As revistas de videogames dos anos 90
Lançada através de uma edição especial de uma revista esportiva, a Ação Games foi uma das revistas de videogame mais importantes do Brasil e tudo começou em 1991, no mesmo que ano que outra revista de peso surgiu em terras tupiniquins, a VideoGame. Já nos Estados Unidos, temos o início de uma das maiores publicações de games da história, a Game Informer, que está em circulação até hoje e é publicada pela GameStop, uma das maiores lojas de games atualmente. Ainda no mesmo ano, no Reino Unido, a revista PC Format focava em jogos para computadores e a Sega Pro, focava em aparelhos da Sega. Em 1992, a GameFan surgiu nos EUA e rapidamente se destacou pela alta qualidade das screenshots.
Em 1993, no Reino Unido, surgiu a revista mais importante para o mercado britânico de videogames, a Edge, que está na ativa até hoje e parte de suas edições foi publicada nos EUA com o nome de Next Generation a partir de 1995. Outra revista especializada muito forte que surgiu em 1993 foi a GameMaster, que chegava a superar as vendas da Edge. Mas o público britânico sempre foi mais voltado para computadores e no mesmo ano, estreou duas grandes revistas, a PC Gamer e a PC Zone. Em 1994, surgiu uma série de revistas bem interessante nos EUA, a Game Developer, voltado para entrevistas e matérias criadas por desenvolvedores e aspirantes que discutia técnicas de programação, game design, som e imagem.
Em 1995, entrou em circulação uma das revistas mais amadas pelos brasileiros, a Gamers, que trazia conteúdo de qualidade nas plataformas. Mas nessa época, o mundo estava vivendo a nova geração e a Sega Saturn Magazine surgiu para divulgar jogos do novo videogame da Sega. No mesmo ano, a PlayStation Official Magazine estreou no Reino Unido, trazendo as novidades do console da Sony. A publicação oficial chegou aos EUA em 1997. Um conteúdo curioso surgiu no mesmo ano, a PlayStation Underground, que trazia CDs informativos que podiam ser executados no próprio console. Também em 1997, tivemos a estreia da saudosa CD Expert no Brasil, que trazia CDs de jogos com conteúdo traduzido e até mesmo dublado. Ainda no Brasil, a Nintendo World chegou em 1998 e foi mais um sucesso.
@andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]
Pra quem queira conhecer mais sobre a história das revistas brasileiras de games da década de 1990, a UOL produziu uma série de documentários sobre algumas delas, que estão disponíveis na internet:
Revista Ação Games:
https://www.youtube.com/watch?v=zkodO_O_iEI
Revista Videogame:
https://www.youtube.com/watch?v=uyZPD3M8kWA
Revista SuperGamePower:
https://tvuol.uol.com.br/video/super-gamepower-0402CD1B366CC0993326
Revista Gamers:
https://www.youtube.com/watch?v=bFzq8jtHDQE
Parabéns! Seu artigo virou destaque!
Que nostalgia gostosa.
Tô sentindo até o cheiro da revista fresquinha... tendo em vista que não tínhamos informação numa época sem internet...
Muito bacana mesmo! Os detonados da Gamers e da Supergamepower eram fantásticos! Já a Edge foi a pior revista de games que eu já li na vida. Assinei na pré venda quando lançou no Brasil, cancelei após a quinta ou sexta edição.
Tenho 170 revistas por a, parei de comprar em 2005,mas ainda mantenho as coleções das antigas, as vezes pego pra ler..nostalgia imensa!
Eu tinha kilos dessas revistas nos anos 90 e ai foi sumindo, emprestando algumas ali, outras acola e quando fui ver ninguém devolveu. Eu tive uma Super Gamepower muito bacana, que vinha com cards dos personagens do SF e as características de cada lutador. Essa levaram tb
Um soco de Nostalgia esse post hein !? Eu tinha várias também, mas acabei me desfazendo. Sinto falta de ler de vez em quando....
Eu mesmo era um dos compradores assíduos destas revistas, principalmente a ação games e a super game power.
Que nostalgia maravilhosa, a CD Expert me deu Silver e Sou Reaver em portugues para PCs. A Super Game Power era uma das minhas favoritas, eu não colecionava mas adorava as que lia esporadicamente, peguei inclusive recentemente o PDF de uma antiga onde na epoca ainda saia jogos para o N64 e O PLaystation e la tinha o anuncio de Resident Evil 0 para N64.
Tenho muitas revistas guardadas aqui: Ação Games, Gamers, GameX, Super Game Power, Playstation, PowerStation, Nintendo World, agora é só procurar na internet, mesmo com algumas dificuldades era muito bom aquela época
Bons tempos esses, onde eu esperava todo mês a nova edição da SGP, Ação Games e Gamers, esta ultima possuía os detonados mais completos.
Tenho coleção de várias dessas. Claro, através de scans pernas de pau que encontro por aí nesses mares da internet...
A que considero mais importante nessa aurora do jornalismo gamer, é a EGM. Acho que foi a mais popular dos anos 90!