2017-07-22 21:48:25 -0300 2017-07-22 21:48:25 -0300

Evolução dos Jogos - Parte II

Single 3518608 featured image

Bom dia, boa tarde, boa noite e boa madrugada galera talkers…

Estou continuando a saga da evolução dos jogos, comentando sobre minha opinião e o que acabei vivenciando nesses longos anos que jogo.

Na primeira parte, comentei dos primeiros jogos que foram lançados, a grandes empresas que lançaram seus primeiros video games, Magnavox Odyssey, Atari, NES, Master System, SNES e Mega Drive.

Lembrando que a SEGA, acabou lançando vários modelos de seus principais consoles, Master System e Mega Drive.

O mais legal foi o upgrade que a SEGA tentou fazer no Mega Drive, lançando acessórios para mantê-lo a mais tempo no mercado e desbancar seu rival da Nintendo o SNES. Com versões lançadas do Mega-SEGA CD, Mega 32X, tentativas de ingressar rápido no mercado dos 32 bits, foi uma grande ideia no qual a SEGA mais tarde lançou o sucessor SEGA Saturn.

E a galera que acabou adquirindo esses acessórios para o Mega Drive, acabou tendo novos títulos e jogos, assim também tivemos uma leve diferenciação em sua jogabilidade, gráficos um pouco melhorado. Embora que os jogos lançados na época, eram os mesmos que a pessoa possui, até mesmo em locadoras, eram poucas que aderiram em alocar os jogos da nova plataforma da SEGA.

Nesta imagem: Mortal Kombat II - da esquerda Mega Drive e o da direita Mega 32X

Eram poucos jogos exclusivos da própria plataforma, claro que sua tecnologia e investimento estavam em cima do novo sucessor para era 32 bits que foi o SEGA Saturn.

Também tivemos uma grande parceria entre duas gigantes, Nintendo e a Sony, que com primeiro intuito da Sony, foi o protótipo do que é o PlayStation para o Super Nintendo, para que seu console rode jogos em mídia de CD.

Parceria que não vingou por conta da própria Nintendo que acabou fechando uma parceria com a Philips, que mais tarde veio o console que pela primeira vez no mercado de videogames, e começar a brigar com 2 gigantes no mercado SEGA e Nintendo, mostrou do que foi capaz.

Entrando na era de 32 bits (finalmente), tivemos a iniciante Sony com seu PlayStation no mercado e lançando jogos com nova jogabilidade e gráficos inovadores, assim como a SEGA que veio com seu novo console Saturn, e a Nintendo mais tarde lança seu novo console o Nintendo 64.

Para muitos que leem este artigo, esta foi a geração no qual muitos começaram a conhecer os jogos de videogames, e a geração do NES e Master System já começaram a amadurecer e ter um entendimento maior, e poder de crítica boas para poder comentar com os amigos, primos e outras pessoas.

A evolução do jogo deu um salto maior, em sua jogabilidade e gráficos que muitos mesmos pensavam que estavam vendo que o futuro ia ser aquilo que mostravam, e que não haveria como evoluir mais.

A imagem por si só já fala, no jogo Super Mario 64, a inovação e diferença dos jogos na plataforma 16 bits é um salto maior, mostrando uma visão frontal em 3ª pessoa, fora a liberdade em explorar o cenário, mostra uma grande evolução no jogo, gráficos e jogabilidade.

Com evolução da tecnologia, tudo o que pensávamos naquela época em ter no jogo, ali já era possível de acontecer.

Em meados do lançamento do Sony PlayStation (1994), Sega Saturn (1994) e Nintendo 64 (1996), para muitos é onde conheceram os consoles de videogames, e as videolocadoras alugavam horas de jogatinas para muitos que leem este artigo. Ainda no mesmo espaço dos consoles de 8 e 16 bits, estavam apresentando-se e mostrando que o futuro já havia chegado e se instalado.

