artigos

Persona para divulgação de artigos em destaque

You aren't following artigos.

Follow him to keep track of his gaming activities.

Follow

  • 2021-08-27 10:18:17 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Hall da Fama: Sid Meier

    Medium 3879836 featured image

     O segundo programador condecorado com o prêmio Hall da Fama pela DICE foi o canadense Sid Meier. Ele cresceu nos EUA e se formou na faculdade de Michigan na área de ciência da computação. Depois de criar sistemas para caixas registradoras, ele comprou um Atari 800 em 1981 e percebeu que poderia usar programação para criar jogos. Ele se uniu a Bill Stealey, que tinha o mesmo interesse, e fundaram a MicroProse. Após alguns jogos menores, a companhia começou a se destacar na criação de simuladores de voo. Começou com Spitfire Ace em 1982, depois teve o clássico F-15 Strike Eagle e o simulador de submarino Silent Service. Todos esses jogos tinham uma dose de estratégia em combate e gráficos em 3D incríveis para um computador 8bit.

     Muitos desses jogos foram comercializados com a foto de Meier na embalagem e em 1986, eles decidiram colocar o nome de Sid Meier no seu próximo jogo: Pirates!. A estratégia deu muito certo e se repetiu para o próximo jogo de estratégia da companhia. Railroad Tycoon foi inspirado em sucessos como SimCity e era um simulador de criação e gerenciamento de ferrovias. Mas foi em 1991 que o nome Sid Meier realmente explodiu no mercado com o grande sucesso de Civilization. Na época, se tornou o jogo de estratégia e gerenciamento de referência no mercado e recebeu vários prêmios e continuações ao longo dos anos, como Civilization II e a versão multiplayer para se jogar através da internet, o CivNet, todos carregando o nome de Sid Meier.

     Em 1993, a MicroProse se tornou pública e se fundiu à Spectrum HoloByte. Sid Meier ficou insatisfeito com a nova direção da companhia e fundou uma nova empresa em 1997, a Firaxis Games. Ele continuou projetando jogos de estratégia do mesmo estilo e passou a colocar seu nome no título de todos os jogos lançados. Sid Meier foi considerado uma das pessoas mais importantes e influentes na indústria de videogames em várias publicações da época. Seu estilo de design para os jogos era sempre tentar tornar aquela experiência a mais divertida possível e descartar todo o resto. Saber distinguir o que é divertido em um jogo de estratégia e gerenciamento não é uma tarefa fácil, mas Sid Meier conseguia entregar isso.

    @andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @warconnor, @romline5, @dantlast [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

    50
    • Micro picture
      thecriticgames · 28 days ago · 4 pontos

      O cara tem jogo pra tudo, é tipo Tom Clamcy

      2 replies
    • Micro picture
      artigos · 20 days ago · 3 pontos

      Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    • Micro picture
      andre_andricopoulos · 28 days ago · 2 pontos

      Comercializado com a foto do MEIER...ae é vacilo. Melhor só o nome mesmo... Esse cara "fez nome" no mundo dos games...meu irmão adora "os jogos dele..."

      1 reply
  • 2021-08-25 18:36:00 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Pérolas Exclusivas #5 - Sega (Parte 1)

    Medium 3877594 featured image

    Mês de Agosto terminando, e chegamos a última quarta-feira do mês, e também a mais um episódio de Pérolas Exclusivas. Neste episódio, abrimos a biblioteca de pérolas da SEGA.

    1 - Bonanza Bros.

    Lançado em 1990 para arcades, e posteriormente para Master System e Mega Drive, Bonanza Bros. traz uma dupla de ladrões chamados Robo (de vermelho) e Mobo (de azul), que invadem prédios para roubar jóias e dinheiro, evitando os guardas.

    O jogo poderia ser jogado tanto sozinho, quanto com um amigo, o que aumenta a diversão na jogatina. Além da versão dos arcades e dos consoles da SEGA, Bonanza Bros. foi adicionado em diversas coletâneas da SEGA, como Sonic's Ultimate Genesis Colletcion (PS3) e SEGA Mega Drive & Genesis Classics (Multi).

    A dupla Robo e Mobo foram até personagens jogáveis em Sonic & Sega All-Stars Racing (2010).

    2 - Fantasy Zone

    Antes de Sonic e de Alex Kidd, a principal mascote da SEGA foi o Opa-Opa, personagem principal do jogo Fantasy Zone, lançado em 1986 para arcades, e depois portado para Master System.

    Trazendo um personagem curioso e uma jogabilidade inspirada nos clássicos "jogos de navinha", Fantasy Zone criou uma sub-categoria do gênero shoot 'em up: os cute 'em up. Outro jogo que também entra nesta linha é TwinBee, lançado um ano antes, tendo alguns elementos que foram usados como inspiração para o jogo da SEGA.

    Após a versão do Master System, Fantasy Zone ganhou outras versões para outras plataformas, como a de Playstation 2, como parte da linha Sega Ages. Em 2010, Opa-Opa foi personagem jogável em Sonic & Sega All-Stars Racing.

    3 - Ristar

    Um dos primeiros trabalhos da Sonic Team, Ristar foi lançado em 1995 para Sega Genesis/Mega Drive. O jogo se passa em uma galáxia muito distante, onde um pirata espacial malígno chamado Kaiser Greedy planeja dominar todos os planetas da galáxia através do controle mental. Nisso, os habitantes do Planeta Neer pedem por um herói para salva-los, e a "mãe das estrelas" envia um de seus filhos, o Ristar, para derrotar o mal.

    Por ter sido lançado no final da vida do Mega Drive, Ristar foi quase esquecido pelo público, até ser inserido em coletâneas lançadas para diversas plataformas, inclusive uma versão adaptada para dispositivos móveis. Em Sonic & All-Stars Racing Transformed (2012), Ristar aparece balançando a bandeira na largada e na chegada das corridas.

    4 - Burning Rangers

    Outro trabalho feito pela Sonic Team, Burning Rangers foi um dos títulos menos conhecidos do Sega Saturn. Lançado em 1998 para o console 32-bits da SEGA, o jogo é focado em um grupo de bombeiros de elite, chamado justamente de "Burning Rangers", focado em contenção de incêndios e resgate de pessoas.

    Apesar do jogo não ter tido sucesso, Burning Rangers esteve presente no jogo Sonic & All-Stars Racing Transformed (2012), tendo uma pista temática e sua música é uma versão remixada de "We Are Burning Rangers", música mais conhecida do jogo original.

