2019-09-01 23:11:29 -0300 2019-09-01 23:11:29 -0300
anduzerandu Anderson Alves

Registro de finalizações: Sonic Mania

Zerado dia 31/08/19

Ontem eu fui visitar um amigo pra testar um jogo que não está funcionando bem no meu PS2 e depois do procedimento todo, e com o maior tédio, resolvemos ligar o PS4. Experimentamos umas coisas single player e no final ele deu a ideia de jogar Sonic Mania, que ele ganhou na PS Plus.

Pus pra baixar e, Green Hill Zone, lá vamos nós de novo!

E assim foi-se parte da tarde e da noite em um jogo bem mais longo do que eu esperava. Percebi que a coisa toda foi feita para se jogar com cuidado e em diversas sentadas no sofá, ao invés de zerar rapidamente toda vez que você ligar o videogame, como antigamente.

Já de cara é perceptível como o jogo é bonito e fluído desde a tela título. A animação é incrível! O visual é colorido e lindo!

Arrisquei ligar outro controle e rolou 2 jogadores! Quer dizer, acho que em jogos anteriores do Sonic isso era possível, mas as minhas jogatinas geralmente só envolvem eu sozinho, então nunca fiz muita questão até então.

A gente tá acostumado a jogar passando o controle, zoando e conversando, então rolaria de qualquer forma, mas assim  ambos manteriam as mãos ocupadas (e o celular afastado).

Além dos visuais estilosos, a primeira coisa que me chamou a atenção foram os controles: basicamente todos os botões pulam e como eu sou acostumado a segurar um botão de "impulso", eu acabava pulando a todo momento até me acostumar.

Foi bem rápido de perceber também que o Tails NÃO consegue acompanhar o Sonic de forma alguma e acaba que controlar ele só tem um uso: chefes e inimigos em geral, pois você pode bater neles a vontade sem medo de sofrer qualquer penalidade pois Tails não perde anéis e nem morre.

Em outras palavras, jogar com dos dois personagens deixa o jogo mais fácil e sua única fraqueza realmente é ser deixado pra trás pelo Sonic constantemente.

Eu não sei exatamente, mas parece que Sonic Mania foi feito por fãs da franquia (ou começou assim) e vemos muitas homenagens a jogos passados do "ouriço".

Zonas, mecânicas e temáticas reaparecem em versões similares ou reimaginadas de clássicas do Sonic 2, 3, CD etc. São cerca de 13 zonas com 2 fases cada e algumas delas são completamente originais de Mania, o que é essencial para eliminar a sensação de estar rejogando títulos do passado ou uma versão remasterizada.

Enfim, fomos jogando e trocando os controles para revezar entre Sonic e Tails a cada zona terminada. E assim foi a tarde inteira.

O interessante de SM é que os vilões são novos e isso revitaliza bastante a vontade de jogar Sonic, franquia que pra mim nem fede nem cheira muito. No final de cada fase há um chefe e a impressão que tem muitos deles, e isso é bem legal, na verdade.

Já os estágios reciclam constantemente quebra-cabeças e elementos do level design das versões originais. Isso somado a algumas armadilhas e surpresas nas fases, o fato de você querer abaixar e carregador o rolamento e ele começar a pular abaixado, fases de lógica esquisita ou que você tem que ir e voltar como louco, fases que você fica por grandes períodos segurando pra frente ou não entendendo nada do que tá acontecendo e o bom e velho gameplay meio frustrante só somam ao fator ódio, clássico dos jogos do Sonic, que alguns ainda amam.

Ou seja, é mais um Sonic.

Apesar de não ser a experiência perfeita, vale muito a pena jogar SM. O jogo é mais fluído que todos os outros na série, da forma como é pedido à décadas! E isso inclui tanto seus visuais e framerate a 60 dos como a jogatina em si.

A trilha sonora é excelente. Combina o estilo antigo com um som moderno e as cores das fases. É muito estiloso e bacana, algo que eu escutaria no Spotify, sem dúvidas. 

A parte estética desse jogo é única e definitivamente um de seus pontos altos. O que me deixou com vontade de fechar a campanha com todos os personagens, incluindo Knuckles e os do DLC. Além do mais, o prazer de experienciar essa aventura fará com que você corra atrás dos segredos e assim, consiga as Chaos Emeralds para abrir o último ato e o último chefe de verdade (são opcionais).

Resumindo: Sonic Mania é um jogo muito legal, divertido, bonito e carismático, mas ainda é o Sonic 2D como conhecemos. Eu acredito que esse seja o melhor jogo da série, mas não é um jogo perfeito.

De bom: visuais e trilha sonora muito legais. Tudo muito fluído, animações e jogabilidade. Não me senti perdido em relação pra onde ir em seguida em 90% do jogo. Cinemáticas de abertura e zeramento muito legais. Muitos chefes bacanas. Bom uso de novas e velhas mecânicas. Possibilidade de continuar a aventura tranquilo quando se perde as vidas e salvar o progresso quando quiser parar. Há ainda a possibilidade de escolher fases depois que terminamos o jogo. Vários motivos pra fazer os bônus e desbloquear várias coisas bacanas. Bastante conteúdo pra quem curtir se manter no mesmo jogo por muito tempo. Tem uma boa variedade nas fases graças a diferentes mecânicas (em uma você tem que jogar Mean Bean Machine/Puyo Puyo, por exemplo).

De ruim: esperava mais originalidade, de verdade (talvez ter jogado outros Sonics me estragou). Ainda há o fator frustração da série, embora em escala menor. Algumas fases mais longas são confusas ou só envolvem segurar pra frente. Jogar de Tails é só uma desculpa pra multiplayer.

No geral, esse é o Sonic definitivo, na minha opinião. Tem tudo de bom da série e inclui mais ainda, fora que é incrível nas TVs atuais. Se tem um Sonic que vale a pena jogar é esse. E, na minha opinião, se você nunca jogou nada relacionado, esse daqui tem tudo!

Sonic Mania

Platform: Playstation 4
224 Players
46 Check-ins

24
  • Micro picture
    filipessoa · 3 months ago · 2 pontos

    Parabéns!!

  • Micro picture
    yabuki · 3 months ago · 2 pontos

    Boa cara, ainda preciso terminar esse

Keep reading → Collapse ←
Loading...