Tanto que isso gera um outro assunto que é de Nascimento e Morte dos Consoles, o quanto tempo eles duram, e o que eles tanto trazem ao relembrarmos, mas isso fica para um novo artigo que escreverei mais para frente.

O nível de qualidade de jogos que saíram nesta época, foi de extrema qualidade e traz nostalgia para muitos. Quem não se lembra dos sustos ao jogar Resident Evil 3 Nemesis, ao passar pelo corredor e do nada o Nemesis pular e quebrar a janela? Aquela fase treta do Mega-Man X6 onde você descobriu que tem que utilizar a armadura ninja do X para passar dos espinhos? Entrar na fase com o Mario e sair escorregando no tobogã e coletar todas as moedas e estrelas para concluir a fase? Saber escolher a resposta correta para prosseguir no jogo com o Cloud em FFVII?

Outros fabricantes se aventuraram em trazer consoles de peso, mas com as 3 gigantes na batalha de titãs, não houve muito espaço, até porque eles nem sabiam como começar ou tentar pegar uma parte da fatia do bolo e poder concorrer com eles.

O console 3DO (lançado em 1993), veio numa junção de parceria de 3 empresas: Sanyo, LG e Panasonic, e trouxe uma inovação em seus jogos, totalmente diferentes de seus concorrentes, jogos como: Gex, Road Rash, Road & Track The Need For Speed, Super Street Fighter II X, Crime Patrol, Demolition Man, Space Hulk, entre outros títulos.

A Atari, ela tentou voltar ao mercado e brigar com os gigantes lançando seu console o Jaguar, que lançou o marketing informando que seu console possui 64 bits, sendo que na verdade ele possui 32 bits. Com jogos inovadores, trouxe uma lista de jogos totalmente para atrair seu público que não vingou muito, entre eles tivemos títulos como: Alien vs Predator, Atari Karts, Battle Sphere, Doom, Double Dragon V The Shadow Falls, Dragon: The Bruce Lee Story, Flashback, Highlander, International Sensible Soccer, Kasumi Ninja, NBA Jam Tournament Edition, Pitfall The Mayan Adventure, entre outros.

O Atari Jaguar foi descontinuado em 1996, onde seus números de vendas não foram muito favoráveis para a empresa que se empenhou a lançar jogos para as plataformas existentes.

Tivemos outras empresas que tentaram entrar na competição, mas com a briga acirrada entre SEGA X Nintendo X Sony, não abriu muito espaço do mercado para estas companhias, que refletem em jogabilidades.

Abrindo “Aspas”

Neste meio de pesquisas, acabei deixando de lado um console importante da indústria dos games, que trouxe jogos importantes que são mencionados até hoje pela galera e sempre aquele fliperama da esquina (se é que algum exista) tem seus jogos.

O console que trouxe uma inovação, se tratando de jogos de luta foi a NeoGeo, que trouxe 2 tipos de consoles nas gerações de 16 bits e 32 bits. O primeiro console utilizava cartuchos igual ao SNES e Mega Drive, lançado em janeiro de 1990.

Seu segundo console de 32 bits, veio com mídia CD e lançado em 1994, e teve uma boa aceitação de seus fãs. Único problema era seus loadings eternos, que muitos falavam que dava para você estourar pipoca e tomar um banho e o jogo não carregou ainda.

E na virada do Bug do Milênio, onde todos estavam com medo da data dos computadores virarem de 1999 para 1900, onde não ocorreu isto.

Tivemos uma nova geração no começo dos anos 2000 com novos lançamentos, o que não imaginávamos que poderia ocorrer nos consoles, foi grande marco na indústria dos videogames, onde o mundo acabou virando os olhos para os jogos e consoles.

Vamos falar hoje do pioneiro da geração de 128 bits, que foi a SEGA que veio com seu novo sucessor. Falamos do Dreamcast, que veio antes dos anos 2000, lançado em novembro de 1998. Trouxe jogos inovadores, gráficos melhorados e sua jogabilidade também veio arrasando.

