2019-10-17 23:24:40 -0300 2019-10-17 23:24:40 -0300
juca87 André Zanetti Andricopoulos

Os jogos físicos estão comprometidos no futuro?

Hoje ouvi o episódio 383 do 99 vidas, fiquei um tanto triste, pois foi levantado o assunto de que as mídias físicas da geração PS3 pra frente estão comprometidas no futuro, devido a downloads de  atualizações e patchs de correções. E saber que meus jogos tão amados, caso eu queira joga-los daqui a 10 anos, irei jogar uma versão meio zuada do jogo, isso me deixa me desanimado em relação a continuar minha coleção física.
Nisso me surgiu uma dúvida e gostaria que que me disessem casos voçês saibam.
Quando um jogo físico é lançado, ele tem esse lance de downloads e tals, mas depois de um tempo é lançada outras versões do jogo, como versões com DLCs etc... vocês sabem dizer se essas versões já vem corrigidas, ou ainda precisam dos downloads?
(ps: foto meramente ilustrativa não é minha coleção)

26
  • Micro picture
    humbertobohrer · about 1 year ago · 2 pontos

    Geralmente quando lançam as versões completas, ou seja, com as DLCs, vem com o patchs já instalados, mas como disse, geralmente, acredito que não seja uma regra.

    Mas ainda sempre vai haver a possibilidade de jogar sem os patches, mas geralmente as atualizações não mudam o game em sumo né, depois de atualizado ele ainda é o mesmo game.

    Mas o que me deixa preocupado de verdade é a não inserção de muitos jogos antigos pras novas plataformas digitais ou pc, como alguns exclusivos, que se não fossem os emuladores, iam morrer com os consoles, como é o caso do MGS4. Isso agrava para a não perpetuação de jogos clássicos, e a morte de muitos deles.

  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 1 year ago · 2 pontos

    Eu não me preocupo com futuro de mídia física não...
    Compro o game que quero... quando encontro um bom valor..."e vou" (curtir o game)
    ...
    Sobre a pergunta...deixe me ver se entendi...por exemplo:
    Horizon Zero DAWN foi lançado... posteriormente a versão com FROZEN WILDS ..a DLC já está no game.

    ...

    2 replies
  • Micro picture
    fredson · about 1 year ago · 2 pontos

    Isso não é um problema, é algo positivo, as edições completas já vem com tudo que foi consertado. E se foi consertado é por que havia erros e necessidades. Um problema que eu vejo de fato nessas últimas gerações é jogos dependerem de servidores para várias coisas. Depois de algum tempo as companhias desligam eles e você perde features do jogo, fica incompleto. Olha o Demon's Souls hoje em dia, nada de invasões, poças de sangue que mostravam mortes de outros jogadores, vultos... Isso era tudo muito legal. Twisted Metal que é uma das coisas mais divertidas multiplayer, não tem mais multiplayer (até tem, mas só local, split screen, nem compara com o massivo online)... e vários outros...

    1 reply
  • Micro picture
    pulsar · about 1 year ago · 1 ponto

    Eu simplesmente desisti de colecionar jogos físicos, porque se você perceber, grandes jogos do PS3 saiu para o PS4 remasterizado. E isso pra mim impactou muito em desistir de colecionar, já que o PS5 também vai ter jogos que foram do PS4 e por ai vai.
    É um ciclo sem fim. Hoje eu prefiro colecionar tudo digitalmente.

  • Micro picture
    armkng · about 1 year ago · 1 ponto

    @juca87 eu ouvi esses dias o podcast que menciona isso.
    Tem dois podcast e com relação a preocupação da preservação histórica dos videogames.

    Recomendo ouvir: https://www.overloadr.com.br/podcasts/2017/10/motherchip-154-sociedade-historica-de-videogames-do-brasil
    http://jogabilida.de/2019/03/dash-106/

    Eu curto bastante a mídia física de jogos, e uma coisa que é bastante interessante que o Bruno Carvalho menciona no podcast, é sobre que você não é totalmente dono do conteúdo digital que você comprou.
    A empresa possui uma licença disponibilizada pelo conteúdo que está na loja.
    Uma vez que essa licença é encerrada, podem muito bem retirar da loja para novas vendas e se você comprou até mesmo retirar do conteúdo que você já pagou para ter ele.
    Se continuarem a caminhar em ter tudo online, pq o Google Stadia vc não tera nada físico, sera tudo na nuvem e via streaming.
    Eu sou defensor de mídia física e sempre que puder, vou comprar os games mesmo antigos em mídia física para deixar lá na minha coleção.

Keep reading → Collapse ←
Loading...