2016-10-14 00:48:01 -0300 2016-10-14 00:48:01 -0300
anduzerandu Anderson Alves

Registro de finalizações: Sunset Overdrive

Zerado dia 13/10/2016

Ta aí, finalmente joguei alguma coisa no meu Xbox One. Ele está há cerca de um mês só baixando atualizações e afins no standby graças a minha internet que do nada ficou ruim (mas também calculo cerca de 300GB de arquivos pra baixar).

Escolhi começar com Sunset Overdrive pois o jogo é emprestado e eu queria devolvê-lo logo, além de que a curiosidade da exclusividade e a visão que eu tinha sobre ser um jogo tranquilo ajudaram um pouco.

SO me surpreendeu e muito! Já até valeu a pena ter um Xone. O jogo, da Insomniac Games (de Ratchet & Clank) foi uma das melhores experiências que tive nesse ano e numa plataforma da Microsoft, Chega a ser um infortúnio que ele seja exclusivo e muita gente não vá jogá-lo.

SO é uma versão super colorida de jogos que já conhecemos, algo como uma mistura entre Prototype e Saints Row (4?) em que você tem total liberdade de sair pulando em objetos e deslizando em corrimãos por toda a cidade para alcançar suas missões.

É muito legal como todas as ações são rápidas ao mesmo tempo que você se sente sempre no controle, mesmo nas partes cheias de ações, inimigos e explosões e efeitos visuais em geral.

Aliás, é incrível como um jogo com tantos temas visuais e efeitos incríveis de iluminação e sombreamento não trava ou dá lag em momento algum. Junte tudo isso a música, diálogos e a visão enorme que você tem de ver objetos, construções e inimigos de muito longe e o jogo só agrada mais.

É quase um jogo que sairia pras plataformas Nintendo, se não fosse tanto xingamento gratuito (que pode ser desligado, mas acaba um pouco com a graça da coisa toda).

O enredo trata de uma cidade, Sunset City, onde as pessoas são viciadas no refrigerante Overcharge e que acabam mais tarde se transformando em monstros bizarros. O jogo explica isso de uma forma muito mais interessante do que eu diria aqui e já agrada de cara!

Suas missões se baseiam em ajudar pessoas a salvar a cidade ou sair dela e olha só: cada missão é diferente da outra. É MUITO bom! De verdade. Cada missão é única e muito divertida, o que me viciou de início da aventura até o fim, sendo que joguei o jogo quase todo apenas hoje.

Aliás, as missões sempre estão dispostas próximo a você quando você termina a anterior, o que evitar ter que ficar igual uma besta andando pela cidade. Há ainda a possibilidade de usar fast-travel, mas é legal sair manobrando pelos prédios, carros, águas e afins.

O jogo apresenta muitos personagens legais desde o início e junta mais e mais durante a aventura de 33 missões divertidíssimas. Esse pessoal te ajuda no início com tutoriais e afins e tão sempre falando dos diferenciais do jogo. Alguns deles:

-Ficar sempre em movimento, como quicar de objeto em objeto, atacar, usar os corrimãos no maior estilo Tony Hawk's Pro Skater e outras coisas te dão bônus, deixam as missões bem mais legais e evitam que os muitos inimigos fiquem te acertando e matando fácil. Pois é, jogar como um TPS normal não dá certo. Uma das telas de carregamento até diz: "O chão é o seu maior inimigo".

-Várias armas diferentes e que pode ser equipadas com habilidades passivas. Lançam bolas de gelo, ursinhos que explodem etc. Armas convencionais são quase inexistentes.

-Sistema de por armadilhas, obrigatório em algumas missões onde você deve defender a base e hordas enormes de monstros atacam barricadas até chegar no núcleo. Essas armadilhas ficam onde você por e incluem lâminas giratórias no chão, minas terrestres, ondas que congelam, catapultas que jogam quem chegar perto pra longe e por aí vai.

Há ainda muitos colecionáveis de vários tipos (alguns até devem ser encontrados para continuar a campanha), roupas e visuais para o personagem que você criou e que pode ser editado a qualquer momento e vários missões secundárias, desafios etc.

Além de todas as cores, explosões, efeitos elétricos e de neon, há bastante cutscenes entre as quests com diálogos super legais, muitas expressões corporais e muito humor. Aliás, o humor as vezes chega a ser bem inteligente e acabou me convencendo que não era uma bobalheira.

O que ajuda no quesito humorístico é a dublagem nota 10, incluindo até termos do tipo "manja dos paranauê".

SO, que de início me pareceu um jogo de adolescente mentido a engraçado, rapidamente cresceu no meu conceito e me divertiu bastante. Tenho certeza que meus amigos amariam e meus alunos adolescentes iriam chorar de rir em várias ocasiões.

Resumindo: Sunset Overdrive não é o jogo genérico que eu imaginei que fosse, mas ao invés disso, um dos mais originais que joguei em muito tempo e mesmo as ideias que já conhecíamos de jogos anteriores, foram aproveitadas de forma muito inteligente e várias mecânicas mais clichês foram aprimoradas. Há uma grande liberdade de locomoção pela cidade, como a forma que você chega ao seu destino ou quando o jogo manda subir em um prédio alto, que fica ao critério como subir. As missões também são sempre bem abertas e podem variar de dificuldade com a sua sorte e habilidade.

De bom: jogo muito bonito e engraçado. A movimentação de tudo, campo de visão bem detalhado, sombras, luz e etc mostram que o jogo é mesmo "new generation". Muitos diferenciais e jogabilidade bacaníssima que agradaria a todas as idades. Enredo muito bom. Muitas armas e muitas coisas pra se fazer, incluindo o modo online. Checkpoints que te trazem de volta de onde morreu na missão ou de onde caiu quando se deve escalar lugares altíssimos. Como os monstros são feitos de refrigerante laranjado, ao morrerem eles explodem em algo que se parece a tinta de Splatoon e já evitam o sangue pra quem não gosta.

De ruim: bugou algumas vezes comigo, o que fez eu perder 3 cenas, todas bem no finalzão. Muito problema com falta de munição. As únicas missões repetidas, as de defender a base, somaram um total de cerca de 5 vezes fazendo a mesma coisa, o que além de fazer a mesma coisa, não é o tipo de coisa que me agrada fazer.

No geral o jogo é sensacional! Deu até vontade de comprar. Curto pra quem só quer a campanha principal, mas longo pra quem for além, e como dá pra ir além! Dá pra voltar e jogar casualmente numa boa. Excelente experiência de muita qualidade e humor.

Sunset Overdrive

Platform: Xbox One
1226 Players
272 Check-ins

15
  • Micro picture
    juninhowii360 · almost 3 years ago · 2 pontos

    Depois de ler o seu texto deu até vontade de jogar de novo pra miletar ele. Vou colocar pra instalar aqui kkkkk

Keep reading → Collapse ←
Loading...