    Um remake de Burning Rangers está sendo feito por um fã, e o resultado está sendo satisfatório.

    5 - Space Channel 5

    Na cultura pop, quando ocorre uma invasão alienígena, é comum que chamem forças especiais para conter a invasão. Em Space Channel 5, essa regra não se aplica. Lançado em 1999 para Sega Dreamcast, Space Channel 5 coloca você na pele de Ulala, uma repórter que é enviada para investigar uma invasão de seres alienígenas chamados Morolians, que querem obrigar os humanos a dançar.

    Todo o sistema de "combate" do jogo envolve o jogador executar os mesmo movimentos que os aliens, como ir para as direções (direita, esquerda, cima e baixo) e "atirar" (ou "chu"), para assim libertar os humanos do transe.

    Space Channel 5 ganhou uma continuação chamada Space Channel 5 Part 2, jogo lançado em 2003 para Sega Dreamcast, 2 anos após descontinuação do console. E em 2020, foi lançado um jogo em VR chamado Space Channel 5 VR: Kinda Funky News Flash! para Playstation VR. A personagem Ulala participou de vários jogos crossovers da SEGA, como Sega Superstars Tennis (2008), Sonic & Sega All-Stars Racing (2010) e Sega & All-Stars Racing Transformed (2012).

    27
    • Micro picture
      artigos · 30 days ago · 2 pontos

      Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    • Micro picture
      thecriticgames · 30 days ago · 2 pontos

      Fantasy Zone e Bonanza Bros são muito legais, o segundo é um otimo exemplo de co-op com originalidade.

      1 reply
    • Micro picture
      _gustavo · 29 days ago · 2 pontos

      SEGA sempre teve séries excelentes descobri umas coisas obscuras bem legais uns tempos que tava atrás de emular máquinas japonesas, muitos games que possivelmente chegariam ao Dream se ele não tivesse a morte precoce que teve.

      1 reply
  • 2021-08-13 08:55:41 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Neo Geo Pocket Color: O portátil da SNK

    Medium 3878003 featured image

     Para competir com o GameBoy, a SNK lançou o Neo Geo Pocket em 1998. O portátil trazia uma tela monocromática, um direcional stick digital de 8 direções clicável e dois botões de ação. Tinha uma tela com resolução de 160x152px, CPU Z80 de 8-bits, 12 KB de RAM e um chip SN76489 para som. Ele foi lançado exclusivamente no Japão e logo se tornou um fracasso comercial retumbante. A SNK abandonou o portátil no ano seguinte e apenas 10 jogos foram lançados para ele. Os destaques ficam por conta dos jogos luta adaptados para o portátil, como Samurai Shodown e King of Fighters R-1, mas também teve alguns jogos de puzzle e esporte, como Puzzle Link, Neo Geo Cup 98, Baseball Stars e Pocket Tennis.

     Em março de 1999, a SNK lança o Neo Geo Pocket Color para fazer frente ao GameBoy Color. O novo modelo trazia retrocompatibilidade com os jogos anteriores e uma tela colorida, mas sem retroiluminação. O molde e a disposição dos botões é idêntico à versão monocromática. O hardware era levemente superior e era capaz de 40 horas de jogo com um par de pilhas AA. Essa versão foi lançada nos EUA com um grande marketing da SNK e foi muito bem recebida pela crítica, mas era notável que não teria como fazer frente ao portátil da Nintendo. No Japão, onde era mais bem sucedido, a SNK lançou uma nova versão em outubro do mesmo ano, o New Neo Geo Pocket Color, um pouco menor e com um sistema de som aprimorado.

     A biblioteca de jogos do portátil era até bastante promissora. A maioria dos títulos eram versões dos Arcades da SNK, mas também teve muitos jogos originais e apoio a third parties, como a Capcom, Taito e Namco. Os maiores destaques foram o divertido Metal Slug 1st Mission, o crossover SNK vs. Capcom: Card Fighters Clash e o incrível Sonic the Hedgehog: Pocket Adventure. A companhia fez uma parceria com a Sega para que o cabo de conexão pudesse ser usado no Dreamcast e desbloquear alguns extras em jogos disponíveis, como por exemplo, adicionar os pontos do portátil King of Fighters R-2 na versão doméstica de The King of Fighters ‘99 e Evolution.

    @andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @warconnor, @romline5 [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

    54
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · about 1 month ago · 3 pontos

      Nunca fui muito fã de portáteis... mas é maravilhoso para nos acompanhar em viagens ou filas...

      2 replies
    • Micro picture
      thiagobrugnolo · about 1 month ago · 3 pontos

      Incrível como nenhum desses portáteis da década de 90 vingou, a não ser os da Nintendo.

      5 replies
    • Micro picture
      thecriticgames · about 1 month ago · 2 pontos

      Esse portatil é repleto de titulos maravilhosos, lembrando que ele ta cadastrado no alva.

      1 reply
  • 2021-07-30 08:45:41 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Os MODs mais importantes dos anos 90

    Medium 3876326 featured image

     MOD é um termo usado pela comunidade que consegue alterar algum elemento de um jogo pré-existente. Tudo começou na década de 80, com o lançamento de EAMON, que era uma espécie de engine para permitir que cada jogador criasse sua própria aventura de RPG por texto. Seguindo essa linha, várias companhias lançaram jogos com ferramentas de criação, como foram os casos do Pinball Construction Set, Thunder Force ConstructionLode Runner, 3D Construction Kit e mais uma dezena de jogos do tipo. Ainda que fossem jogos voltados para criação, havia também alguns fãs que conseguiam modificar os jogos acessando o código fonte original e adicionar alguma coisa para mudar a aparência ou algum elemento na jogabilidade.

     Mas foi a partir dos anos 90 que a cena MOD ganhou força e id Software teve grande influência nisso. A série Commander Keen foi uma das pioneiras a trazer o modelo de distribuição Shareware e por conta disso, vários fãs foram capazes de criar ferramentas de edição de níveis e distribuir em disquetes. Wolfenstein 3D também foi pelo mesmo caminho e logo nasceram modificações que ficaram bem populares, como Ken’s Labirinth, Corridor 7 e o Super 3D Noah’s Ark. A id Software resolveu abraçar essa comunidade e criou uma ferramenta para o seu próximo lançamento, Doom. Os fãs agora tinham acesso aos arquivos bases do jogo através dos WAD e a cena MOD cresceu de tal forma que mudou para sempre a indústria de videogames.

