tão concentrado jogando que nem percebo o tempo passando e nem quantos andares transito...

    Ainda estou no chapter 13 da história, mais ou menos quando o Dusknoir esta tentando capturar o Grovyle que esta roubando as Time Gears.

    Dupla de Cyndaquil e Totodile beirando a level 38. Ja adquiri o golpe Wide Slash (e ensinei ao Totodile enquanto nao tenho surf) e o Lava Plume (level up do Cyndaquil). Tambem tenho o Vacuum Cut mas nao o ensinei a ninguem (ja que ele dá um dano fixo de 30 em todos os pokemon inimigos na sala).

    Agora nao tinha reparado que existia um item (os do exclusive item do Croagunk Shop) que aumenta a chance de encontrar Kecleon shop numa dungeon (ela funciona se tiver um Chingling ou Chimecho na equipe). 

    12
    • Micro picture
      camneto · 5 months ago · 1 ponto

      Eu amo esse jogo, mas sempre perdia o save nos emuladores, da ultima vez eu tinha acabado de voltar do futuro, agora to dando um tempo nesse, mas qualquer dia volto pra finalizar essa obra prima

    • Micro picture
      xch_choram · 5 months ago · 1 ponto

      Nunca joguei muito esses mistery dungeon, até baixei pro DS ontem, tava dando uma vontade imensa de jogar kkk.
      Mas então os pokemons não evoluem? sempre foi uma duvida.

  • bakujirou Rafael P. Alexander
    2018-11-28 20:03:26 -0200 Thumb picture

    Dicetiny - Voltou?!

    Bom nao sei se voces sabiam sobre a existencia deste titulo.

    Mas ele tinha sido retirado de venda na epoca em 2016. Já neste ano de 2018, la pra marco, ele voltou para a venda na steam. Imediatamente eu adquiri ele na primeira oportunidade e esta na minha biblioteca desde esta compra.

    Agora que eu estou tentando voltar a usar o meu notebook, instalei e comecei a jogar ele.

    Eh um jogo de board que usa os dados para poder completar voltas no ponto de partida e com isso, ganhar moedinhas e aumenta o level dos monstros.

    Ah sim... tem tipo uma pegada de cards e administracao de casas, como se fosse um banco imobiliario, mas em vez de pagar as taxas, ocorre as lutas (tanto com o protagonista como os bichos que sao invocados com cards). Eu acho legal isso.

    14
  • bakujirou Rafael P. Alexander
    2018-11-28 19:22:59 -0200 Thumb picture
    bakujirou checked-in to:
    Post by bakujirou: <p>Eu tive coragem de pegar e iniciar um save deste
    Pokemon Mystery Dungeon: Explorers of Sky

    Platform: Nintendo DS
    392 Players
    31 Check-ins

    Eu tive coragem de pegar e iniciar um save deste jogo. (logo depois de ter iniciado o save novo do meu cartucho fisico do Diamond version e  de ter fechado 100% o heartgold com starters extras e pegar os legends do game).

    Como eu ando com saudades do universo de Mystery Dungeon eu resolvi iniciar nele. Meu personagem é Cyndaquil e meu partner é um Totodile desta versao. (já que a ultima gameplay do explorers of sky eu fui de com a Eevee e a vulpix )

    To mais ou menos na altura do chapter 12 de 24 ao todo do jogo? Ainda tem um bocado de chao pra percorrer mas pelo menos, to com o level beirando o 35. Sem um linked move (ja que eu creio que eles nao sejam necessarios agora e os poucos golpes que eu tenho tem uns 10 ou 12 usos por volta. Ainda conservo o Scratch e o Tackle porque ter 30 usos é muito bom pra pegar exp). SENHOR COMO É LENTO UPAR OS IQ DOS POKEMON! EU ESQUECI DISSO!!

    14
  • 2018-11-27 09:30:14 -0200 Thumb picture
    Thumb picture

    CONFEROX 2018

    Bom dia, galera!

    Primeiramente queria dizer que ainda estou trabalhando no Digimon, não se preocupem. Só está levando mais tempo e concentração mental pra eu produzir novo conteúdo, mas prometo que esse update e os novos jogos vão sair, só não posso mais dar uma data.

    E grande parte disso se deve ao fato de eu estar trabalhando em um outro projeto muito importante pra mim em paralelo! E parte dele será anunciado durante a CONFEROX 2018, a primeira conferência de apresentação do novo canal do Oximaru.

    Muitos de vocês provavelmente não conhecem o canal Oximaru, mas resumindo a história toda, ele era um canal de let's plays / gameplays. Porém depois de muito tempo, ele decidiu seguir o sonho dele de fazer animações, apesar de todas dificuldades e limitações.

    Essa conferência apresentará esse novo canal focado em animações e eu participarei muito dele. Não posso dar detalhes ainda, pois tudo será revelado nessa conferência, inclusive um projeto que estou trabalhando diretamente com ele.

    Recomendo muito vocês checarem o canal dele, não só para ver o conteúdo de games, mas principalmente para acompanhar a conferência que estreará dia 30 de novembro, esta SEXTA-FEIRA!

    https://www.youtube.com/user/OximaruGamer

    Eu ainda não posso entrar em detalhes, mas posso dizer que estou trabalhando em uma animação estilo visual novel com ele e em paralelo estou desenvolvendo um jogo completamente original.

    Se vocês tiverem interesse, por favor chequem lá. Muito obrigado pela atenção e participação :D

    13
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...