2018-02-21 16:28:00 -0300 2018-02-21 16:28:00 -0300
anduzerandu Anderson Alves

Registro de finalizações: flOw

Zerado dia 21/02/18

Nem sei porque eu ando ligando tanto o PS Vita ultimamente. Poderia muito bem estar jogando altos jogos bacanas e mais importantes que tenho, mas olha eu aqui, zerando flOw.

Eu sempre imaginei esse jogo como um Electroplankton da vida. Achava que nem era jogo ou era algo rítmico besta, mas bastou vê-lo no freeshop do portátil que eu fui atrás. Foi aí que eu achei a capa da coletânea em que ele vem junto com Journey e Flower e tratei de baixar imediatamente.

Quando comecei a jogar, o peculiar flOw me deixou bastante interessado. É como se você fosse um microrganismo que evolui conforme "devora" outros seres, ficando maior e mais forte.

Não bastaram 10 minutos pra eu cansar do jogo.

O fato é que o visual meio psicodélico/artístico e brilhante é bacana, mas sem carisma e muito repetitivo! Praticamente sempre o mesmo fundo azul e as mesmas criaturas, as vezes maiores e as vezes menores.

A coisa toda é voltada a jogar como quiser, pois é possível terminar o jogo sem sequer comer nada, sem enfrentar os poucos inimigos que revidam. Muita gente vai dizer que a proposta de flOw é diferente, e é mesmo, assim como em Flower. Mas sinceramente, parece um aplicativo bobo de celular.

O pior de tudo é que eu provavelmente joguei a pior versão do jogo: a do Vita. Isso porque você controla o jogo inteiro a base do acelerômetro, mexendo o console, e fica até ruim de seguir a movimentação da tela (fora que não é como controlar uma bola, você tem que dar meia volta para ir pro lado oposto, por exemplo).

As versões de console de mesa se usarem também da movimentação, ao menos a tela fica parada. A versão do PSP deve ficar só nos botões mesmo (ao meu ver, teoricamente o melhor jeito de jogar esse jogo).

Dos males o menor: o jogo dura cerca de 1 hora e por de inclusive ser mais curto, se você quiser ir direto ao fim de cada parte.

Como funciona?

Cada "fase" é feita por várias camadas, como se você olhasse por cima de uma torre. O início é o andar mais alto.

Vão ter duas bolhas coloridas, em cada andar: uma vermelha e uma azul. Se você nadar coma  boca próximo a uma delas, irá comê-la. Comendo a vermelha, você desce para uma camada abaixo (um andar mais baixo na torre), como se tivesse indo mais fundo no oceano. Comendo a azul você volta pra camada anterior.

Cada andar desses pode ter um monte de coisas paradas pra comer, ou um inimigo grandão cheio de partes pra você encostar, ou vários inimigos médios. Você pode comer e evoluir o quanto quiser, comendo poucos, todos ou nenhum. No final da fase, você poderá estar bem grande, de acordo com a quantidade de inimigos que comeu.

O fato é que a sua vontade é sempre evoluir o máximo e limpar cada camada, mas conforme fui jogando, não via mais motivo pra fazer aquilo e no final, se chegasse numa tela com um inimigo gigantesco, já pegava a bolha pra descer para a próxima. 

Alguns inimigos revidam se você os "atacar" e podem comer das suas partes também e se você perder todas, automaticamente nada pra camada anterior. Eu esqueci de dizer que entre essas camadas não tem corte de cena nem nada.

Resumindo: flOw é um daqueles jogos conceituais metidos a intelectuais, mas que na minha opinião, bate qualquer outro no quesito tédio e sem finalidade. A cada camada, eu só queri terminar logo.

De bom: atmosfera bacana (que deve ser muito melhor na TV com o PS3/4). Cada fase é jogada com um ser diferente. Várias formas de se jogar, seja comendo tudo, algumas coisas ou nada. Curto.

De ruim: controle por movimento. Jogo sem finalidade, que começa e termina do nada, literalmente. Não tem uma musiquinha diferente ou um efeito especial no final pra dizer que você chegou em algum lugar. Repetitivo.

No geral, se você pegou a coletânea lá e gostou dos outros dois, vale a pena dar uma conferida em flOw, mas eu não pagaria nem o R$5 ou sei lá quanto que pedem nas muitas promoções da PSN. Horrível no Vita.

flOw

Platform: Playstation Vita
42 Players
4 Check-ins

12
Keep reading → Collapse ←
Loading...