     A partir da engine de Doom e Doom II, dezenas de MODs foram criados. Os que mais se destacaram foram um MOD completo de Star Wars, Aliens TC, Batman Doom, Chex Quest e o infame Harris Level do estudante responsável pelo Massacre de Columbine. A id Software chegou a lançar CDs com compilações dos melhores MODs de Doom em Masters Levels e Ultimate Doom. O próximo grande FPS da companhia foi Quake, que também foi projetado para permitir MODs de maneira ainda mais fácil e intuitiva graças à linguagem QuakeC. Os MODs mais conhecidos que surgiram a partir daí foram os multiplayers Team Fortress, Rocket Arena e Threewave Capture the Flag, além dos single player Arcane Dimensions que trazia várias melhorias, Malice e o curioso X-Men: The Ravages of Apocalypse.

     Quake II também recebeu muitos MODs da comunidade, como o Action Quake 2 com modo deathmatch completo. Duke Nukem 3D foi outro grande sucesso de MODs, como o Duke Nuclear Winter, Duke!Zone e o insano Duke Assault com mais de 1500 fases criadas pela comunidade. Half-Life é outro jogo que foi lançado com diversas ferramentas para modificações. Dezenas de MODs foram criados a partir da GoldSrc, com destaque para Day of Defeat, Team Fortress Classic, Action Half-Life, Firearms e USS Darkster, além de outras opções mais curiosas, como Natural Selection, que trazia elementos de RTS e o Sven Co-op, que permite vários jogadores simultâneos no modo campanha do jogo. Mas o MOD mais famoso, sem sombra de dúvidas, foi o lendário Counter-Strike, que será mais detalhado em outro post.

    @andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @warconnor, @romline5 [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

    48
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · about 2 months ago · 4 pontos

      E aquele Wolverine na imagem? 😁😁😁

      4 replies
    • Micro picture
      artigos · about 2 months ago · 3 pontos

      Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    • Micro picture
      bobramber · about 2 months ago · 2 pontos

      Excelente texto!!! Chegou a jogar todos os MODs citados ou ao menos ver como era?

      1 reply
  • gradash Elton Gradash
    2021-07-27 17:20:30 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Os 10 MMO mais jogados do mercado

    Medium 3875939 featured image

    Para esta lista eu vou excluir os jogos que não são MMOs como é o caso por exemplo como Destiny, Warframe, Connan Exiles, etc uma vez que eles não são jogos massivos, e sim são mais próximos de um coRPG (jogos instanciados no qual você pode jogar com outros jogadores mas o número de jogadores jogando juntamente com você e com capacidade de interagir com você é limitado).

    Sobre os dados, a média de jogadores diária se refere a quantidade de jogadores que jogam todos os dias, os jogadores ativos são os que jogam com frequência, pelo menos algumas vezes por semana.

    Você também pode notar que os valores não batem no rank, por exemplo com o WoW obliterando o FF14 e mesmo assim o mesmo ficando na frente, o que determina o local do jogo no Rank são vários fatores, atividade, crescimento, total de jogadores, etc.

    Lembrando que os dados também não se referem na facilidade de encontrar jogadores para jogar junto, alguns jogos que estão mais abaixo na lista tem uma população perceptiva muito superior que os acima, como o caso de Elder Scrolls Online, Guild Wars 2 e EVE Online uma vez que eles usam o sistema de Mega-Server, o que faz todos os jogadores atuais jogarem juntos, enquanto outros jogos como o FF14 possuem um sistema de servidor extremamente restritivo, que não só servidores, ele ainda possui divisão por data-centers, o que faz alguns servidores serem muito lotados e outros muito vazios.

    Apesar de impedir que você jogue com seus amigos caso seus personagens estejam em servidores diferentes, em FF14 você ainda pode convidar um amigo para jogar no seu mundo ou vice-versa desde que ambos compartilhem o Data-Center.

    Outros possuem servidores mas mantém o jogador livre para transitar entre eles, como o Black Desert Online.

    Os dados levam em consideração a soma de todas as plataformas que o jogo esteja disponível (PC, Consoles, Mobile, Steam), o Steam é colocado como plataforma em separado devido que jogos presentes na loja da Valve possuem maior visualização por parte do público, muitos jogos que estavam em baixa tiveram crescimento explosivo após o lançamento na loja da Valve.

    Então vamos a lista.

    1 - FINAL FANTASY XIV: A Realm Reborn

    Lançamento: 2013

    Plataformas: PC, PS4, PS5, Steam

    Monetização: Jogo Pago, Expansões Pagas, Mensalidade, Cosméticos Pagos, Serviços de Conveniência de Conta Pago

    Nota: Free Trial disponível, pode jogar até o LV60 (máximo LV80, vai subir para o 90 na próxima expansão) com acesso ao jogo base e primeira expansão, porém mercado, PvP algumas outras features são travadas. Porém se você comprar o jogo, perde acesso ao trial permanentemente, mesmo para personagens abaixo do LV60

    Média Diária de jogadores: 2.70 milhões

    Total de Jogadores Ativos: 28.39 milhões

    2 - World of Warcraft (Retail)

    Lançamento: 2004

    Plataformas: PC

    Monetização: Jogo Pago, Expansões Pagas, Mensalidade, Cosméticos Pagos, Serviços de Conveniência de Conta Pago

    Nota: Trial disponível até o LV20, se a sua mensalidade vencer ainda poderá jogar o jogo com um personagem até este nível, Pode pagar a mensalidade com o dinheiro in-game

    Média Diária de jogadores: 3.31 milhões

    Total de Jogadores Ativos: 114.08 milhões

    3 - Old School RuneScape

    Lançamento: 2007 (relançado em 2013)

    Plataformas: PC, Steam, Android, iOS

    Monetização: Mensalidade (Opcional), Cosméticos Pagos, Serviços de Conveniência de Conta Pago

    Média Diária de jogadores: 2.09 milhões

    Total de Jogadores Ativos: 31.36 milhões

    4 - World of Warcraft (Classic)

    Lançamento: 2004 (Relançado em 2019)

    Plataformas: PC

    Monetização: Mensalidade

    Média Diária de jogadores: 1.48 milhões

    Total de Jogadores Ativos: 25.88 milhões

    5 - Elder Scrolls Online

    Lançamento: 2014

    Plataformas: PC, Steam, PS4, PS5, XONE, XSX

    Monetização: Jogo Pago, Expansões Pagas, Mensalidade (Opcional), Cosméticos Pagos, Serviços de Conveniência de Conta Pago

    Nota: Pode converter o dinheiro in-game para a Moeda Paga dando acesso a todo o conteúdo pago do jogo exceto as expansões

