2017-09-06 09:26:39 -0300 2017-09-06 09:26:39 -0300
historia_dos_games André Zanetti Andricopoulos Featured

Nintendo Color TV-Game: O Home Pong japonês

Single 3535706 featured image

Sejam bem vindo a 1977, um ano que promete grandes inovações tecnológicas no âmbito dos videogames, mas vamos abrir um ano com um videogame seguindo os moldes da primeira geração. A Nintendo, uma empresa quase centenária, que fabricava e desenvolvia brinquedos infantis, conseguiu o direito de distribuir o Odyssey no Japão em 1974. Vendo o possível sucesso daquele aparelho, ela se uniu a empresa de eletrônicos Mitsubishi Electronics para desenvolver um hardware próprio de jogos. Então, em junho de 1977, nasce o primeiro console da Nintendo, o Color TV-Game 6.

 O console lembrava muito o Home Pong da Atari, com 2 controles giráveis presos no próprio equipamento. Ele não seguiu a tendência proposta pelo Farchild Channel F, com jogos em cartuchos, pois aqui, o videogame vinha com games gravados na própria memória do aparelho. O diferencial do console era que os games presentes rodavam a cores, algo bastante raro até mesmo para as máquinas de Arcades. Como a TV a cores já estava popular no Japão, o console vendeu muito bem e fez um grande sucesso. Seu preço inicial era de aproximadamente de US$ 120,00. Foram distribuídos algumas cores diferentes do mesmo produto, para representar a novidade que o aparelho possuía.

 Os jogos que havia no aparelho era basicamente Pong e variantes dele, como os tradicionais Hockey, Tennis, Volleyball entre outros. No total, havia 6 jogos no console, por isso que o nome do produto tinha 6. Os jogos podiam ser selecionados através de chaves, assim como a cor que os jogadores queriam jogar. Uma semana depois, a Nintendo lança o Color TV-Game 15, que seguia os mesmos conceitos de seu antecessor, mas com 15 jogos variados do Pong e controles que se destacavam do aparelho, dando uma melhor mobilidade aos jogadores. Esse novo aparelho teve um sucesso gigantesco, vendendo milhares de unidades naquele ano. Ambos foram lançados apenas no mercado japonês.

@andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @augusto_sander, @mardones [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

54
  • Micro picture
    artigos · mais de 1 ano atrás · 10 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    mardones · mais de 1 ano atrás · 10 pontos

    O bom era essas cores. Simples. Mas deixa mais bonito.

    1 resposta
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · mais de 1 ano atrás · 4 pontos

    Terei que me repetir aqui nos comentários...
    "BIZARRO"...
    ---
    Eu desconhecia toda essa trama ae do post...

    1 resposta
  • Micro picture
    leandro · mais de 1 ano atrás · 4 pontos

    Interessante ( e que muitos não sabem ) é que a Nintendo teve consoles em todas as suas gerações ( na verdade é das empresas a única que teve ). Bem nessa ordem teríamos: TV Color Game ( 1 geração ), Game & Watch ( 2 geração ), Nes/Famicom ( 3 geração ), Snes ( 4 geração ), N64 ( 5 geração ), NGC ( 6 geração ), Wii ( 7 geração ), Wii U ( 8 geração ) e NSwitch ( 8 geração ). Mas é fato que, desde o Wii, os consoles da Nintendo meio que ficam no meio termo entre gerações. Enfim

    6 respostas
  • Micro picture
    edbrazl · 3 meses atrás · 2 pontos

    Agora a coisa ficou séria.

    1 resposta
Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...