2020-10-07 08:40:49 -0300 2020-10-07 08:40:49 -0300
historia_dos_games André Zanetti Andricopoulos Featured

Nintendo 64: O console 3D da Nintendo

Single 3831518 featured image

 Em 1993, a SGI era a líder absoluta em tecnologia de supercomputadores e modelagem 3D de alto desempenho. Interessada em expandir seu mercado, ela buscou primeiro a Sega e depois a Nintendo para entrar no ramo de videogames. A Nintendo firmou parceria e anunciou o Project Reality. Em 1994, o projeto evoluiu para Ultra 64 e a Nintendo fechou parceria com um grupo de desenvolvedores de elite. Dentre eles, a Midway e a Rare eram os principais destaques. A versão de Killer Instinct para Arcade anunciava que aquele jogo estaria disponível para o Ultra 64 em 1995. No entanto, o projeto sofreu vários atrasos, pois o software de desenvolvimento de jogos ainda não estava pronto e o hardware inicial possuía falhas que ainda estavam sendo analisadas.

 Inicialmente, a Nintendo planejou um lançamento mundial para maio de 1996, mas optou por lançar em junho no Japão e setembro nos EUA com o preço sugerido de 199 dólares, para competir de igual com o Sega SaturnPlayStation. Com o nome agora de Nintendo 64, o console com carcaça em várias opções de cores, design curvo e trazia 4 entradas para controles de fábrica. Por dentro, ele veio equipado com a poderosa CPU VR4300 de 64 bits rodando a 93 MHz e uma nova arquitetura de memória unificada, a Rambus RDRAM de 4 MB. A GPU RCP R4000 da MIPS de 64 bits permitia resoluções de 640x480 px, 16 milhões de opções de cores e um hardware projetado para trabalhar com polígonos e texturas de alta qualidade.

 O controle do Nintendo 64 trouxe um design inovador em formato de M. Na parte esquerda, o controlador oferecia o tradicional D-pad em formato de cruz. No meio, ele traz o botão Start vermelho e uma alavanca analógica. Os botões de ação do lado direito estão divididos em A e B como principal e outros 4 botões C em formato de cruz. O controle também possui um par de botões de ombro, L e R, um gatilho extra Z que pode ser acessado com o pegador do meio. Apesar de ir contra o resto do mercado, a Nintendo optou por ainda utilizar cartuchos para armazenar os jogos. Chamados de Game Pak, o cartucho vinha em um formato compacto e arredondado. Apesar de uma capacidade limitada de armazenamento, os jogos fugiam dos loadings.

 Os jogos do Nintendo 64 eram focados principalmente em gráficos 3D poligonais, pois já estava claro que era a tecnologia do futuro. O Nintendo 64 foi lançado com apenas 2 jogos, Super Mario 64 e Pilotwings 64, uma estratégia semelhante ao que vimos no lançamento do Super Famicom. Apesar da quantidade ínfima de jogos, Super Mario 64 se mostrou tão revolucionário que foi o grande responsável por vender aparelhos até esgotar o estoque. Até o final do ano, mais 10 jogos foram lançados, muitos deles utilizavam gráficos 3D poligonais de alta qualidade ou então era algum porte de jogos de sucesso nos Arcades, como Mortal Kombat Trilogy e NBA Hangtime. Agora a quinta geração estava completa e vamos conhecer os frutos dessa disputa.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx, @fredson, @mjdias, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

59
  • Micro picture
    lgd · 20 days ago · 3 pontos

    Joguei nele somente duas vezes na vida. Aquele péssimo (pra mim) jogo do South Park e o primeiro que joguei foi o F1 World Grand Prix.

    Se eu tivesse um na época esta possibilidade de 4 pessoas jogando faria a festa em casa.

    1 reply
  • Micro picture
    mardones · 20 days ago · 3 pontos

    Agora sim! a vez do meu videogame favorito. Já disse tanto sobre ele que atualmente não tenho mais nada acrescentar, só sentimentos bons.

