2017-06-24 20:55:53 -0300 2017-06-24 20:55:53 -0300
anduzerandu Anderson Alves

Registro de finalizações: Sonic the Hedgehog 4: Episode II

Zerado dia 23/06/17

Continuando a saga do Sonic enquanto ainda estou disposto a jogar no celular. Sonic 4 sempre me deixou com o pé atrás, primeiro porquê o pouco que tinha testado no Wii anos atrás do Episode I tinha sido sem graça. O Episode II não saiu para aquela plataforma, e isso meio que me segurou de jogar ambas as partes, mas o fato é que S4 sempre me soou como um jogo desnecessário e esquecido.

Bom, joguei o EP I recentemente e achei bem fraco, mas tenho que dizer que o II é algo totalmente diferente, e que realmente vale a pena!

Parece que a Sega ouviu as críticas ao primeiro jogo e fez algo realmente interessante, combinando visuais muito mais bonitos, física melhorada, mecânicas novas interessantes e cenário que nos lembram que esse é mesmo um jogo novo!

Pra começo de conversa, o jogo NÃO se inicia na Green Hill Zone, que nem sequer dá as caras em toda a aventura. Pode parecer besteira, mas voltar a jogar cenários do passado tantas vezes me parece como má vontade em inovar.

Os gráficos dos personagens e das fases tem texturas bem mais bonitas e o jogo é bem fluído. Tenho que repetir: é um jogo novo.

A trilha sonora me soou bem diferente também, algo que gostei (apesar de que várias músicas tem loopings bem curtos e enjoativos).

De resto, percebe-se que o jogo seguiu um pouco da ideia básica de seu antecessor, com 4 mundos, cada um com seu tema, 3 fases e mais um chefe. Tudo certo!

Uma dição no mínimo curiosa é de um botão com um símbolo de aperto de mão. Ao tocar nesse botão, algumas ações conjuntas com Tails (ele voltou!) são ativadas:

-Estando no chão, Sonic e Tails se juntam numa bola e fazem o spin attack, mas muito mais veloz (e aparentemente forte);

-No ar, Tails, puxa Sonic e a dupla pode subir e alcançar áreas mais altas, por exemplo, dando limitados "pulsos" de voo com o botão de pulo. Essa ação é requerida em várias partes da campanha para prosseguir no jogo e pode também te ajudar a passar das fazes;

-Na água, Tail puxa Sonic e usa seu rabo para nadar para qualquer lado, principalmente pra cima. É basicamente a mesma coisa que no ar, voltada a passar por obstáculos altos.

Os chefes são originais e interessantes, cheios de animação e cenários bacanas, sem apelar pra nostalgia. É muito legal tentar descobrir como vencê-los e usar das ações conjuntas para alcançar ou acertar seus pontos fracos.

Outra coisa legal é a adição de cinemáticas, embora não sendo muitas. Mas o jogo sempre usa delas para narrar a estória e quebra rum pouco as jogatinas de fases atrás de fases e principalmente na apresentação dos chefes finais, que são muito bem elaborados.

Apesar de ter gostado muito do jogo, ele tem também um grande defeito: é daqueles Sonics que muitas vezes você só segura pra frente e assiste, não tendo muito da ação mais lenta de plataforma. Resultado? Parece mais linear e fácil.

Resumindo: Sonic 4: Episode II é muito mais os que os fãs queriam para continuar a série do que sua primeira partes. Apesar de ser uma diversão um pouco rasa, ela é bem bacana, e ao menos não é absolutamente nada frustrante, mesmo contando com partes mais desafiadoras aqui e ali. Jogar no Android também não foi um problema, coisa que aponto como ponto negativo no Episode I.

De bom: muito bonito e colorido, com cara de jogo mais moderno. Mecânicas novas e alguma inovação. Cenários interessantes e diferentes. Chefes bem elaborados. Cinemáticas aqui e ali, sem exagerar. Comandos super funcionais, e isso na tela de toque! Mecânicas consertadas. Jogatina sem frustração. Há indicativos de buracos que te matam e que não tem mais fase abaixo, e isso eu achei super interessante para a série como um todo.

De ruim: músicas que podem ficar repetitivas com seus loopings constantes. Falha na trilha sonora de vez em quando, principalmente quando ela vai reiniciar, até dando uma rápida travada no jogo as vezes (ao menos na versão mobile). Jogo muito fácil e piedoso (nem sei se isso é bom ou ruim num Sonic hoje em dia, pra dizer a verdade). Há muitas argolas a todo momento e dificilmente você vai morrer por falta delas.

No geral, gostei muito do jogo, mesmo sendo uma experiência passageira. Até jogaria um "Episode III" se existisse. Vale a pena conferir!

Sonic the Hedgehog 4: Episode II

Platform: Android
56 Players
3 Check-ins

7
Keep reading → Collapse ←
Loading...