2014-12-04 09:32:16 -0200 2014-12-04 09:32:16 -0200
alisio Alisio

Porque o NES soa tão melhor que o Master System?

Single 2926795 featured image

Guerra Sonora

Quando era criança eu viajava nas especificações técnicas dos consoles, mesmo que não entendesse quase nada do que lia. Números como quantidades total de cores, cores simultâneas na tela, memória RAM, ROM, canais de áudio, etc eram razões para disputas acaloradas entre fans de Nintendo e Sega. A comparação que farei aqui é um pouco diferente do que normalmente se vê pois me limitarei a falar sobre o áudio das duas plataformas, NES e Master System, e uma coisa que sempre me deixou com a pulga atrás da orelha na época era como os jogos do NES tinham um som MUITO melhor que os do Master System, mesmo que todos alardeassem que o segundo era superior, mais moderno etc. Não falarei aqui do Sega Mark III, o Master System japonês, que possui chip de síntese por FM (modulação de frequência) que melhora o áudio nos jogos compatíveis, ou do chip VRC6 da Konami usado na série Castlevania e em alguns remixes da jogos clássicos como Zelda (originalmente sem chip adicional de áudio) . Quem sabe num outro post? :)

Obs.: Ambos os sistemas tem jogos com música espetaculares e quando me refiro ao som estou me referindo ao timbre, não à composição.

Dados técnicos de áudio

Master System: 4 canais de áudio no total composto por 3 geradores de onda quadrada e 1 gerador de ruído branco.

NES: 5 canais de áudio no total composto por 2 geradores de onda quadrada, 1 gerador de onda triangular, 1 gerador de ruído branco e 1 de samples (amostras) - e é aqui que o NES faz diferença.

Canal de amostras (ou Samples)

O maior diferencial entre o áudio entre os dois consoles é a existência de um canal de samples no NES, o que possibilitava utilizar um áudio real digitalizado durante os jogos, mesmo que de pouca qualidade para padrões modernos, como o som de bongos ouvido na música de Super Mario 3. O canal de amostras utilizava audio codificado DPCM (1bit), um método extremamente simples e econômico de modulação de áudio, e seus detalhes podem ser conferidos no vídeo a seguir:

O gráfico a seguir ilustra como funciona a modulação por Delta PWM, princípio utilizado pelo canal de amostra do NES.

DPCM

Princípio de Delta PWM (modulação por diferencial de largura de pulso). O sinal de saída azul é comparado com o sinal verde. que corresponde ao sinal vermelho com um offset. Sempre que o sinal de saída alcança um dos limites da onda verde, o pulso muda de estado até que alcance novamente o outro limite da onda verde.

Graças à maior quantidade de canais (5 no NES x 4 no SMS) e à maior variedade de tipos de canais (4 no NES x 2 no SMS ) o áudio dos jogos do NES tinham mais textura e eram mais distintos entre si, enquanto os jogos do Master System soavam mais parecidos e com timbre 'liso'. Os vídeos a seguir são clipes de música de alguns jogos do Master System e do NES onde é clara a diferença de qualidade e é fácil perceber que os graves (baixo e bumbo de bateria) são muito mais ricos no NES.

1- Master System - Golden Axe (SEGA)

2- NES - Batman: The Return of The Joker (SUNSOFT)

3- Master Systen - Zillion (SEGA)

4- NES - Gremlin 2 (Sunsoft)


LEMBREM-SE: O intuito aqui não é comparar a obra artística dos compositores, somente o aspecto sonoro do sistema de áudio dos dois consoles.


Referências

EXPLOD - NES Audio: Brief Explanation of Sound Channels

Retro Game Audio

Sega Retro - Sega Master System

Wikipedia - Texas Instruments SN76489 (chip de som do Master System)

Wikipedia - Nintendo Entertainment System technical specifications

Wikipedia - Delta Modulation

Artigo originalmente publicado no blog "O Nerd Descolado" mantido por mim em http://onerddescolado.wordpress.com

9
  • Micro picture
    montanaro · almost 5 years ago · 2 pontos

    Tecnicamente, talvez. Mas o Master é melhor por outros motivos: Sonic! Streets of Rage! Alex Kidd! hehehehehe. Eu gosto mais dele mesmo!

    1 reply
  • Micro picture
    alisio · almost 5 years ago · 2 pontos

    Já publiquei este artigo antes, mas faço o novamente para aproveitar o novo formato de artigo do Alvanista.

    2 replies
  • Micro picture
    leandro · almost 5 years ago · 2 pontos

    Por ter uma biblioteca mais completa, variada ( onde os maiores clássicos surgiram ) eu fico com o Nes. Confesso que na época, por ter jogado Shinobi nos Arcades, eu queria muito o Master System pra jogar esse incrível game em casa. Mas fui eu ver jogos como Batman, Ninja Gaiden, Tartaruga Ninja, Super Mario Bros... não restou duvidas em qual escolher

    15 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...