2020-01-04 16:00:12 -0200 2020-01-04 16:00:12 -0200
arbitergamer Cesar Borges da Silva

Video Game Burguês

Single 3767419 featured image

Video Game Burguês

Não sou um super colecionador. Na verdade me considero mais jogador mesmo. Tenho alguns consoles, games e vários itens para eles.

Recentemente consegui um Nintendo Switch, console que desejava a desde o lançamento, e estou bastante feliz com ele. Consegui alguns bons jogos originais, controle extra, mas o que tem me decepcionado bastante é o valor dos seus games e acessórios.

Entendo que o dólar alto favorece bastante esse aumento e que itens Nintendo em geral, são mais caros (ainda não entendi bem o porquê), mas os preços estão um absurdo!

Grandes jogos. Preços abusivos?


Os grandes exclusivos da plataforma, novos, estão custando, em média 300 reais novos em lojas físicas e com muito esforço consegue - se algum desconto e jogos usados estão na faixa de 200 reais e ports de jogos da geração passada são encontrados mais baratos.

É uma situação complicada para meros mortais trabalhadores e muitos desses acabam optando pela pirataria, baixando jogos grátis  ilegalmente na internet, arquivos de desbloqueios e inúmeros tutoriais pra ter seus lançamentos favoritos sem gastar nenhum tostão. 

Pirataria


Confesso que tive a oportunidade de comprar o Switch destravado, mas não o fiz, não por achar que preciso comprar original pra "ajudar" a indústria ou por ser "o correto a se fazer", mais sim por que coleciono mídias físicas originais a anos mesmo com a dificuldade de se encontrar itens com bons preços.

Tenho tentado buscar preços menores na internet, com amigos e até juntando uma grana vendendo itens que não uso mais pra ter alguns games que quero. Mas não é fácil. Na verdade chega a ser frustrante por conta dos preços abusivos.

Games que custam em média 60 dólares virem para o Brasil a 350 reais só pelo fato de ser Nintendo, não me parece justo. E olha que não estou falando de impostos e custos. 

Mesmos jogos e  mais caros. 


Um jogo lançamento de Xbox ou Playstation que custa 60 dólares em média, chega aqui por 250 reais no máximo, as vezes até menos e os mesmos vendedores que pegam os games de Switch por esses mesmos 60 dólares, revendem aqui por 350 reais.

Seria por que o console é um sucesso? Seria por que trata - se de um console Nintendo? Sabemos que cartuchos são mais caros para serem produzidos. Seria isso? Ou seria simplesmente abuso mesmo?

O fato é que, cada vez mais, temos consoles desbloqueados, justamente pelo preço dos jogos estarem altíssimos na plataforma da Nintendo.
É claro, que existem os que gostam de tirar vantagem de tudo e mesmo tendo condições desbloqueiam, mas isso não muda o fato dos games originais estarem com valores acima da média e que pelo menos por um tempo isso não deve mudar muito.

Ainda assim os usuários estão satisfeitos


Talvez se o dólar baixar um pouco ou até mesmo se os games ficarem encalhados nas prateleiras brasileiras isso possa mudar no futuro, mas por enquanto, temos que nos virar pra garantir nossa jogatina nesse console fantástico da Nintendo.

E vocês? O que fazem pra manter a coleção de games de Switch em dia?

11
  • Micro picture
    lukenakama · almost 2 years ago · 2 pontos

    Eu hoje em dia sou bem certinho em relação a isso, sempre que posso vou pelo original, compro dvds, assino serviços, compro jogos, mas nem sempre tem como comprar tudo original, então recorro ao lado Jack Sparrow da força, mas não por opção, mas imagina você querer jogar um jogo mega obscuro de Snes? Tem de baixar por roms, porque você comprar ou piratear esse tal jogo não afeta a Nintendo, partindo pelo pressuposto que esse jogo que estamos imaginando só foi lançado pra Snes, é mega caro e nunca foi relancado(Parece específico mas tem um monte de jogo que se encaixa nisso)
    Eu não desbloqueei nem vou desbloquear meu Switch porque não sinto vontade, mesmo os jogos custando o olho da cara em vários casos, de poucos em poucos dá pra comprar alguma coisa(Dá pra comprar até mais se você só comprar indie porque eles tem preços bacanas pra Switch) mas não vou julgar quem pirateou, conheço gente que já fez isso, e sinceramente isso não é da minha conta, cada um escolhe se vai desbloquear o console ou não.

  • Micro picture
    noblenexus · almost 2 years ago · 1 ponto

    AAAAAAARRRRGGGGGGGGGGGGHHHHH!!! Já é caro pros padrões do primeiro mundo pra gente aqui fica quase impraticável. O pior é que nada da Nintendo cai o preço com o tempo como acontece com a MS ou a SONY. ficamos meio sem opção se queremos jogar mesmo, e eu vou além, emulador na veia mesmo. Um dia quando morar no primeiro mundo eu compro tudo original por hora bora velejar afinal "em roma ser romano"

Keep reading → Collapse ←
Loading...