    Média Diária de jogadores: 890.30 mil

    Total de Jogadores Ativos: 18.74 milhões

    6 - RuneScape

    Lançamento: 2007

    Plataformas: PC, Steam, Android, iOS

    Monetização: Mensalidade (Opcional), Cosméticos Pagos, Serviços de Conveniência de Conta Pago

    Média Diária de jogadores: 1 milhão

    Total de Jogadores Ativos: 15.05 milhões

    7 - Black Desert Online

    Lançamento: 2014

    Plataformas: PC, Steam, PS4, PS5, XONE, XSX

    Monetização: Jogo Pago, Cosméticos Pagos, Serviços de Conveniência de Conta Pago, Pay to Win

    Nota: Jogadores podem vender no mercado itens pagos permitindo que outros jogadores comprem tais itens

    Média Diária de jogadores: 855.30 mil

    Total de Jogadores Ativos: 11.25 milhões

    8 - Guild Wars 2

    Lançamento: 2012

    Plataformas: PC

    Monetização: Expansões Pagas, Mini-Expansões Pagas (Gratuitas para jogadores ativos), Cosméticos Pagos, Serviços de Conveniência de Conta Pago

    Nota: Jogo base completo gratuito com restrições de acesso ao mercado, Pode converter o dinheiro in-game para a Moeda Paga dando acesso a todo o conteúdo pago do jogo exceto as expansões

    Média Diária de jogadores: 552.50 mil

    Total de Jogadores Ativos: 14.54 milhões

    9 - Star Wars the Old Republic

    Lançamento: 2011

    Plataformas: PC, Steam

    Monetização: Mensalidade (Opcional), Cosméticos Pagos, Serviços de Conveniência de Conta Pago

    Média Diária de jogadores: 446.03 mil

    Total de Jogadores Ativos: 9.39 milhões

    10 - EVE Online

    Lançamento: 2003

    Plataformas: PC, Steam

    Monetização: Mensalidade (Opcional), Cosméticos Pagos, Serviços de Conveniência de Conta Pago

    Nota: Versão gratuita possui várias limitações em relação a progressão, Jogadores podem vender no mercado itens pagos permitindo que outros jogadores comprem tais itens

    Média Diária de jogadores: 407.55 mil

    Total de Jogadores Ativos: 8.58 milhões

    Final Fantasy XIV Online: A Realm Reborn

    Platform: PC
    434 Players
    230 Check-ins

    31
    • Micro picture
      tecnologgamer · about 2 months ago · 2 pontos

      Até voltaria pro WoW clássico, mas me recuso a dar dinheiro pra Blizzard novamente.

    • Micro picture
      santz · about 2 months ago · 1 ponto

      Não sabia que o povo realmente gostava de simuladores de combate espacial MMO. E como teve RuneScape e Warcraft nessa lista. Realmente, são os mais famosos.

      1 reply
    • Micro picture
      artigos · about 2 months ago · 1 ponto

      Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • 2021-07-16 09:18:58 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    E3 de 1999

    Medium 3874461 featured image

     A maior conferência de games do mundo ganha sua edição de 1999, de volta para Los Angeles. Vamos começar pelos anúncios dos jogos de computador, que ganhava cada vez mais títulos exclusivos de peso. Free Space 2, Deus Ex, Black & White, Unreal Tournament, The Sims e Team Fortress 2 foram os jogos de maior destaque. Outro assunto bem comentado foi a disputa entre o Daikatana de John Romero e o Quake III de John Carmack. A Sony, líder do mercado, apresentou mais uma enxurrada de jogos para o PlayStation. Ape Escape, Gran Turismo 2, Crash Team Racing e mais uma porrada de jogos de terceiros, como Dino CrisisFinal Fantasy VIII, Tony Hawk’s Pro Skater, Resident Evil 3 e muitos outros.

     A Sony também anunciou que seu próximo console doméstico estava quase finalizado e seria lançado no ano 2000, prometendo rodar filmes em DVD e jogos com qualidade gráfica sem precedentes. A Nintendo também anunciou o Dolphin, seu próximo aparelho doméstico em parceria com a IBM e Panasonic, mas não houve nenhuma apresentação. Ela ainda focou no lançamento dos próximos jogos para o Nintendo 64, como Donkey Kong 64Super Smash Bros., Perfect Dark e Eternal Darkness. Com o grande sucesso de Pokémon nos EUA, ela também deu destaque para jogos do GameBoy Color, como Pokémon Yellow, Resident Evil GBC e Pokémon Pinball.

     Apesar dos esforços das outras empresas, quem mais se destacou no evento foi a Sega com o seu glorioso Dreamcast, que prometia ser lançado em 9/9/1999 a US $199,99. O novo console da companhia trazia jogos com qualidade absurda e demos jogáveis. Sonic Adventure, ShenmueThe House of the Dead 2Soul Calibur, Castlevania Resurrection e mais uma cacetada de jogos de esportes. O videogame parecia muito promissor, mas alguns jogadores optaram por esperar a chegada do próximo videogame da Sony. O evento contou com a participação de shows de David Bowie, o retorno da modelo da Lara Croft, uma apresentação de luta livre da WCW com direito a ringue e tudo mais. Foi mais uma E3 de sucesso.

    @andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @warconnor, @romline5 [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

    49
    • Micro picture
      mastershadow · 2 months ago · 3 pontos

      FFVIII,RE3.Perfect Dark, Sonic Adventure, Shenmue....meu deus que E3 lendária!

      2 replies
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · 2 months ago · 2 pontos

      Muitos jogos marcantes como DINO CRISIS, ETERNAL DARKNESS, SHENMUE, SONIC...

      Foi uma E3 "do barulho"...

      1 reply
    • Micro picture
      artigos · 2 months ago · 2 pontos

      Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • felipe_turesso Felipe Turesso
    2021-07-07 14:41:03 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Quem são os reis fundadores em Resident Evil 8: Village?

    Medium 3873328 featured image

    Certamente Resident Evil 8: Village possui um enredo fascinante e cheio de mistérios. Existem aspectos da estória que não possuem esclarecimentos no jogo, fazendo com o que jogador crie teorias. Por um lado, é algo interessante, mas por outro é um pouco decepcionante a ausência de explicações sobre certas coisas.

    De qualquer forma, assim como em Resident Evil 4, a estória de Resident Evil 8 ocorre em um vilarejo e existem dúvidas intrigantes. Quando e quem fundou este vilarejo? O que são as quatro estátuas gigantes? Qual a finalidade do Cálice do Gigante? É necessário buscar respostas para tentar solucionar este grande enigma.

