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A importância dos filtros CRT Scanlines em jogos 2D

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Ontem eu falei do jogo indie Steel Assault aqui no Alvanista (recomendo ver a postagem e conhecer mais sobre esse jogo lindo), o problema (ou não) é que o jogo tem por padrão um filtro CRT Scanlines, que eu acho lindo demais, mas pelo jeito nem todos gostam desse filtro. E ontem mesmo o desenvolvedor do jogo se pronunciou sobre isso no seu Twitter:

Ele mencionou uma sequencia de tweets (se você for amante de emulação leia eles) onde o usuário e artista de pixel art, Art-Eater demonstra a importância do filtro CRT Scanlines, exemplificando isso em diferentes jogos (como Castlevania: Symphony of the Night) onde o cara fala sobre a importância deles e como eles melhoram o visual do jogo.

Tem muita informação interessante lá, recomendo fortemente que leiam, mas basicamente a maioria dos jogos em pixel art, sejam novos ou todos os de consoles antigos, tem uma resolução extremamente baixa. Sim, até hoje em dia é complicado e extremamente caro produzir pixel art em HD (e desenvolvedoras grandes não investem nisso). E por conta dessa baixa resolução os jogos perdem muito de sua qualidade nas TVs modernas:

Além dos famosos pixels estourados, temos uma perda muito grande de qualidade e do "tom" que a obra quer nos passar, principalmente em jogos antigos, jogados via emulação nesses monitores modernos.

O filtro CRT Scanlines meio que "conserta" isso, pois ele simula muito do visual original no qual o jogo foi projeto nas TVs modernas (e novamente leia os tweets e veja as comparações para entender melhor, eu sou péssimo para passar essa mensagem).

Como o próprio nome já diz, o filtro simula a aparência de imagem das TVs antigas de tubo, e suas scanlines, esse filtro é o mais próximo que podemos chegar de simular a aparência original para qual os jogos antigos foram projetados.

E cara, eu sei que muita gente não gosta disso, é pura questão de gosto, os jogos Steel Assalut e o Fight'n Rage tem esse filtro e são lindos demais na minha opinião, pela forma como foram aplicados. Infelizmente tem alguns filtros scanlines que são feios demais, e estragam o jogo, já que só enfiam linhas distorcidas na tela (até por isso alguns podem ter preconceito), mas tem outros tipos (como os das imagens acima) que realmente deixam o jogo com aparência que ele foi feito para ter. Por essas e outras, até inventarem uma tecnologia que simule melhor as TVs antigas, eu vou continuar amando e destacando a importância desse filtro em jogos 2D.

EDIT: Olha esse efeito lindo de transparência da água no Sonic, que é visto apenas com esse filtro:

Castlevania: Symphony of the Night

Platform: Playstation
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    tassio · 23 days ago · 2 pontos

    E o curioso... é que nos dias de hoje, a pessoa modifica o video game pra por sinal RGB, é um tal de frameister (caro pra cacete), é o cabo SCART... e pra que isso? Justamente pra eliminar os borrões e deixar a imagem mais "limpa". Enquanto isso, a galera que já tem essa imagem limpa nativamente, quer colocar "linha de tv de tubo" nela kkkk

    É a galera do emulador querendo deixar a imagem mais parecida possível com a TV de tubo e a galera do console/TV de tubo querendo deixar a imagem mais parecida com a do emulador nativo.

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    volstag · 23 days ago · 2 pontos

    Bem legal o texto todo cara, confesso que eu quando emulo não fico fuçando muito essas coisas, se vier de um jeito veio, jogo e já era, tive tempos em que mudava um monte pra ver qual era mais legal, mas via algo de ruim em todos hahaha, acabei largando mão e sendo feliz jogando como vem.
    Mas claro que sei que quando fizeram os jogos, pensavam em como iria ser o visual em relação as tvs da época, e logo, se a gente quiser ver o jogo como ele foi mesmo, teria que optar por esses shaders, enfim, não é que não gosto, só não ligo muito mais.

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    gradash · 23 days ago · 2 pontos

    Sim o CRT melhora muito a qualidade, MUITO mesmo.
    E sobre devs grandes não fazerem pixel art, simplesmente não rola. O custo do pixel art é exponencial, enquanto do 3D é flat, 3D é caro para coisa pequena e simples, e muito barato para coisa grande, enquanto o 2D é o contrário, joguinho simples o 2D é barato, mas subiu a resolução a coisa sai de controle.

    Cada personagem do BlazBlue por exemplo que é o jogo 2D mais bem feito ever leva 1 ano do artista para ser feito, E isso que eles usam dolls 3D para agilizar, enquanto um personagem do Street Fighter leva coisa de 15 a 20 dias para ser feito (em termos de arte).

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    linkhack · 23 days ago · 2 pontos

    Eu sempre gostei do visu borrado mas como disseram gosto é gosto, mas se vc poem akele eagle32x vc tem q arder no tartaro

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    jvhazuki · 16 days ago · 2 pontos

    Praticamente não vivo sem esse filtro quando o assunto é emular o passado. Gosto bastante, a exemplo da melhora que vejo quando emulo um portátil como o GBA, de resolução baixa, em um monitor full hd.

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    luchta · 23 days ago · 1 ponto

    @tassio - Tu vai gostar de ler isso!

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    tassio · 23 days ago · 1 ponto

    No Streets of Rage 4 eu gostei MUITO! Mas é uma exceção bem rara pra mim em usar filtro CRT, scanline e coisa do tipo. Geralmente eu gosto da imagem assim da foto da esquerda que você postou.

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    mastershadow · 23 days ago · 1 ponto

    Scanlines e Tv tubão é vida

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    thecriticgames · 23 days ago · 1 ponto

    Nossa eu sempre acho esses filtros um porre de feios inclusive nos próprios exemplos das imagens, tirando o exemplo do jogo do Punisher, todos as comparações pra mim que deixaram comparando com o filtro e sem o filtro eu achei com o filtro muito pior (principalmente aquela do Richter :B) eu lembro que o jogo onde fui passar raiva com ele foi o primeiro Final Fight em sua versão de PS3, eles definitivamente não são pro meu gosto.

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    santz · 23 days ago · 1 ponto

    Efeitos de transparência realmente ganham vida com esse filtro, agora, eu, particularmente, não sou muito fã de scanline, fica parecendo tudo meio borrado. Pixel perfect é mais nítido, sei lá, gosto pessoal.

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    artigos · 23 days ago · 1 ponto

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

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    onai_onai · 23 days ago · 0 pontos

    Sinceramente eu não vejo tanta diferença assim na hora de jogar.

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    xch_choram · 22 days ago · 0 pontos

    Ainda acho feio

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