2016-04-20 20:28:59 -0300 2016-04-20 20:28:59 -0300
talk_to_the_hand Alessandro Almeida

Soundtracks !

Muito boa noite pra você que está aí sentado !

Hoje quero abrir uma discussão um pouco mais leve e descontraída.

Pra mim, a soundtrack de um jogo está intimamente relacionada com sua qualidade. A trilha sonora, juntamente com o design gráfico, são o que forma a alma do jogo. Uma boa trilha sonora contribui imensamente para toda a imersão e a identidade geral do jogo.

Hoje, o mercado que mais permite experimentação e criatividade no quesito música ( também em todos os outros na verdade) é o mercado de Indies. Eu também sou apaixonado por trilhas de jogos AAA 

(coffcoffzeldacoffcoff)

mas hoje quero dar uma atenção especial aos jogos independentes e suas trilhas criativas, inovadoras, estranhas e incríveis !

Dito isso, citarei aqui algumas de minhas trilhas favoritas e falarei um pouco sobre cada uma. Capiche ? Então bora

Braid !

O jogo todo é uma obra de arte. A trilha se encaixa perfeitamente com o design e toda a ideia do game ( apesar de que a trilha não foi feita especialmente para o jogo, e sim "pegada emprestada" !!! )

Com um tom mais erudito e geralmente não relacionado a games, o combo violino+piano fica perfeito para Braid !

Hotline Miami !

Com mais uma trilha não muito comum aos videogames, Hotline Miami permite que você exploda cabeças com um taco de baseball ao som de tecno dos anos 80 ! A trilha sonora ajuda a construir um ar de êxtase ao game, o que combina muito bem com a jogabilidade.

e pra fechar com chave de ouro....

Transistor !

Transistor orquestra jogabilidade e gráficos de maneira que cada música tenha um significado, um valor sentimental relacionado ao game. Além de ter um vocal fantástico, a trilha sonora de transistor é incrivelmente nostálgica !

Bom.

É isso.

Sei que não citei várias trilhas incríveis aqui, mas é aí que você entra caro leitor ! Diga nos comentários, quais trilhas faltaram aqui? quais são suas preferidas ? o que você acha que é o papel de uma trilha sonora num jogo ? qual sua importância ?

Manda bala.

@doctorlarry


18
  • Micro picture
    jokenpo · quase 3 anos atrás · 2 pontos

    As musicas são muito importantes é como tu disse é a alma do jogo. A soundtrack e jogo tem que combinar, assim como é o arroz e o feijão kkkk. Brincadeiras a parte eu gosto muito de ost de alguns jogos, tanto é que algumas delas eu tenho no celular. Pra mim uma soundtrack tem que me deixar empolgado e ter uma imersão na hora de jogar, como nos jogos de rpg, quando você esta em uma batalha e toca a musica de batalha (https://www.youtube.com/watch?v=rhXbFiDGHhk) e bem dificil não ficar empolgado com essa musica. Outra musica que é a ost ambiente do Super Metroid, tá certo que o jogo é em 2d, mas ela tem uma certa imersão (https://www.youtube.com/watch?v=5vYsVk23oxA). Se eu fosse colocar as soundtracks aqui o texto ia fica muito imenso, então fica essas duas mesmo.

    1 resposta
  • Micro picture
    armkng · quase 3 anos atrás · 2 pontos

    boa @doclarry
    A trilha sonora é um quesito importante em um game
    Grandes jogos hoje que existem, aquele saudosista ao ouvir a música da corrida em Top Gear já se arrepia...
    Uma luta no cenário do Japão em Street Fighter...
    Uma luta de batalha em Chrono Trigger, são elementos que identificam o game, faz a cara dele...
    Fora que música de ritmo frenético em um jogo plataforma como Rockman X6, que tem uma trilha sonora muito boa de se ouvir e que te empolga junto ao meio de inimigos, tiros, esquivas e outros...

    1 resposta
Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...