    Eventualmente Ethan Winters, o protagonista, chega em uma caverna e, após conversar com a Velha e pegar a Chave de Asas, percebe-se que existe uma gravura na parede. Além de constar o símbolo da Umbrella Corporation, existem desenhos de possíveis monarcas, os brasões e nomes das famílias dos quatro lordes: Dimitrescu, Beneviento, Moreau e Heisenberg. O que isso significa?

    Ethan continua avançando até chegar em um local com estátuas enormes e uma construção no centro. Estas estátuas representam os mesmos monarcas que estão na imagem na caverna? Sim, quanto a isto não há dúvidas, mas o que é este local? De fato, são várias perguntas e podemos encontrar algumas respostas por meio de documentos e, obviamente, interpretações.

    Antes de tudo, é fácil perceber que o vilarejo é muito antigo. Ele aparenta estar parado no tempo, afinal, não apenas as casas são velhas, mas as próprias vestimentas dos moradores são antigas. Lembrando que a estória do jogo acontece no ano de 2021.

    Aliás, uma coisa que evidencia que o vilarejo é isolado, além das questões geográficas, é no documento “Diário de Ernest” localizado no Moinho do Otto. Nele consta que o Duque esporadicamente entrega jornais velhos ao Ernest, coisa que é proibida por Miranda, a líder do culto religioso que atualmente predomina no vilarejo. Mesmo sabendo disto, Ernest acha as novidades do mundo lá fora fascinantes e se arrisca a lê-las.

    Percebe-se o quanto Miranda deseja manter os moradores ignorantes sobre outras coisas do mundo, algo similar ao filme estadunidense “A Vila” de 2004.

    Apesar disto, existem documentos no jogo que reforçam a ideia de que este vilarejo é muito antigo, mais precisamente três documentos: “Os Labirintos”, “História da Vinicultura” e o “Diário do Oficial”.

    O primeiro documento está no Castelo Dimitrescu, mais precisamente no Cômodo do Comerciante:

    "Os Labirintos

    Labirintos de Norshteyn

    Norshteyn, um artífice do fim do século XIX, era considerado herege em sua terra natal. Ele vagou pela região até se acomodar em um vilarejo remoto.

    Ele criou 4 labirintos: o Castelo, A Casa na Colina, a Roda d’Água e a Torre de Ferro. Ao terminá-los, ele tirou a própria vida com um tiro na têmpora.

    (...)"

    Ao que tudo indica, Norstheyn era um artesão, ou seja, manufaturava objetos e chegou no vilarejo no fim do Século XIX, ou seja, entre 1890 e 1900. Devido os labirintos que construiu, possivelmente se inspirou nas construções que provavelmente já existiam no vilarejo como o castelo, a casa de Beneviento, o reservatório e a fábrica, afinal, com o advento da Revolução Industrial, fábricas já existiam neste período.

    O segundo documento está na Adega, também no Castelo Dimitrescu:

    "História da Vinicultura

    A vinicultura do Castelo Dimitrescu tem origem no século XV, muito antes dos atuais moradores do castelo.

    (...)"

    Devido o nome do castelo, é possível pensar em um primeiro momento que Alcina Dimitrescu vive no vilarejo há muito tempo, aliás, que sua família vive há séculos nesta região no Leste Europeu, porém sabemos que Dimitrescu é de fora do vilarejo e o castelo foi dado a ela, conforme ela mesma afirma em seu diário. O detalhe importante no documento “História da Vinicultura” é que a vinicultura do castelo, portanto, a fabricação de vinhos, começou no Século XV, ou seja, entre 1401 e 1500. Talvez este é o período em que o castelo foi construído e eventualmente a vinicultura começou.

    Deduz-se que o vilarejo já existia nesta época, sendo assim, o vilarejo foi criado no Século XV? É possível, mas ainda existe o terceiro documento no qual pode ser encontrado na fortaleza:

    "Diário do Oficial

    Enfim chegaram as ordens do Rei… “Recuar”.

    Frustra-me que tenhamos que deixar o forte na fronteira para os hereges. Se eu tivesse mais tempo, sei que poderia virar o combate.

    Não… Preciso ser sincero. É minha curiosidade que me une a este lugar.

    Há certas ruínas nos arredores que, segundo os nativos, são bem antigas.

    O local cerimonial com quatro estátuas gigantes. As cavernas com murais gravados nas paredes. A base de pedra que chamam “Cálice do Gigante”. De onde vieram os construtores destas obras? Para onde foram? É uma pena que tenhamos que abandonar o local sem descobrir."

    Infelizmente este documento não possui uma data ou citação de algum período, todavia, evidentemente a pessoa que escreveu este documento é de uma época em que as quatro estátuas gigantes já existiam e, possivelmente, o vilarejo. Aliás, o rei que esta pessoa se refere provavelmente não é um dos quatro monarcas que estão na imagem na caverna ou nas estátuas gigantes, haja vista suas dúvidas acerca das construções citadas.

    O diário deste oficial possivelmente é de uma época em que ocorria uma guerra entre duas ou mais civilizações e que possuíam divergências religiosas, afinal, o próprio oficial utiliza a palavra “hereges” para provavelmente se referir aos seus inimigos.

    Realmente não há como saber exatamente quando o vilarejo foi fundado, certamente foi em um período medieval, portanto, entre os Séculos V e XV.

    E quem são estes quatro monarcas? Conforme o jogador avança, é possível encontrar diversos tesouros e existem quatro que estão relacionados a estes quatro monarcas: a Taça de Cesare, o Cálice de Berengario, o Anjo do Padre Nichola e a Travessa de Guglielmo.

    A taça pode ser encontrada em um baú usando a Chave da Luiza. Na descrição consta que é uma “Taça antiga estimada por Cesare, um dos quatro fundadores”.

    O próximo tesouro é encontrado no túmulo de Claudia Beneviento no qual é protegido por um monstro extremamente forte e horrível. Na descrição consta que é um “Cálice antigo estimado por Berengario, um dos quatro fundadores”.

    O terceiro tesouro fica no Moinho do Otto e que também é protegido por outro monstro muito forte. Na descrição consta que é uma “Estatueta de anjo antiga, muito estimada por Nichola, um dos quatro fundadores”.

    Por fim, o quarto tesouro fica na fortaleza, após a batalha contra Urias. Na descrição consta que é um “Prato antigo estimado por Guglielmo, um dos quatro fundadores”.

