2014-12-20 02:22:13 -0200 2014-12-20 02:22:13 -0200

"Cadê meu Bulbasaur que tava aqui?!" - O buraco negro da BOX...

Single 2938219 featured image

A inútil sublime arte de organizar seu PC e nunca mais perder seus pokémon.


Não sei se isso acontece com muitos de vocês, mas passei por isso nos últimos dias. Eu estava breedando, fazendo Wonder Trade ou alguma troca aleatória com algum "transeunte" em Pokémon Y e senti uma dificuldade muito grande de encontrar alguns pokémon nas minhas Boxes, mesmo com o sistema muito útil de busca.

É chato quando você está procurando algum pokémon pra trocar com alguém e se pega pensando "é só isso mesmo que eu tenho pra trocar? Cadê meus pokémon legais, interessantes?". Simplesmente dá um branco na hora e 30 minutos depois, passeando pelas Boxes, você se depara com aqueles três Totodiles que poderia ter oferecido em troca daquele pokémon que faltava pra completar a Central Kalos...

Você fica empolgado com a troca e, se já não souber exatamente o que vai oferecer, começa a pular de Box em Box até achar alguma coisa interessante pra fechar a barganha. Só que nessa brincadeira um pokémon perdido no canto sempre passa despercebido.

Foi quando notei que talvez o problema fosse o meu PC que era mais bagunçado que casa de praia em 1º de janeiro! Então me peguei pensando "como um cara razoavelmente organizado como eu deixou isso acontecer?". Simples: quando começamos o jogo a última coisa que queremos é perder tempo mexendo no PC. Afinal a aventura é mais divertida que isso. Só que depois de 200 horas de jogo e 15 Boxes lotadas (o que é pouco pra muita gente por aí) começa a ficar inviável lembrar de todos os pokémon que você têm e quais já trocou.

Resolvi então arregaçar as mangas e pôr ordem na casa. Mas aí me veio uma dúvida: como?


Hora de arrumar o quarto

Antes de mais nada, o texto a seguir não pretende ser um guia a ser seguido à risca, e sim um apanhado de dicas que funcionaram pra mim e que podem funcionar pra você, então vamos lá.

Bom, se você só joga o modo história ou só captura seus pokémon preferidos, realmente não existe grande utilidade em organizar suas boxes que não devem estar lá muito cheias. Mas se você, assim como eu, pretende completar a National Dex e breeda muitos, muitos pokémon para o competitivo (ou, assim como eu, só por diversão) talvez seja uma boa ideia começar a cogitar uma faxina geral.

A primeira forma e talvez a mais óbvia seja organizar por tipos. Alguns podem ficar em dúvida com os pokémon que são de dois ao mesmo tempo, mas nesse caso é só levar em consideração apenas o primeiro tipo. Claro, como toda regra ela pode ser quebrada. Por exemplo, Marill e Azumarill são water/fairy, mas o Azurill é normal/fairy. Pra facilitar eu sempre coloco as linhas evolutivas em sequencia ignorando as variações de tipos.

Outra forma que eu vi por aí é organizar pela ordem da National Dex. Mas eu aconselho só se você estiver completando a Dex e pretenda mandar tudo pro Pokémon Bank depois pra nunca mais mexer. Já ouvi falar de gente que organiza por local de captura (?!). Não sei vocês mas pra mim isso é um baita tiro no pé...

E pra quem estiver começando o jogo agora vale a pena ir criando uma box nova pra cada tipo que você for encontrando. Pode ser chato no inicio navegar por aquele monte de boxes vazias mas logo logo elas vão ficar abarrotadas. Vai por mim. E uma grande dica é criar uma box "desktop" e sempre deslogar do PC por ela. Assim quando você chegar na próxima cidade é só ir colocando seus novos monstrinhos em seu devido lugar.

Por fim faça uma box especial. Aquela caixinha pra guardar os lendários, shinies e monstrinhos pelos quais você tem muito apreço. Terminada essa etapa eu descobri que tinha mais de 10 Magikarps (juro que só capturei um no jogo inteiro) e uma box completa só com iniciais de várias gerações.

Escolhendo as ferramentas certas

Depois desse martírio agora vem a parte divertida, escolher os pokémon certos pra usar em cada situação. Se você joga no cenário competitivo sabe que pra criar o time dos sonhos é preciso usar alguns (vários) monstrinhos no processo. Pensando nisso eu criei uma box chamada "Breeders". É basicamente uma caixa cheia de Dittos de várias natures e um Talonflame com Flame Body (Felicia, minha chocadeira). Pretendo ainda colocar nela uns pokémon de outras regiões e com hidden abilities.

A box seguinte se chama "Training" que é a próxima etapa do processo. Nela eu coloco os pokémon que eu pretendo evoluir e treinar EVs e coloco também alguns "treinadores". Basicamente são pokémon com Sweet Scent e ataques que atingem vários inimigos como Acid, Surf, Heat Wave... Enfim, aquele pokémon perfeito pra treinar em hordas e compartilhar experiência com o resto do time.

Outra box que eu criei (e aqui vai uma estratégia que eu desenvolvi em Pokémon Black 2) é a "Hunters". Essa box é, como o nome já diz, onde eu guardo meus caçadores. Se você está capturando pokémon por esporte na natureza uma ótima estratégia é usar o que eu chamo de caçador (não sei se esse é o termo correto pra esse tipo de pokémon). Ele é basicamente um monstrinho com False Swipe e algum golpe que cause status negativo mas não tira HP como Thunder Wave, Sleep Powder, Yawn... Assim você aumenta drasticamente as chances de captura e garante que nunca vai "matar" o alvo por acidente.