Batendo de frente na novata Sony com seu PlayStation e a Nintendo com seu N64, trouxe jogos memoráveis como Dead or Alive 2, Shenmue (que muitos idolatram este jogo), Resident Evil Code Veronica, Sonic Adventure, Crazy Taxi, JetSet Radio entre muitos outros.

A linha de tempo que surgiu desde o primeiro jogo lançado e seu console, até o momento, foram um salto enorme, o que fez com que a indústria de videogames pensasse de forma totalmente diferente com relação, e ao invés de diversão, também um meio para fazer com que estudos se formassem em cima de games.

O Mercado de games teve um impacto significativo quando a era dos 128 bits entrou, trazendo novos e potentes consoles de mesa, fazendo com que assim, aquilo que a anos passado por gerações, trouxesse uma nova menção e significado para todos o que vemos.

No começo dos anos 2000, a Sony PlayStation já veio com apostas grandes com seu segundo console lançado no mercado o PlayStation 2, vindo logo em sequência a mais nova novata a querer uma fatia do bolo do mercado de games a Microsoft com o XBox, a Nintendo segurou um pouco lançando no ano seguinte seu Game Cube e como de praxe de seus consoles a mídia proprietária dela o Gamecube Optical Disc.

A grande leva de games que foi lançada nesta geração, marcou muitas gerações old gamers, e nova gerações foram criadas nos lançamentos destas poderosas máquinas de entretenimento, a grande variedade e biblioteca de jogos que ambas trouxeram.

As first parties das empresas investiram pesados e trouxeram grandes nomes como God of War II para PlayStation 2, Pokémon Colosseum para Game Cube e quem diria, a Microsoft apostando em um game de PC para seu console o mais famoso em FPS, Counter Strike para XBox.

http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)God of War II - Playstation 2

http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

Counter-Strike - XBox

http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

Pokemon Colosseum - Game Cube

Seja você meu caro que começou jogando lá no começo dos anos de 1970 ou que começou recente na era atual que temos hoje com XBox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, não importa qual a era que você iniciou, qual o console que te marcou, ou qual jogo que é simplismente o mais foda de todos os tempos.

O que venho trazendo para vocês, não é uma pesquisa oficial, até porque todos podem fazer este tipo de pesquisa e iniciar sua opinião.

A grande questão no qual temos que agradecer a grande guerra de consoles que todo ano as fabricantes trazem, a cada conferência, a cada feira, a cada novidade. Temos que ter a mente sempre aberta que a evolução dos jogos não para. Vamos ter sempre novidades para acrescentar para nós, termos experiências no qual você anos seguintes poderá falar para seus filhos, amigos netos, ou outra geração.

Informa que os jogos que temos nos dias atuais, vieram graças a mentes brilhantes, e a evolução da tecnologia dos games.

Ou você ainda vai manter a mente pequena e ficar criando atrito com seu amigo dizendo que jogo X e melhor que jogo Y?

Pense bem, , evolua a sua mente e deixe seus comentários abaixo informando, o que você participou e o que te lembra dessa grande evolução de jogos que crescerá mais.

@armkng

Micro Machines V3

Platform: Playstation
32 Players

32
  • Micro picture
    santz · over 1 year ago · 1 ponto

    Foi ai que mudei da Nintendo para o Sony. Uma curiosidade que ouvi falar nesses últimos meses é que não existe geração 128 bits. paramos na era 64 bits, assim como os computadores. O que temos é a evolução dos núcleos dos processadores, velocidade de processamento, memória, etc. O Dreamcast, por exemplo, utiliza um processador de 32 bits.

  • Micro picture
    artigos · over 1 year ago · 1 ponto

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    1 reply
  • Micro picture
    kess · about 1 year ago · 1 ponto

    Lembro de um dos maiores "ismos" da época das locadoras, bem nesse período da evolução... a dona da locadora havia adquirido o Dreamcast, e apostava que seria o grande videogame da vez, e se recusava a comprar o PS2, pq achou que não vingaria... hahahah... ledo engano...

Keep reading → Collapse ←
Loading...