    Claramente estes são os nomes dos quatro monarcas que fundaram o vilarejo séculos atrás. Analisando as artes conceituais do jogo, existe a arte chamada “Ruínas das Estátuas dos Quatro Reis” e o comentário do diretor de arte é muito pertinente: “Estátuas dos quatro reis com um cálice no centro. Antigamente, os reis, que fundaram o vilarejo, protegiam o cálice”.


    Diante disto, estes reis aparentemente se uniram e fundaram este vilarejo, mas por quê? Simplesmente queriam criar um reino ou império nesta região? As ruínas que existem na área da fortaleza e onde estão as estátuas gigantes indicam que esta localidade foi palco de conflitos entre povos de reinos diferentes. O próprio documento “Diário do Oficial” é uma prova disto. O castelo que hoje pertence a Alcina Dimitrescu evidentemente é muito antigo, existem vários locais tanto na fortaleza quanto no castelo que deixam isto cada vez mais claro.

    Na Estrada Deserta existem figuras desgastadas nas paredes, sendo assim, era um local religioso? Talvez uma espécie de igreja ou monastério? É possível. Estas figuras possuem uma similaridade com pinturas de Igrejas Católicas Ortodoxas.

    Certamente vários reinos surgiram e acabaram neste lugar desde quando os reis fundaram o vilarejo até o nascimento de Miranda. Ao finalizar o jogo, descobre-se que Miranda tinha o objetivo de ressuscitar sua filha, Eva, na qual faleceu em 1919 devido a gripe espanhola. Após descobrir sobre o Megamiceto, Miranda deu início a sua busca incessante de trazer Eva de volta independentemente das consequências. Ela transformou o vilarejo em um regime teocrático tirânico para concretizar seu objetivo.

    Apesar disto, ainda há uma dúvida que permanece: por qual razão os reis protegiam o Cálice do Gigante? Após Ethan coletar os quatro frascos que contêm partes de Rose e inseri-los no cálice, o mecanismo libera o enorme objeto. Analisando a descrição do item consta que é um “Cálice de pedra gigante para encaixe num pedestal. Há espaço para quatro frascos”.

    Depois que Ethan coloca o cálice no Campo Cerimonial, o mecanismo ativa uma espécie de elevador e eleva uma ponte para ir à fábrica de Heisenberg. Por meio do Diário de Miranda é descoberto que ela testou as capacidades regenerativas de Rose e por isto a dividiu e a reviveu no “regulador do Megamiceto, o Cálice do Gigante”.

    Dito isto, o Cálice do Gigante é um regulador do Megamiceto? É um dispositivo capaz de controlar o Megamiceto? Talvez um dispositivo que impede que o Megamiceto saia do subterrâneo e se espalhe pela superfície assim como acontece no final do game?

    Considerando que isto esteja correto, faz sentido os quatro reis protegerem o cálice. Isto significa que eles sabiam sobre o Megamiceto? Quem sabe, pode até ser. O Megamiceto existe desde a época medieval? É possível. Analisando o enredo de Resident Evil 4, mais precisamente o documento “Anotações do Castelão”, identifica-se algo interessante:

    "Anotações do Castelão

    Por muitos anos, a família Salazar serviu como os soberanos deste castelo. No entanto, nem tudo é brilhante, pois meu legado tem um passado negro.

    Há muito tempo, havia um grupo religioso com raízes profundas nesta região, chamados Los Illuminados. Injustamente, porém, o primeiro castelão do castelo tomou seus direitos e poderes.

    Como seguidor desta religião e como Oitavo Castelão, sentia que era meu dever e minha responsabilidade me livrar daquele pecado.

    Eu sabia que a melhor forma de me livrar do pecado era devolvendo o poder aos que o perderam uma vez, os Los Illuminados.

    Como esperado, isso levou pouco tempo, mas pudemos restabelecer as Las Plagas que estavam lacradas. Com este êxito, eu estava a um passo de reviver os Los Illuminados.

    A razão pela qual eu liberei as Plagas das profundezas do castelo e as dei para Lorde Saddler não foi apenas para pagar pelos pecados de meus ancestrais, mas tinha certeza de que o Lorde faria melhor uso deste poder para ajudar a salvar o mundo.

    (...)"

    Aparentemente as Las Plagas existem há séculos, afinal, passaram-se oito gerações dos castelões da família Salazar. Supondo que cada castelão durou 60 anos, portanto, um pouco mais de 400 anos de existência, e considerando que a estória de Resident Evil 4 ocorre em 2004, a família Salazar descobriu o parasita Las Plagas por volta da década de 1580? Talvez sim. É possível também que a descoberta das Las Plagas seja mais antiga ou não.

    Independente disto, tanto as Las Plagas quanto o Megamiceto são organismos que existem há séculos e que eventualmente foram descobertos e selados para que ninguém os utilizassem, pelo menos por um tempo.

    Talvez os quatro reis fundadores protegiam o cálice para que ninguém soubesse do Megamiceto e o usasse para seus propósitos, assim como Miranda fez. Talvez isto esclarece a razão de conflitos nesta região, ou seja, talvez alguns povos fossem guiados por lendas que diziam que neste local há uma fonte de algo especial. Infelizmente Miranda encontrou o Megamiceto por acaso, dando origem ao enredo de Resident Evil 8: Village.

    Obviamente isto tudo é uma teoria. Mesmo se estiver correta, faz sentido não existir uma explicação sobre as estátuas gigantes, o Cálice do Gigante e a fundação do vilarejo, afinal, já se passou tanto tempo que ninguém mais sabe.

    Outra questão interessante é que alguns argumentam que Dimitrescu, Beneviento, Moreau e Heisenberg são descendentes dos quatro reis fundadores, ou seja, cada rei tinha sua dinastia e os atuais lordes são os atuais chefes destas supostas casas reais. Embora seja uma teoria interessante é difícil de aceitá-la devido a falta de evidências. Uma coisa que vai contra esta tese é o fato de a Dimitrescu ser de fora do vilarejo, ou seja, se ela fosse efetivamente descendente de um dos reis seria uma moradora do vilarejo desde sempre.

    Apesar disto, qual seria a razão dos nomes e símbolos das famílias Dimitrescu, Beneviento, Moreau e Heisenberg estarem na imagem na caverna? Talvez Miranda tenha escrito os nomes das famílias e criado seus respectivos símbolos e os colocado na parede para demonstrar a divindade dos quatro, portanto, algo relacionado ao seu culto. Talvez os quatro lordes sejam apenas uma alusão aos reis fundadores que comandavam a vila assim como os quatro lordes o fazem atualmente.