    1 reply
  • Micro picture
    leandro · 20 days ago · 3 pontos

    Eu fui privilegiado em ter jogado esse console na sua época de lançamento, em uma locadora de games que trabalhava, ali por volta de 1996. E foi Super Mario 64 que iniciou essa jornada. Pode não ter vencido comercialmente na sua geração, mas impactou com jogos que, ate então, nunca antes vistos em se tratando de consoles de mesa. E deixou legados, como a popularização do analógico, o rumble pak, que pode ser besteira hoje em dia, mas, na época, deu uma imersão muito legal aos jogos. Por se tratar de um vídeo game dedicado aos games 3D, sentimos falta daqueles jogos 2D, sprites, etc, mas o que ele oferecia em matéria de gráficos poligonais era o que se tinha de mais evoluído, nos consoles. A nível de comparação, por exemplo, com os gráficos poligonais do Play 1, que foi o grande vencedor daquele geraçao, ele possui graficos de poligonos bem mais bonitos, vistosos ( ainda que tivesse menos texturas, já que, nesse caso, o Play 1 levava vantagem ). E não tinha aqueles efeitos estranhos, tipo quando você aproximava o poligono no Play 1, e eles ficavam tremidos, parecendo gelatina. Eu acho um exagero quando dizem que é o "pior console da Nintendo". Esta bem longe disso, mesmo que concordando que grande parte dos jogos sejam medianos pra ruins, mas seus grandes jogos, mesmo sendo poucos, ficaram marcados naquela geração. Zelda Ocarina, Mario 64, 007, Wave Race 64, World Driver Championship

    2 replies
  • Micro picture
    thiagobrugnolo · 20 days ago · 3 pontos

    A primeira vez que joguei o N64 foi em uma locadora peto de casa, fiquei tão impressionado com o SM64, que esse jogo foi um dos fatores decisivos para eu comprar o console. Apesar de muita gente hoje torcer o nariz o 64 foi revolucionário em vários aspectos ,mesmo a Nintendo tendo cometido alguns erros com ele. Considero o N64 o console com a melhor biblioteca de jogos de plataforma 3D.

    4 replies
  • Micro picture
    denis_lisboadosreis · 20 days ago · 3 pontos

    A primeira vez que joguei o 64 foi como ver o pouso de uma nave alienígena no meio da cidade. Joguei Mario 64 e difícil processar na minha mente os gráficos em 3D, a quantidade de sons, as 8 direções de movimentação, e o cenário altamente (pra época) interativo. Sonhava com o dia em que ganharia o meu Nintendo 64, mas veio um Playstation destravado, que bom.

    2 replies
  • Micro picture
    fonsaca · 20 days ago · 3 pontos

    Que jogo é o da última imagem à direita?

    6 replies
  • Micro picture
    artigos · 20 days ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    darth_gama · 20 days ago · 3 pontos

    Ainda tenho o meu funcionando. O console tem alguns tesouros em seu acervo, a maioria First party ou da Rare, mas a ausência dos jogos third partirá foi fator que influenciou muito para que o console não fosse tão bem sucedido como seu concorrente direto, o Playstation.

    2 replies
  • Micro picture
    old_gamer · 20 days ago · 2 pontos

    Dos 4 consoles que coleciono este é o mais moderno deles. Tive a oportunidade de ter um N 64 na época, mas as custas da venda do meus console anterior, um Snes com inúmeros jogos, e foi o que menos joguei dos que coleciono. Faz um ano que estou priorizando minha coleção de n64, ampliando minha biblioteca de jogos deste console e fazendo muitas descobertas agradáveis : )

    2 replies
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 19 days ago · 2 pontos

    Acho que se não fosse esse MARIO 64 de carro chefe...o videogame teria sido um grande fiasco...

    Nunca me interessei por ele...

    3 replies
  • Micro picture
    kess · 19 days ago · 2 pontos

    Se a Nintendo não tivesse deixado a parceria com a Sony, estaríamos falando do console que teria selado a hegemonia da Nintendo, finalmente virando o sinônimo definitivo de videogame. Mas e qual seria a graça nisso?

    2 replies
  • Micro picture
    niltondeoliveira · 18 days ago · 2 pontos

    Experiência quase zero com esse console. Só toquei uma vez na vida e isso ainda lá nos anos 90 na casa de um familiar. O PlayStation chamava muito mais atenção, nem tinha comparação.

    Quase todos os jogos da Nintendo que joguei foram em emuladores. Nunca tive muita intimidade com consoles da empresa do encanador bigodudo.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...