2015-05-25 09:44:56 -0300 2015-05-25 09:44:56 -0300
alisio Alisio

"Os games são cultura e uma arte relevante"- Ministro Juca Ferreira

Single 3077995 featured image

Para quem não lembra ou não sabia, perante a lei os consoles, seus jogos e acessórios estão na mesma categoria de 'caça níqueis', 'jogos eletrônicos de azar' etc, e por esta razão não são contemplados pelos benefícios da 'Lei da Informática' (LEI Nº 8.248, DE 23 DE OUTUBRO DE 1991), o que ajuda a explicar um pouco o absurdo preço de R$ 4.000,00 reais do PS4, por exemplo. O projeto de lei 514/2011 visa corrigir esta questão e estende os incentivos estabelecidos na 'Lei da informática' aos consoles e seus jogos, mas a tramitação é lenta e chegou a ser arquivada  este ano (01/02/2015) como está listado no trâmite do processo no site da câmara dos deputados:

A declaração "Os games são sim cultura e uma arte relevante" do ministro Juca Ferreira (empossado em Fevereiro de 2015) por si só já é muito mais 'progressista' e coerente que qualquer uma da nossa antiga ministra Marta Suplicy, que disse em 2013 que jogo não é cultura e que por isso não incluiria a categoria  nem fodendo no projeto 'vale-cultura', embora depois tenha ido botar panos quentes lá na Campus Party de 2014 contrariando suas próprias declarações (too litle, too late). 

Alguns companheiros do alvanista já escreveram (@darleysantos676) sobre a opinião favorável do atual ministro da cultura Juca Ferreira em relação aos jogos como arte, e que como ele vê no Brasil um promissor produtor de jogos, citando como exemplo Canadá, Japão e EUA. Nada mais coerente, já que o Brasil é o maior consumidor de jogos digitais da america latina (Wikia: Video Games Sales) e, segundo o ministro, somos o quarto do mundo, embora minha fonte somos o décimo primeiro (NewZoo: Top 100 Countries by Game Revenues). O que ainda é muita coisa.

Não sei se por intervenção direta ou indireta do atual ministro após sua posse em Janeiro desde ano o trâmite do projeto acelerou e, após 4 anos de enrolação, o projeto foi desarquivado e teve um relator nomeado, o Deputado Celso Maldaner.

Me cadastrei para acompanhar o projeto de lei e recomendo que os alvanistas façam o mesmo clicando em "cadastrar para acompanhamento" (é mais fácil que comprar algo com cartão pela PSN brasileira).  Não paremos por aqui, podemos nos fazer sermos ouvidos pelo Dep. Celso Maldaner através de seu site oficial e redes sociais nos seguintes links:

Site oficial do Dep. Celso Maldaner: http://www.maldaner.com.br/

Perfil do facebook: https://www.facebook.com/celso.maldaner

Perfil no twitter: https://twitter.com/maldaner_celso

Aparentemente existe luz no fim do túnel.

Referências: Geração Gamer, via Drops de Jogos;

 Exame info

PL514/2011-Câmara dos deputados

Lei da Informática

Acigames

Wikia: Video Game Sales

NewZoo: Top 100 countries by revenue

Business of Games:Brazil Leading Latin America’s $3.9 Billion Digital Games Industry

86
  • Micro picture
    gradash · over 4 years ago · 4 pontos

    Já deixo claro que mesmo que aprovem... É difícil mudar... vide as tablets que NÃO TEM IMPOSTO e mesmo assim estão cobrando fortunas.... O nosso problema não é só imposto e sim o "custo Brasil", lojistas veem redução de custo como aumento de lucro e não redução de preços para maior número de vendas, já notou que o preço das coisas nunca cai no Brasil? O Barril de petrólio está a menos de 40 dólares, o valor mais baixo desde os anos 90, a gasolina na maioria dos países está quase sendo dada, no Brasil ela está cada vez mais cara...

    As pessoas reclamam do governo mas esquecem que o governo só um reflexo do povo, e o brasileiro é corrupto.

    3 replies
  • Micro picture
    joanan_van_dort · over 4 years ago · 2 pontos

    Pergunta: Esse deputado Celso Maldaner tem facebook? Twitter? Instagram? Se tiver, bora lá fazer uma pressãozinha básica!

    2 replies
  • Micro picture
    riki_samejima · over 4 years ago · 2 pontos

    Beleza, podem achar que não é arte, mas que tirem dessa classificação de caça-níqueis e insiram em outra que nos faça pagar menos, pois não tem nada a ver.
    Acho q eu até sei o porquê essa classificação: os arcades. Eles viam como uma espécie de caça-níqueis, mas se foi isso, é de uma ignorância tão grande, mas tão grande, que dá licença...

    2 replies
  • Micro picture
    joanan_van_dort · over 4 years ago · 2 pontos

    Já comentei o seguinte no facebook dele:
    "Olá, deputado. Obrigado por apoiar publicamente o game como parte da cultura pop, como estilo de expressão artística e também como voz de uma parte da sociedade. Nós, que consumimos esses produtos e o conteúdo veiculado por eles, agradecemos e realmente esperamos que a defasada lei brasileira passe a abranger o meio eletrônico como parte da cultura brasileira. Temos centenas de produtoras e escolas de programação voltadas a games independentes no País, e o apoio das legislações e da Federação ampliaria imensamente o cenário, incentivando o mercado a se desenvolver e sair do estágio embrionário em que se encontra. Muitos programadores e diretores brasileiros têm feito sucesso no exterior, como acontece nas outras áreas onde não há horizonte em nossa Pátria. Só não pode acontecer com os games o que aconteceu com o cinema, que pra receber apoio tem que fazer filme de cunho "social", tema amplamente abordado e que ficou gasto em menos de uma década e meia. No mais, apreciamos seu apoio, e apoiamos o projeto da "lei da informática". Fique com Deus."
    Comentem também!

  • Micro picture
    seta · over 4 years ago · 1 ponto

    Ótima notícia!

  • Micro picture
    sulivan · over 4 years ago · 1 ponto

    Finalmente uma boa notícia depois de anos de enrolação...

  • Micro picture
    joanan_van_dort · over 4 years ago · 1 ponto

    Compartilhando pra todo mundo acompanhar!
    E tenho um pedido a fazer:
    Publique isso em algum lugar, pra gente poder copiar o link espalhar pelos nossos facebooks e fóruns (a maioria não abre ou simplesmente não aceitam links do alvanista)!

  • Micro picture
    likas · over 4 years ago · 1 ponto

    Bravo!

  • Micro picture
    matheusps92 · over 4 years ago · 1 ponto

    Parece que finalmente temos alguém consciente nos representando, tomara que dê bons resultados. Tudo bem que não depende só dele, mas só o fato do cara saber que é um mercado extremamente lucrativo já é um bom sinal pra mudar a visão dos outros políticos.

  • Micro picture
    dbcdavid · over 4 years ago · 1 ponto

    Seria bom se finalmente alguém percebesse que isso poderia aumentar a venda dos jogos e compensar a diminuição do imposto. O problema é que estamos em um ano onde os impostos só estão aumentando.

  • Micro picture
    ciroroty · over 4 years ago · 1 ponto

    Isso mesmo gostei da iniciativa bora fazer pressão e mandar sair logo essa lei ta na hora dos Gamers fazerem valer seus direitos também.

  • Micro picture
    kess · over 1 year ago · 1 ponto

    É mais do que hora de termos algo da vida real nos ajudando nos games... Mas 2 anos e pouco se passaram, e parece que tá tudo na mesma!

Keep reading → Collapse ←
Loading...