2016-11-21 12:35:05 -0200 2016-11-21 12:35:05 -0200
marcusmatheus André Luiz Alvares

Off Topic - Inteligência Artificial ( Humanos vs Robôs )

Single 3418241 featured image

Não sei se vocês curtem acompanhar o avanço da tecnologia fora do ambiente gamer, mas eu sou meio aficionado pelo tema e curto muitas páginas na internet para nutrir minha curiosidade.

Ontem à noite, antes de dormir, acabei lendo uma reportagem que me levou a escrever hoje sobre isso. Mas antes de falar da reportagem em si, seria interessante mostrar à vocês em que nível a inteligência artificial se encontra atualmente.

Apesar de estamos bem longe de criar um C3 PO, não podemos dizer a mesma coisa quanto a criação de um R2 D2, por exemplo! A roboticista Cynthia Breazeal (olhei o nome no google SIM, pois é bem dificil de gravar, kkkk) perguntava-se por que estávamos usando robôs em Marte, mas não em nossas salas de estar. A chave, ela descobriu: os robôs não estavam sendo treinados para interagir com pessoas, apenas com objetos. Atualmente ela constrói robôs que ensinam, aprendem e brincam.

Deem uma olhada nos vídeos abaixo (possuem legendas em português) e surpreendam-se:

 

Considerando que o primeiro vídeo já esta desatualizado (é de 2011) e os avanços na área não param de crescer, chego na matéria que li ontem à noite e achei muito interessante:

Um robô atacou e feriu um homem em uma feira de tecnologia na China, levando os usuários e apreciadores do acontecimento a se questionarem se as ações da máquina foram realmente um ponta pé inicial para futuros eventos deste tipo.

O robô, comercializado como uma ferramenta educacional, esta à venda por 13.000 yuans (cerca de 6,500 R$ numa conversão direta – sem impostos), estava em um evento no dia 18, chamado China International Fair Hi-Tech, quando repentinamente quebrou uma cabine de vidro e atacou um homem.

A vítima foi levada em uma maca para tratamento médico, mas não ficou gravemente ferida.

O acontecimento levou muitas pessoas no Twitter  a se perguntar se este teria sido o primeiro ato na direção de um futuro confronto entre robôs e humanos.

"Este robô é um pioneiro na sua luta contra a humanidade",escreveu um usuário do Weibo, de acordo com a WhatsOnWeibo.com.

"A invasão dos robôs já começou",disse outra pessoa, enquanto um terceiro acrescentou"a invasão dos robôs foi iniciada..."

Claro, eu acho um verdadeiro exagero dimensionar um evento isolado de forma a tentar prever o futuro ou condenar anos de pesquisa e desenvolvimento, mas também não me sentiria seguro de deixar meu filho sozinho num quarto com um robô (não depois de ler esta matéria - não sem antes deliga-lo da tomada, kkkk).

Embora os relatórios iniciais sugiram que o robô agiu por vontade própria, a empresa Sina.com diz que o incidente foi de fato causado por erro humano (o que VOCÊ diria se sua empresa gastasse muita grana num projeto desses, huh ?!). Um funcionário do evento disse que alguém simplesmente misturou os comandos do robô, levando- o a bater em um carrinho de exposição e ferindo o infeliz espectador.

Então, aparentemente, não foi uma declaração de guerra e nem mesmo culpa do robô - no entanto, o coitado ainda parece muito chateado com todo o episódio (sim, o robô demonstrou arrependimento diante do que causou e isso foi algo que me deixou mais assustado!).

E vocês, o que acham? 

Em outros países já temos veículos que se guiam por conta própria, sem a necessidade de motorista (inclusive já houve um caso de atropelamento em um veículo automático e as pessoas ficaram sem saber em quem colocar a culpa: No motorista, que não estava dirigindo, ou no software da empresa ?!), já temos robôs que pensam e que declararam abertamente que a humanidade precisa ser destruída...

Estaria o ser humano caminhando na direção de sua própria extinção (morto pela própria criação, tal Jesus Cristo - o que seria uma ironia e tanto para quem acredita na história do messias), ou estes eventos são basicamente acidentes que não servem para demonstrar um panorama confiável do futuro?

Gostaria de saber a opinião de vocês!

Um abraço! 

Mr. Robot

Platform: PC
24 Players

12
  • Micro picture
    andre_luiz · almost 4 years ago · 2 pontos

    Tem um robô (que já está a venda já faz um tempo) que achei bem interessante, ele mapeia a casa e vai limpando o piso, o problema é que tem o tamanho de um prato (e é super caro), então tropeçar nele é inevitável kk.
    De qualquer forma, quanto a robôs, talvez sejam úteis, mas prefiro muito mais que pareçam máquinas do que seres humanos.
    A IA também pode ser útil em certos casos, como no gerenciamento de energia de um prédio ou empresa, em buscas online, enfim, coisas mais mecanizadas.
    Mas de qualquer forma, a humanidade já busca sua própria extinção de diversas formas através do egoísmo e da ganância desde sempre.

    2 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...