Jogos digitais nos consoles: a indústria mentiu para os gamers?
Essa é uma pergunta que me fiz, mais precisamente quando fui comprar o novo game do Dragon Ball Fighter Z e me deparai com o preço de absurdos 250 reais em mídias físicas nas lojas e até 400 reais nas lojas digitais.
Eu acompanhei de perto essa revolução dos conteúdos digitais nos consoles, mais precisamente na geração XBOX 360 e PS3 onde ela explodiu e mostrou que veio pra ficar e o mais interessante é que, nessa época, os figurões da indústria dos games defendiam os jogos digitais com unhas e dentes, alegando que seria ótimo pra todos, pois a pirataria diminuiria drasticamente e não seria necessária a produção de caixas e manuais e consequentemente o preço cairia bastante tornando os games mais acessível a todos.
Mas na prática, o que aconteceu?
Vendo os valores dos games nas lojas on line, percebo que nada mudou. Os lançamentos continuam absurdos e pacotes completos de games com DLCs chegam a custar o dobro do jogo padrão. Tirando games antigos que entram em promoção, os lançamentos digitais não estão com os bons preços prometido a anos atras pela indústria e não parece que estão dispostos a fazer algo pra melhorar esse cenário e o pior: nossas amadas caixinhas com os manuais não existem mais, mesmo quando o jogo é vendido em mídia física. E dizem por ai que a próxima geração será totalmente digital ai seremos obrigados a pagar o valor estipulado por eles em conteúdo digital. Sinceramente não sei o que pensar a esse respeito, já que prezo pelas minhas caixinhas na estante e se assim for, ficaremos dependentes da boa vontade dessa indústria que prometia ser vantajosa pra todos nós.
Isso porque, uma época, tinha uma galerinha gamer aí que jurava que mídia digital seria a melhor coisa justamente pq os preços seriam menores hauahauhaha "ainhh vc é muito retrógrada. O futuro é mídia digital. Vai ficar bem mais barato pra gente". Uhum, to vendo hausahsahsahsau Rindo de nervoso. A única plataforma que tem os preços da digital bem em conta é o PC. Steam é uma benção.