2019-10-16 13:50:48 -0300 2019-10-16 13:50:48 -0300
anduzerandu Anderson Alves

Registro de finalizações: Untitled Goose Game

Zerado dia 15/10/19

Um tempo depois de fechar Wonder Boy: Dragon's Trap, meu amigo foi chegando lá em casa. Ele vinha querendo me visitar há umas semanas e a ocasião do Dia dos Professores foi a desculpa perfeita (ambos somos Teachers). Ele vem aqui de vez em quando pra gente passar as manhãs jogando alguma coisa, pegar meus mangás do One Piece emprestado (ele fez isso uma vez pra ler e está fazendo novamente pra levar pro namorado dele ler também) e, dessa vez, pra trazer o tal do Untitled Goose Game pra mim.

Quem lembra desse jogo doido do ganso passando pelas redes sociais? Era engraçado ver o animal enchendo o saco do jardineiro e tal e a ideia parecia boa demais pra ser verdade. De repente o jogo foi anunciado pro Switch e finalmente lançado. Comentei com esse meu amigo que queria jogar mas o preço estava muito salgado : cerca de R$100!

Ele me recomendou não comprar e que poderia jogar no Nintendo Switch dele. Bom, por esse preço eu não compraria mesmo e já estava na lista de espera das promoções, mas aceitei a oferta e ficou louco pra me ver jogar.

Uma coisa que me desanimou de verdade foi ele ter me dito que o jogo é super curto e que não valia  aquele preço. E isso vindo de alguém que compra a biblioteca toda do Switch sem reclamar, é bem bizarro. Ele me disse que zerou em 3 horas e que eu provavelmente zeraria em uma. Desanimei feio.

Chegando aqui, a gente tinha outras coisas pra jogar antes, mas ele queria mesmo era me ver jogando isso. Convenci ele a ir pros outros antes, mas não deu muito certo e logo fomos pro joguinho do ganso.

UGG começa com um tutorial de comandos do animal: andar, correr, segurar as coisas com o bico, abaixar a cabeça para passar por baixo de coisas pequenas ou coletar coisas no chão. É bem tranquilo. 

Há ainda um comando de abrir e bater as asas mas eu realmente não vi utilidade nenhum nisso,

Logo me foi mostrado que há uma lista de cosias a serem feitas para poder avançar de um "ato" para o próximo. Teoricamente não é necessário fazer tudo, mas 90% ou por aí.

Bom, aperte "-", confira a lista e ache um jeito de conseguir fazer aquilo. Normalmente o jogo não te ajuda em nada e não dá dicas, restando a você interagir com o cenário e ver as reações dos NPCs e como você poderia se aproveitar daquilo. Felizmente quase sempre há várias formas de conseguir chegar ao resultado desejado. Meu amigo me surpreendeu como consegui cumprir certas tarefas e me surpreendeu também me dizendo a forma como ele resolveu certos problemas.

No início, o jogo estava meio que uma montanha russa de sentimentos. As vezes era engraçado e tal, mas as vezes era meio monótono e chato. Parte da chatice se deu por conta de que basicamente tudo o que você faz é puxar ou levar coisas com o bico e andar por aí ou fazer "quack" aqui e ali.

Tenho que fazer o cara vestir um chapéu de sol que está pendurado alto numa porta. Bom, eu não via como fazer ele interagir com aquilo e nada que eu segurasse era grande ou leve o bastante para bater lá. Depois fez mais sentido e tal, mas as vezes as respostas parecem meio artificiais de mais e demandam coisas como assustar a pessoa no momento certo para ela cair no chão e fazer isso ou aquilo, o que normalmente você não pensaria que seria a solução pois não é lá muito lógico.

As missões no começo também se resumem a arrastar algo para algum lugar oooooou fazer com que o personagem faça uma ação muito específica. Em resumo, ou você arrasta coisas ou você fica sem a menor noção de como fazer o personagem praticar tão ação.

Depois de um tempo, comecei a sacar mais a ideia e o funcionamento do jogo, com muita experimentação e missões que nem sempre fazem sentido pra mim (me vi mudando de linguagem aqui e ali pra ver se eu entendia melhor o que o jogo queria que eu fizesse).

Eu comecei a gostar mais e mais do jogo e seu senso de humor original. Por outro lado eu comecei a odiar um pouco o protagonista, o ganso. Em parte porque as vezes ele não responde rápido o bastante a certos comendo e atrasa coisas que você já sabe como fazer (como não pegar um item da prateleira sendo que você apertou o botão de bicar e ele resolveu ignorar e agora você foi expulso do lugar por alguma pessoa e tem que esperar ela sair ou dar as costas etc). 

Além do mais, a voz do ganso e a trilha sonora, composta de notas dramáticas de piano começam a ficar muito repetitivos e situações frustrantes ficam ainda mais frustrantes.

Depois de quebrar a cabeça e experimentar muito, abrir uma nova área da vizinhança com novas missões é um pouco cansativo. Eu tava curtindo e querendo aproveitar a chance de zerar de graça, mas definitivamente esse é um jogo pra se jogar duas ou três vezes e com mais calma, talvez, justamente por ser um bocadinho repetitivo.

Conforme você avança, ainda poderá abrir portões e caminhos alternativos para ir e vir pela vizinhança e talvez terminar missões que você não conseguiu anteriormente. Até legal essa ideia de fazer tudo como uma coisa só. Infelizmente no final eu tive que andar por tudo de uma só vez e meus caminhos abertos estavam fechados, o que é meio sem noção, mas ok.

São apenas 4 atos e pouco motivo para explorar o cenários fora das missões, mas há um post-game com mais missões e algumas bem difíceis que nem me dei ao trabalho de fazer, mas é muito bom saber que há mais conteúdo.

Resumindo: Untitled Goose Game é um jogo de puzzle com um toque de humor e um pouco de realismo bacana, mas o jogo é meio simples e muitas vezes bobo ou vago demais. Gostei da experiência e recomendo sim, mas assistir os amigos jogar deve ser frustrante e se eu tivesse pago o valor pedido, eu teria me arrependido, sem dúvidas.

De bom: arte muito bonita e estilosa. Jogabilidade simples. Alguns puzzles são bem criativos e exigem percepção do que está acontecendo na área. Humorzinho legal. Conteúdo post-game, Vários idiomas, incluindo Português do Brasil.

De ruim: repetitivo em jogabilidade e trilha sonora. Algumas missões são vagas demais, o que pode ser bom ou ruim. Curto demais e deixa a desejar em relação ao que você vê nas propagandas. Super curto, coisa de 2 horas. Preço salgado. Algumas respostas de puzzles demandam timing e as vezes é sempre do mesmo jeito de uma área pra outra (espere a pessoa segurar tal coisa e mande um QUACK quando ela estiver bem focada).

No geral, curti o jogo e recomendaria uns reviews antes de comprar e aguardaria uma promoção. O jogo passa longe de ser ruim, mas as vezes é meio monótono e deixa um pouco a desejar. Legal!

Untitled Goose Game

Platform: Nintendo Switch
6 Players
2 Check-ins

22
Keep reading → Collapse ←
Loading...