    De qualquer forma, presume-se que os quatro lordes não são descendentes dos reis fundadores.

    Dito tudo isto, conclui-se que possivelmente o vilarejo foi fundado entre o Século V e XV pelos quatro reis, Cesare, Berengario, Nichola e Guglielmo, pois descobriram o Megamiceto e criaram o Cálice dos Gigantes para impedir que este organismo se espalhasse pela superfície. O castelo provavelmente foi construído no Século XV e as demais construções devem ter sido feitas aos poucos com o passar dos séculos.

    Talvez este assunto não seja algo tão importante para o enredo de Resident Evil 8, porém, devido os mistérios que permeiam o vilarejo, é um tema interessantíssimo que pode gerar discussões.

    Resident Evil Village

    Platform: Playstation 4
    50 Players
    40 Check-ins

    20
    • Micro picture
      artigos · 3 months ago · 2 pontos

      Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    • Micro picture
      kess · 3 months ago · 2 pontos

      Isso é uma das coisas menos explicadas, e os elementos para descobrirmos são os que apontou. De resto, sobra apenas especulação, de algo bem mal explicado, e que certamente data de muito antes do começo de toda a trama envolvida no desenrolar do game.

    • Micro picture
      jongamezon · 2 months ago · 2 pontos

      eu nao entendi foi nada desse village, o principal, o que é o cadou, miranda encontrou ele se nao me engano, e como ele foi parar la?

      2 replies
  • 2021-07-02 19:21:11 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Versões e acessórios do Sega Saturn

    Medium 3872698 featured image

     O Sega Saturn foi um console da Sega que não conseguiu se sustentar no mercado e teve poucos modelos ao longo dos anos. O original japonês lançado em 1994 tinha carcaça cinza e a versão americana, lançada no ano seguinte, tinha uma aparência similar, só que com tons de preto. Em 1996, a Sega lança um outro modelo no Japão, todo branco e com botões cinzas e a versão americana também seguiu essa nova carcaça, mas mantendo a cor preta em evidência. No Japão, onde o console deu mais certo, a Sega licenciou a fabricação para outras empresas, então foram lançados V-Saturns pela JVC-Victor e Hi-Saturn pela Hitachi. A própria Sega lançou uma última versão do Saturn em 1998, com uma carcaça transparente que mostrava os componentes internos.

     Assim como todos os consoles lançados, o Saturn também teve uma dezena de controles especiais. Dos controles oficiais da Sega, temos o clássico gamepad sem fio com conexão infravermelho. O 3D Control Pad, que traz um formato arredondado e um analógico para jogos em 3D. O Shuttle Mouse e Saturn Keyboard, para jogos portados de PCs ou orientados a teclado e mouse. Para tentar simular experiências de Arcade, a Sega lança mais alguns controles. Começando pelo Virtua Stick, com o formato de comandos de Arcade, o Virtua Gun, para jogos de pistola de luz, o Arcade Racer Joystick para jogos de corrida, o Saturn Twin-Stick para Virtual-On e o Mission Stick para simuladores de vôo e combate.

     Agora vamos trazer os periféricos lançados por terceiros. Dentre os vários controles com função de turbo, tem alguns bem curiosos, como é o caso do SBom Joycard, que trazia o Bomberman na carcaça, o Explorer, com um pegador cumprido, o Voyager, com um formato de três pontas bem singular e o The Maximizer, com um design parecido com Arcade, mas com botões bem fora do convencional. O SS Joypad AI permitia programar comandos em botões especiais e tem uma telinha de LCD auxiliar. O Rac-Con é um manche analógico com gatilho, o ASCII Grip X possui todos os botões do Saturn para jogar com apenas uma mão e por fim, o bizarro Densha de Go! Controller feito apenas para um jogo, um simulador de trem.

     Falando agora de acessórios diversos, temos o Taisen Cable, que permite conexão entre dois Saturns para jogar games multiplayer parecido com LAN. O 6 Player Adaptor era usado para jogos multiplayer para até 10 jogadores, usando dois desses periféricos. O Saturn teve alguns cartuchos especiais, como o Video CD Card, para reproduzir filmes em CD, o Extended RAM Cartridge para 1 ou 4 MB extra de memória para o console, e os cartuchos de modem para acessar o serviço de internet da Sega, o NetLink, mas ainda era serviços básicos, como e-mail, conteúdo para download, rank, etc. O Sega Saturn também teve um drive de disquete para armazenamento extra e a impressora Pri Fun para imprimir uma screenshot do jogo.

    @andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @warconnor, @anonim, @romline5 [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

    62
    • Micro picture
      artigos · 3 months ago · 3 pontos

      Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    • Micro picture
      andre_andricopoulos · 3 months ago · 2 pontos

      Nunca tive...mas joguei bastante SATURN na casa do meu primo...

      1 reply
    • Micro picture
      kess · 3 months ago · 2 pontos

      Seguindo a guerra da geração anterior, Nintendo X Sega, se a Sony não tivesse entrado no páreo, será que o Saturn teria ganho do N64?

      1 reply
  • 2021-06-18 09:09:31 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Dreamcast: A Sega dá inicio da Sexta Geração

    Medium 3870718 featured image

     Ainda que tenha feito sucesso no Japão, o Sega Saturn foi considerado um fracasso na quinta geração. Além de ter uma arquitetura complexa, o PlayStation da Sony ganhou o mercado graças a uma elaborada estratégia de preços e parcerias. A Sega pretendia dar o próximo passo para o futuro e duas equipes disputavam para ver quem iria criar o novo hardware para o console. A equipe da Sega da América estava criando o projeto Black Belt com uma arquitetura baseado em GPUs da 3Dfx e CPU PowerPC da Motorola, mas a Sega do Japão optou por adotar o projeto Dural após a 3Dfx revelar que estava desenvolvendo um novo processador para a Sega. Mais tarde, Dural se tornou Katana e trazia uma arquitetura PowerVR em parceria com a NEC e a Microsoft.

     Apesar do fracasso do sistema anterior, a Sega estava bastante confiante com a nova geração e lançou o Dreamcast em novembro de 1998 junto a uma massiva campanha de marketing. O novo console tinha uma arquitetura semelhante ao novo modelo de placa de Arcade da companhia, a Naomi. O console vinha equipado com uma CPU principal SH-4 da Hitachi de 32 bits orientado a gráficos de 128 bits com 1,4 GFlops, capaz de renderizar mais de 6 milhões de polígonos por segundo e vários efeitos de aprimoramento gráfico, como anti-aliasing espacial, filtragem trilinear, sombreamento e vários outros. Além disso, ele vinha com 16 MB de RAM principal, 8MB para texturas e um AICA da Yamaha capaz de gerar 64 vozes PCM ou ADPCM.