Enfim, existem várias combinações de caçadores. Nessa box também fica aquele Octillery "pescador" maroto com Suction Cups, os "ladrões" com a habilidade Frisk, os "synchronizers", os "cute charmers" (bons pra capturar pokémon do sexo oposto) e todos os pokémon "exploradores" cheios de HMs (aquele Lapras com Surf, Waterfall, Dive e Rock Smash). Essa box é onde você vai guardar as ferramentas necessárias pra fazer aquele safári pelo mundo pokémon.

Outra box super útil é a "Trade". Sabe aqueles 10 Magikarps? Trade. Aquelas sobras de breeding? Trade. Aquele pokémon difícil de conseguir mas que você tem aos montes? Trade. Tudo que você não quer mais guarde aqui pra mandar pelo Wonder Trade ou distribuir mimos pros amigos.

Pra quem gosta das Mega Evoluções nada mais justo do que criar uma "Mega" caixa pra guardar esses monstros entupidos de anabolizante. Simples assim.

E por último mas não menos importante, aquela box onde você vai guardar os seus times perfeitos (sim, porque um time só é pouco). Aquela box com um nome foda tipo "Esquadrão Suicida" ou "Mercenários" ou... Não, sério, botem nomes melhores que esses dois aí.

Eu sei que o texto foi longo e muito do que tem aqui pode não ser novidade pros jogadores mais experientes, mas eu precisava compartilhar essas dicas com vocês porque eu sou doente por organização pra que ninguém perca mais os seus preciosos pokémon nessa imensidão chamada Cassiu's PC (ou Lanette's PC, depende de qual versão você joga). E tenho certeza de que Bill, o inventor do fabuloso Pokémon Storage System, ficará orgulhoso de vocês.

Falipe Alves

Pokemon Y

Platform: Nintendo 3DS
3698 Players
548 Check-ins

44
  • Micro picture
    guilherme_gondin · about 5 years ago · 4 pontos

    Cara, não sei o que exatamente, mas gostei do modo como você escreve, li mais ou menos até a metade sendo que nem jogo Pokemon, seu texto atrai a leitura.

    4 replies
  • Micro picture
    hilquias · about 5 years ago · 2 pontos

    eu tenho já um esquema bem parecido, tem meu time principal na battle box, 2 box de pokes competitivos, 1 box para os pokes já breedados q falta só effortar, 1 box com os dittos e com os pokes "treinadores" e "hunters", uma box com os valiosos (inclui shinies, lendários e pokes com 5 ivs ideiais que sobram durante o breeding), de resto tem umas 5-6 box bagunçadas com tudo quanto é poke aleatório e umas box com restos de breed para wonder trade ou troca mesmo ^^

    1 reply
  • Micro picture
    waffle · about 5 years ago · 2 pontos

    Meu PC está assim:
    Da BOX 1 até a BOX 8 são caixas para pokémon que eu capturei e irei capturar para completar as PokéDex e tal.
    Da BOX 9 até a BOX 21 estão os pokémon de Masuda Method, que depois são Wonder Trades.
    BOX 22 ´´For the Dex´´ são os pokémon que preciso evoluir para completar a Pokédex.
    BOX 23 ´´Useful´´ são o Volcarona (com Flame Body) para rachar ovos ais rápido, Cradily (com Suction Cups) para Fishing Chain e Bellossom (com Sweet Scent) para chamar Hordas.
    BOX 24 ´´Shinies´´ com o Shiny Milotic e Shiny Sharpedo que eu peguei.
    BOX 25 ´´Treinar´´ com pokémon para treinar (dah)
    BOX 26 ´´Ready´´ com pokés já prontos para o competitivo.
    BOX 27 ´´FFA´´ aka Free-for-all, onde tem vários pokémon zueros que eu uso em livestreams e com uns amigos para jogar esse modo.
    BOX 28 ´´Legends´´ com os lendários.
    e BATTLE BOX com o meu time UU.
    xD

  • Micro picture
    marlonildo · about 5 years ago · 2 pontos

    Fiz bem parecido também. Minha 'living dex' está organizada pelos números da national dex. Além disso tenho 2 boxes para os times, 1 box para os que ainda vão ser treinados, 1 com sobras de breeding e 2 pra breeders, treinadores, hunters, hm slaves e etc

    2 replies
  • Micro picture
    marcoslink · about 5 years ago · 2 pontos

    eu tambem sou super oorganizado nessa parteAgora com o pokémon x e y, e Oras ficou mais fácil, e não me Gabando MESMO eu de certa forma já começo a pensar na organização DESDE o começo do jogo e como eu vejo muitas e muitas vezes as caixas eu acabo decorando onde estão cada 1 ah, eu separo por evolução de 3 e de 2 e sem evolução, o eevee é um caso a parte, e como vc disse eu separo os lendários, os breeders, e o meu grupo principal e logicamente eu faço 2 pastas somente com os iniciais que são os mais procurados para troca, chamander, squirtle, bulbasaur froakie etc e suas evoluções etc eu sempre breedo 1 inicial a mais. esperando a troca que com certeza será requisitada. ou seja sempre tenho 2.

  • Micro picture
    kess · about 2 years ago · 1 ponto

    Organização é tudo. E os games cada vez mais demandam tempo, tem elementos intrincados... e pedem por atenção. E nisso, organização é a forma de resolver. Eu vivo reclamando aqui em Alva que não tenho tempo, mas muita gente resolve jogar algo simples, que liga e sai jogando, para poder usar bem de seu tempo. Já eu... faço parecido, mas preciso de organização, para poder tirar o máximo desse tempo e ainda ter troféus pipocando e sentir que realmente avancei com a jogatina.

Keep reading → Collapse ←
Loading...