     Baseado no controle 3D especial do Sega Saturn, o novo gamepad do Dreamcast era gigante e com vários recursos revolucionários. Ele adotava o direcional em cruz, alavanca analógica, botões de ação num formato mais tradicional e um par de gatilhos traseiros. Assim como o controle do Nintendo 64, ele tinha slot para permitir certos periféricos. O principal deles é o VMU, uma espécie de Memory Card com uma tela de LCD e botões que lembram um GameBoy, só que muito menor. Além de gerenciar os saves, a telinha exibia informações extras dependendo do jogo. Os jogos vinham em um novo padrão de disco óptico, o GD-ROM. Parecido com um CD, ele era mais compacto e tinha até 1 GB de armazenamento.

     O console no Japão foi lançado com poucos jogos, mas a promessa era de muitos jogos de Arcade que fossem lançados nos próximos anos feitos na placa NAOMI receberia uma conversão perfeita para o Dreamcast. O maior destaque no lançamento do aparelho foi Sonic Adventure, um novo jogo do ouriço 3D em uma aventura incrível e gráficos belíssimos. Ainda sim, o jogo que mais vendeu no ano de 1998 foi o porte de Virtua Fighter 3, trazendo um novo sistema de combate entre times fantástico. O Dreamcast foi o primeiro videogame a vir com um modem já instalado no aparelho para permitir conectividade e jogos online, uma das maiores promessas da nova geração e que já era bastante comum em PCs.

    @andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @warconnor, @anonim, @romline5 [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

    60
    • Micro picture
      artigos · 3 months ago · 4 pontos

      Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    • Micro picture
      lgd · 3 months ago · 3 pontos

      Puder por as mãos tarde nele, em 2002 ou 2003, mas era uma maravilha. Não joguei muito jogos, mas o controle me agradou logo de cara.

      Joguei muito Crazy Taxi nele.

      1 reply
    • Micro picture
      thiagobrugnolo · 3 months ago · 2 pontos

      Vi o Dreamcast pela primeira vez em 1998 em uma feira de brinquedos em São Paulo que fui com um amigo e o pai dele, lá no stand estava rodando a tela de apresentação do Sonic Adventure, foi incrível, pois ele superava qualquer coisa que eu já tinha visto em relação a videogame na época.

      2 replies
  • 2021-06-04 08:57:01 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Hall da fama: Shigeru Miyamoto

    Medium 3868457 featured image

     A partir de 1998, a DICE Awards passou a premiar desenvolvedores na categoria de Hall da Fama e Shigeru Miyamoto foi o primeiro a ser homenageado. Nascido em Sonobe em 1952, o jovem Miyamoto gostava de explorar os arredores de sua casa e era fascinado por mangás. Estudou para se tornar um grande artista, mas seu pai conseguiu uma entrevista para ele ir trabalhar na Nintendo, uma companhia que vendia cartas e tinha começado a entrar no mercado de Arcade e jogos. Depois de criar as artes para o jogo Sheriff de 1979, Miyamoto atuou como desenvolvedor em Radar Scope. Esse jogo de nave foi um fracasso de vendas nos EUA e com a supervisão de Gunpei Yokoi, ele foi incumbido da tarefa de transformar as máquinas encalhadas em outro jogo.

     Foi a partir daí que nasceu o primeiro sucesso da Nintendo nos videogames, o antológico Donkey Kong. O jogo foi marco na indústria e na história dos videogames. Por conta disso, o criador de Donkey Kong e Mario trabalhou em outros projetos com esses personagens, como Donkey Kong Jr.Mario Bros., mas com o lançamento do Famicom, Miyamoto foi responsável por criar dois títulos que revolucionou a indústria como um todo. Super Mario Bros., o consagrado jogo que estabeleceu um novo paradigma de game design em jogos de plataforma, e The Legend of Zelda, jogo que deu ao jogador um vasto mundo para explorar e descobrir segredos por conta própria. Miyamoto se baseou em suas próprias experiências de explorar os bosques de Kyoto quando criança.

     A essa altura, Miyamoto já era o design de jogos mais respeitado na Nintendo. Suas ideias e conceitos sempre eram levados em conta e suas contribuições para os videogames continuavam moldando a forma de se criar jogos. Com o lançamento do Super Famicom, um novo departamento de desenvolvimento foi criado para dar suporte a nova plataforma e Miyamoto foi nomeado para ser líder da nova Nintendo EAD. Além de projetar o design do controle do novo videogame, vários jogos icônicos nasceram de várias ideias dele, como F-ZeroSuper Mario WorldA Link to the PastSuper Mario Kart e muitos outros. Ele também contribuiu com ideias para outros sucessos, como em Donkey Kong CountrySuper Mario RPGPokémon.

     Sua presença era tão importante para a Nintendo que o controle do Nintendo 64 foi projetado para se adequar a sua visão de mundo de como deveria ser um jogo de aventura em 3D e lançou então o revolucionário Super Mario 64. Seu legado para a indústria de videogames é imenso, introduzindo uma abordagem de design que coloca a diversão acima de todas as outras coisas em um videogame. Oferecer ao jogador uma experiência de liberdade e possibilidades ao mesmo tempo que ensina suas mecânicas dentro da própria gameplay. Shigeru Miyamoto pode ser considerado o desenvolvedor e design de jogos mais importante e influente de todos os tempos, sendo homenageado e admirado por toda a indústria de videogames até os dias de hoje.

    @andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @warconnor, @anonim, @romline5 [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

    52
    • Micro picture
      artigos · 4 months ago · 3 pontos

      Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    • Micro picture
      leandro · 4 months ago · 2 pontos

      Não vou aqui falar sobre ele, pois é "chover no molhado" e a matéria já disse todo seu legado, mas tenho que mencionar que o cara foi responsável por criar um jogo que deu fim ao crash dos consoles no maior mercado de vídeo games do mundo, falo de Super Mario Bros. Só isso ai seria o seu cartão de visitas para qualquer apresentação. Enfim

      1 reply
    • Micro picture
      thiagobrugnolo · 4 months ago · 2 pontos

      Grande Miyamoto, sua contribuição para o mundo dos games é de um valor incomensurável.

      2 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...